Versão Inglês

Ano:  1991  Vol. 57   Ed. 2  - Abril - Junho - ()

Seção: Artigos Originais

Páginas: 85 a 86

 

TÉTANO OTOGÊNICO. RELATO DE UM CASO

Otogenic tetanus. Case report

Autor(es): Luiz Dantas Filho *
Sebastião Diógenes Pinheiro **

Palavras-chave: otite; tétano; tetania

Keywords: otitis; tetanus; tetany

Resumo:
Os autores apresentam o caso de um paciente de oito anos de idade que desenvolveu tétano generalizado, cujo foco suspeito foi uma infecção otológica associada com corpo estranho. Fazem um relato do tratamento cirúrgico da fonte suspeita de infecção tetânica e o seu resultado.

Introdução

O tétano é uma doença infecciosa aguda causada pela exotoxina tetanospasmina que é liberada pelo Clostridium tetani, um bastonete Gram +, móvel e estritamente anaeróbio. O bacilo é encontrado sob a forma de esporos nas camadas superficiais do solo, no tubo intestinal do homem e de certos animais, como também nas vestes e na poeira doméstica. Estas variadas fontes tornam facilmente suscetível a esta doença os indivíduos não imunizados que apresentam solução de continuidade na pele.

A tetanospasmina é uma poderosa exotoxina que age sobre as células motoras do sistema nervoso causando hipertonia da musculatura estriada de forma generalizada.

O tratamento consiste na remoção do foco da lesão - quando possível identificá-lo -, antibioticoterapia, SAT e cuidados gerais.

Sua letalidade é considerada elevada em nosso meio.

Relato do Caso

HDA: WMN, oito anos, masculino, pardo, estudante, natural do Ceará, procedente de Fortaleza, veio encaminhado do Hospital de Doenças Infecto-Contagiosas com o diagnóstico de tétano generalizado.

Há nove dias da admissão, após banho de imersão, a criança passou a apresentar otalgia à esquerda, evoluindo com otorréia uma semana depois. Usou gotas otológicas à base de cloranfenicol, sem obter melhora. Nesta ocasião, a mãe tentou limpar o ouvido da criança com uma "pinça de sobrancelha", retirando uma "pele esbranquiçada" (sic). O paciente apresentou dor e otorragia discreta. Nesta mesma noite, a criança apresentou otalgia intensa seguindo-se de edema na região periauricular inferior e submandibular, acompanhado de intenso eritema e febre baixa. No dia seguinte passou a apresentar dificuldade em abrir a boca, de caráter progressivo, evoluindo, após dois dias, com crises de contraturas musculares e impossibilidade de deambular.

Antecedentes Pessoais: episódios de otalgia (sem otorréia) durante as gripes e após banhos de imersão, cessando com o uso de gotas otológicas. Refere internamento hospitalar por crise asmática e diarréia. Esquema de vacinação: somente antipólio (Sabin).

Exame Físico: após aspiração de secreção purulenta fétida, visualizamos uma substância escura no terço interno do CAE esquerdo e tecido de granulação na sua parede póstero-inferior.

Tratamento Cirúrgico do Foco Suspeito: além do tratamento específico (SAT) e inespecífico (antibioticoterapia, sedativos, cuidados gerais etc.), o doente submeteu-se à limpeza cirúrgica de urgência da infecção otológica.

Os achados patológicos foram: bola de algodão, pedaços de esponja deteriorada e de odor fétido, tecido de granulação e necrótico no terço médio da parede póstero-inferior do CAE; MT edemaciada, hiperemiada, com pequena perfuração no quadrante ântero-superior e com tecido de granulação nas bordas.

A operação foi realizada com o auxílio de microscópio cirúrgico e instrumental de microcirurgia otológica. Realizamos limpeza completa do CAE com a retirada dos corpos estranhos (bola de algodão e esponja), debridamento e remoção do tecido de granulação e material necrótico (enviamos todo material para exame histopatológico). Fizemos, ainda, uma ampla miringotomia nos quadrantes inferiores para uma aspiração mais eficiente dos exsudatos do ouvido médio e facilitar a sua drenagem espontânea.

Após a limpeza cirúrgica, lavamos o ouvido com água oxigenada e infiltramos S AT no CAE, em torno da lesão, e no ouvido médio.

Evolução: a partir do PO imediato, a recuperação do paciente já se mostrava de forma evidente, com sensível diminuição das crises convulsivas. A recuperação do estado geral do paciente foi considerado rápido.

Exame Histopatológico: "processo inflamatório com focos agudizados".

Discussão

É possível que a fonte de esporos do Obstriditsm tetani tenha sido o corpo estranho (esponja) ou a própria "pinça de sobrancelha" usada no canal auditivo do paciente. O ferimento causado pelo instrumento doméstico, certamente permitiu a entrada do bacilo para a instalação do foco de infecção tetânica.

A oclusão do canal auditivo externo pelos corpos estranhos favoreceu a anaerobiose, criando condições propícias para a transformação dos esporos em forma vegetativa.

Como não foi identificado outro possível foco de infecção tetânica e o paciente apresentou uma extraordinária recuperação após a limpeza cirúrgica otológica, sugerimos a possibilidade de tratar-se de tétano otogênico.

Indiscutivelmente trata-se de um caso raro, tanto pela localização do foco de infecção (canal auditivo externo) como pela recuperação do doente (período de incubação inferior a quatro dias e o foco suspeito localizado no segmento cefálico). Realizamos um levantamento bibliográfico dos últimos cinco anos e não encontramos nenhuma referência que relacionasse otite externa e/ou média como foco de infecção tetânica.

Conclusão

É possível que uma otite externa e/ou média traumática desenvolva um foco de infecção tetânica, especialmente se houver condições de anaerobiose, como a causada pela presença de corpos estranhos obliterantes.

A remoção imediata de qualquer corpo estranho do CAE, representa uma medida profilática indiscutível.

Medidas preventivas como a administração de toxóide tetânico, devem ser consideradas em casos de corpos estranhos no CAE associados com processos inflamatórios e/ou traumáticos que não podem ser removidos imediatamente.

Summary

The authors present a case of a pacient at the age of 08 who developed generalized tetanus, se suspected focus was a otologic infection associated to strange body body.

They make a report of the surgical treatment of a suspect source of the tetanic infection and its result.

Bibliografia

1. Benson, C.A. & Harris, A.A. - Acute Neurologic Infections. Med. Clin. North Am 70 (5): 987-1011, Sept., 1986.
2. Beaty, N.H. - Tétano. In: HARRINSON. Medicina Interna 105 ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1984. 2516 p. Cap. 170, p. 1130-34.
3. Veronesi, R. - Tétano. In: VERONESI, R. Doenças Infecciosas e Parasitárias 55 ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1972. 1095 p. Cap. 54, p. 500-36.




* Residente do primeiro ano de Otorrinolaringologia do Hosp. Universitário WC - UFC
** Professor Auxiliar da Disciplina de Otorrinolaringologia da UFC

Trabalho realizado na Clinica de ORL do Hosp. Universitário Walter Cantídio - UFC

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial