Versão Inglês

Ano:  1970  Vol. 36   Ed. 2  - Maio - Agosto - ()

Seção: -

Páginas: 99 a 99

 

A Cirurgia da Amígdala

Autor(es): Pedro Luiz Mangabeira Albernaz*

A cirurgia da amígdala envolve uma série de pontos de vista. O que eu trago aqui é a opinião da mesa, como já foi demonstrado, é uma cirurgia que deve ser indicada com um certo grau de restrição. É uma cirurgia que deve ser realizada com o máximo de cuidado, pois um resto amigdalino é muito mais focal que uma amígdala inteira. Achamos que esta cirurgia produz poucos problemas devido a suas indicações mal feitas e sem uma necessidade absoluta.

Há cerca de dois anos começamos a utilizar o microscópio cirúrgico na cirurgia da amígdala. O microscópio cirúrgico provê uma iluminação extremamente satisfatória e a utilização da objetiva de 250mm permite a realização da intervenção com aumento relativamente pequeno, da ordem de quatro vezes e isso nos dá um campo cirúrgico excelente, sendo feita sempre com anestesia geral com entubação nasotraqueal.

A incisão é realizada ao pilar anterior, segundo sistematização técnica feita por Paulo Mangabeira Albernaz.

O descolamento é iniciado no têrço inferior da amígdala, usando o descolador com aspirador. Em seguida é realizado o descolamento do pólo superior e da porção lateral. Após passar a alça e retirar a amígdala.

Não usamos medicação pré-operatória a não ser quando os exames mencionados pelo Dr. Graciano revelem algum problema. E, da mesma forma, usando sòmente medicação contra dor no pós-operatório. Não utilizamos antibioticoterapia de rotina. Naqueles casos em que há problema de ordem focal, os pacientes são operados sob cobertura antibiótica que se inicia vários dias antes da intervenção e que se prolonga pbr vários dias após a mesma.

A cirurgia relativamente pouco traumatizante interfere, decisivamente, na velocidade de cicatrização e no problema da dor pós-operatória.




* Professor de Otorrinolaringologia da Fac. Paulista de Medicina - S. Paulo.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial