Caderno de Debates (Suplementos)

Bem vindo ao nosso Caderno de Debates!

Artigo publicado no Caderno de Debates da RBORL:

Vol.69 ed.5 de Setembro-Outubro em 2003 (da página 39 à 40)

Autor: Dr. José Fernando de Andrade Quintanilha Ribeiro

Entreterimento

 Identifique esta imagem



Identifique esta imagem

1) Stevens-Johnson

2) Monilíase oral

3) Paracocciodioidomicose

4) Carcinoma espino celular

5) Sífilis primária

Responsável: Dr. José Fernando de Andrade Quintanilha Ribeiro

A resposta correta é: Paracocciodioidomicose

Lesão múltipla de língua, com granulação fina e pontilhado hemorrágico. Nota-se lesão da pele do vestíbulo. Possivelmente sem lesão da mucosa nasal, comum na Leishmaniose.

A etiologia da Paracocciodioidomicose ou Blatomicose Sulamericana, é o Paracoccidioides brasiliensis, um fungo que se reproduz por esporulação, e se apresenta birrefringente ao exame histológico. Quando na fase de reprodução, por esporulação, pode ficar com a forma de timão de navio. Normalmente é achado na lesão, quer na raspagem quer na biópsia. Seu contato pode ser por via respiratória com foco primário pulmonar ou por inoculação local. Responde normalmente bem às sulfas e mais modernamente ao Cetoconazol. Raramente tem que se fazer uso da Anfotericina B, nos casos graves e resistentes.

A resposta não é Stevens-Johnson, por que suas lesões comprometem, normalmente, o lábio. A monilíase oral é mais comum em palato e comissura labial. O carcinoma espino celular não tem lesões múltiplas, e a sífilis primária compromete mais comumente lábio e amígdala.

RESPONSÁVEL: FERNANDO DE ANDRADE QUINTANILHA RIBEIRO - MÉDICO, OTORRINOLARINGOLOGISTA, PROFESSOR ADJUNTO DA DISCIPLINA DE ORL DA SANTA CASA DE SÃO PAULO, COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO, DOUTOR EM ORL PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO.

 

 

Versão para impressão:

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial