Versão Inglês

Ano:  1991  Vol. 57   Ed. 2  - Abril - Junho - ()

Seção: Artigos Originais

Páginas: 76 a 80

 

DOENÇA DA ARRANHADURA DO GATO. DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DAS TUMORAÇÕES CERVICAIS

Cat scratch disease. Diferential diagnosis of neck masses

Autor(es): Cláudio Cidade Gomes *
Eulália Sakano *
Raul Renato Guedes de Melo **

Palavras-chave:

Keywords: neck masses, cat scratch disease

Resumo:
A Doença da Arranhadura do Gato é caracterizada por uma linfadenite regional benigna, com metade dos pacientes apresentando-se clinicamente com tumorações cervicais. A adenopatia regride, na maioria dos casos, em dois a três meses, sem complicações ou seqüelas. Recentemente foi isolado um bacilo - Rothia dentocariosa - como o seu agente casual, propiciando iniciar terapêutica com antimicrobiano em lugar do tratamento sintomático. Apresentamos dois casos com tumorações em face e pescoço. Uma teve boa evolução com cura em dois meses e a outra tendo-se apresentado com forma supurativa ganglionar cervical, que após três meses de acompanhamento foi submetida à exérese cirúrgica com confirmação anatomopatológica.

Introdução

A Doença da Arranhadura do Gato é uma patologia infecciosa, que apresenta tumorações cérvicofaciais em mais de 50% dos casos. E, talvez, a causa mais comum de linfadenopatias em crianças e adultos jovens, excluindo-se as secundárias, as infecções cutâneas e as doenças virais inespecíficas(1). Recentemente, um bacilo grani-negativo, Rothia dentocariosa, foi isolado como seu provável agente causal.

Na maioria dos casos, evidencia-se uma relação direta entre a doença e arranhadura do gato. O local da inoculação pode ser identificada em grande número de pacientes. Sintomas gerais como febre, mal-estar, indisposição, cefaléia e anorexia estão associadas, podendo persistir por três semanas. Apresentações clínicas incomuns como conjuntivites (Síndrome óculo-Glandular de Parinaud), complicações do sistema nervoso central, músculo-esqueléticas e pele podem estar presentes.

O diagnóstico é feito pela história de contato com o animal, presença de arranhadura, ausência de outras doenças, intradermorreação (Hager-Rose) e o exame anátomopatológico.

O diagnóstico diferencial deve ser feito com todos os quadros que apresentam tumorações cervicais, incluindo-se a tuberculose, linfogranuloma venéreo, toxoplasmose e infecções por micobactérias atípicas, onde o aspecto histopatológico é semelhante. A doença não tem tratamento específico, iniciando-se ultimamente tentativas com o uso de antibióticos. A patologia é benigna, com regressão das adenopatias sem intercorrências, na maioria dos casos.

Apresentamos a ocorrência de dois casos da Doença de Arranhadura do Gato com manifestações ganglionares cervicais, suas características etiológicas, manifestações clínicas, anatomopatológicas e conduta na diferenciação de outras causas de tumorações cervicais.



Fig. 1 - Linfosialoadenopatia parotídea direita na Síndrome Oculo-Glandular de Parinaud pela Doença da Arranhadura do Gato.



Fig. 2 - Linfadenopatia cervical esquerda pela Doença da Arranhadura do Gato.



Descrição de casos clínicos

Caso 1

Paciente M.S.G., de 23 anos, sexo feminino, procedente de Campinas, com queixa do aparecimento de "tumoração" na face direita há um mês. O quadro iniciou-se com uma conjuntivite intensa do olho direito, A paciente referiu arranhadura de gato de sua residência, no rosto, há aproximadamente dois meses. A tumoração sempre foi indolor. Foi tratada por oftalmologista com boa evolução do quadro ocular. Ao exame físico ORL - tumoração em região parotídea direita de 3,0 x 3,0 cm de diâmetro, móvel indolor, com leve hiperemia local, sem outras linfadenopatias cervicais, submandibulares, mentonianas, occipitais ou axilares palpáveis. Sem anormalidades nos demais setores. Exames complementares, hemograma e radiografia de tórax, normais, reações para mononucleose e toxoplasmose negativas.

Foi medicada com antiinflamatórios não-hormonais por sete dias. Após dois meses houve regressão do quadro tumoral. O diagnóstico clínico foi de Síndrome óculo-Glandular de Parinaud por Doença da Arranhadura do Gato.

Caso 2

Paciente A.A.I., de 12 anos, sexo feminino, procedente de Pedreira, com queixa de "tumoração" no pescoço há 15 dias. Com história de duas "inflamações de garganta" com otalgia no último mês (tendo sido medicaria com penicilina nas duas oportunidades). Ao exame físico ORL - adenopatia cervical esquerda em cadeia jugular, em 1/3 superior, de 3,0 x 3,0 cm, dolorosa à palpação, móvel sem sinais inflamatórios. Microadenopatia cervical ipsi e contralateral. Demais setores sem anormalidades. Exames complementares - hemograma com nefrofilia e reações para mononucleose, toxoplasmoses e citomegalovírus - negativos. Radiografia de tórax sem anormalidades. A paciente foi medicada com analgésico (salicilatos). Após três meses sem regressão e apresentando dolorimentos eventuais, foi submetida à exérese cirúrgica da adenopatia. O diagnóstico anatomopatológico foi de Doença de Arranhadura do Gato.

A paciente teve boa evolução com regressão total da sintomatologia, sem intercorrências. Na sua história referia contato com gatos, porém não se recordando de qualquer arranhadura.

Discussão

A Doença da Arranhadura do Gato foi descrita pela primeira vez por Dubre, em 1931, caracterizando-se por ser uma Linfadenopatia Granulomatosa Regional Subaguda Benigna, também denominada de Linforeticulose de Inoculação, que na grande maioria das vezes está associada com contato com gatos(2). Apesar da ocorrência de 2.000 casos anualmente,(3) com metade apresentando massas cervicais, tem recebido pouca atenção na literatura otorrinolaringológica nos últimos anos O seu agente etiológico era desconhecido, pois culturas para bactérias, protozoários, vírus e fungos eram todos negativos. Lesões por vírus ou por micobactérias atípicas eram as mais aventadas como fatores etiológicos, até que, em 1981, um bacilo Gram-negativo, pleomórfico de 0,3 x 1,0 ym x 0,6 x 3,0 ym, intracelular, foi identificado no interior de um tecido ganglionar, ao redor dos vasos, no interior dos histiócitos e extracelular no centro e periferia dos abscessos. Este bacilo é corado pela prata através da coloração de Warthin-Starry e de Dieterlé(4), e preenchendo os critérios histopatológicos como microorganismo patogênico nesses linfonodos, ele é aceito como agente causal da Doença da Arranhadura do Gato(5-12). Denomina-se Rothia dentocariosa, sendo encontrado comumente na cavidade oral do homem, causador de doenças peridontais(13).

Uma possível explicação para a falha no isolamento e aparente impossibilidade de cultura no passado. é que quando a linfadenopatia se apresenta clinicamente a doença está em uma fase tardia com menor número de microorganismos. A identificação do agente causal depende da cultura de tecidos na fase aguda da doença, logo, a biópsia deve ser realizada na lesão primária ou na conjuntiva quando houver conjuntivite associada(6).

Esta doença é de ocorrência mundial e sem predileção por raça ou sexo. Primariamente é doença de crianças ou adultos jovens, mas um terço dos casos ocorre em indivíduos acima de 30 anos. O seu aparecimento tem relação direta com contato com gatos; arranhaduras, mordidas ou lambidas têm sido descritas em 67 a 90% dos casos(14). Lesões produzidas por macacos, coelhos, espinhas de peixe e espinho de roseiras têm sido relatadas, sendo o local de inoculação cutânea identificado em cerca de 55 a 96% dos casos(15). No primeiro caso a paciente revelou arranhadura no lado direito do rosto um mês antes do aparecimento de tumoração em região parotídea, impossível de ser notada ao exame ORL inicial. No segundo caso não evidenciou-se local de inoculação, apenas referiu-se contato com gatos previamente ao surgimento de tumoração cervical. A lesão primária caracteriza-se por uma pápula eritematosa, não-pruriginosa, vesícula ou uma pústula de 2 a 5 mm de diâmetro que ocorre no local da arranhadura após 7 a 12 dias da inoculação (variando de 3 a 30 dias), curando-se sem cicatrizes em uma a duas semanas. Após 7 a 14 dias da inoculação, pode ocorrer uma linfadenite proximal à lesão primária. A hiperplasia ganglionar é de 2 a 4 cm (ocasionalmente até 8 a 10 cm), sendo comumente encontrada na região cérvico-facial ou nas axilas como ocorreram nos dois casos descritos: uma linfosialoadenopatia parotídea direita e outra como linfadenite cervical esquerda. Ainda que o envolvimento ganglionar possa ser múltiplo, usualmente só um local encontra-se envolvido(15). A supuração ganglionar pode ocorrer em 10 a 30% dos pacientes, em geral, dentro das primeiras cinco semanas da infecção.



Fig. 3 - Arranhadura do gato na face esquerda há um dia em criança de 5 anos.



Fig. 4 - Linfonodo com granuloma central, de aspecto cavitário, com material necrótico finamente granular e acidófilo, englobando detritos celulares.



Fig. 5 - Ao redor da zona de necrose do linfonodo dispõem-se histiócitos ou células epitelióides em paliçada (zona histiocítica), seguidos de cápsula de tecido fibroso (zona pseudocapsular).



Fig. 6 - Presença de gingatócito do tipo Langhans.



Sintomas gerais como febre, mal-estar, indisposição, cefaléia e anorexia ocorreram em 3/4 dos pacientes, podendo permanecer por três semanas. Quando há supuração ganglionar a febre pode persistir até em níveis mais elevados. Certamente um grande número de casos passa com suas pequenas manifestações clínicas sem diagnóstico(16). A face é local freqüente de inoculação, principalmente em crianças, conforme Da ciente de 5 anos (vide Figura 3) apresentando arranhadura de gato na região da face esquerda há um dia. A adenopatia cervical ocorre em grande percentagem dos casos (38 73%)(2, 15, 17). Os gânglios mais acometidos são os pré-auriculares, submentonianos e submandibulares, porém quaisquer outros podem ser acometidos. Gânglios no interior das glândulas salivares (linfosialoadenopatias) e através de massas tumorais infra-orais podem ocorrer.

Associações com outras entidades clínicas como a Síndrome Óculo-Glandular de Parinaud, que é a forma mais comum das manifestações atípicas da Doença da Arranhadura do Gato, ocorrem entre 2 a 17% dos casos(18). Caracteriza-se por uma lesão eritematosa, granulomatosa, de 0,5 a 2,0 cm de diâmetro, causada por uma inoculação ocular direta, pelo ato de coçar os olhos após manipular gatos. Manifesta-se usualmente na conjuntiva palpebral, na conjuntiva bulbar, pálpebra ou no fundo de saco conjuntival sem secreção purulenta a não ser que ocorra infecção secundária. Uma linfadenopatia pré-auricular, cervical ou parotídea, como no caso 1, pode ocorrer com 3,0% desses casos(19). Normalmente permanece por algumas semanas a lesão ocular, regredindo sem complicações em dois meses, mas pode levar a uma neurite óptica(20).

Manifestações clínicas atípicas podem acontecer em 14% dos casos, sendo as complicações do S.N.C. (mielites, radiculites, encefalites, convulsões), as mais graves(21). Entretanto, outros sistemas podem ser acometidos como o músculo-esquelético (artralgias, costocondrites, lesões osteolfticas), a pele (eritema nodoso, eritema multiforme, "rash pruriginoso")(22), o baço (esplenomegalia), fígado (hepatomegalia, hepatite granulomatosa). Pneumonias, derrames pleurais, uretrites, adenite mesentérica, adenite mediastinal ou púrpura trombocitopênica podem ocorrer(14, 23, 24, 25). Ocasionalmente, disfagia secundária a uma linfadenopatia cervical de grandes dimensões também ocorre.

Atualmente a Doença da Arranhadura do Gato vem sendo descrita em associação com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), com complicações cutâneas, ósteoarticulares, oculares hepáticas e pleurais importantes(26-29).

As lesões anatomopatológicas são características porém, não patognomônicas, podendo apresentar-se em três estágios evolutivos. A arquitetura do linfonodo encontra-se basicamente bem preservada, com moderada e acentuada esclerose de sua cápsula. O estágio final, que é o mais encontrado, apresenta-se com degenerações centrais dos granulomas com formação de microabcessos. Este estágio assemelha-se à brucelose, à tularemia, ao linfogranuloma venéreo, como os primeiros estágios das linfadenites bacterianas não-específicas; o gânglio pode apresentar degeneração caseosa como na tuberculose e confundir-se com as micobactérias atípicas, sífilis, toxoplasmose, infecção por Yersinia, Hodgkin e mononucleose(30-31). No caso 2, o exame microscópio do gânglio linfático cervical revelou na periferia faixa de tecido fibroso denso, que serve de cápsula, englobando restos de tecido linfóide em toda a sua extensão reação granulomatosa de elementos histiocitários (histiócitos e células epitelióides) dispostos em paliçada e presença dê raros gigant6citos do tipo Langhans. (Figs. 4, 5 e 6). Na porção central, de aspecto cavitário, resta material necrótico finalmente granular e acidófilo englobando detritos celulares. A pesquisa para bacilo álcool-ácido resistente (BAAR) resultou negativa, com diagnóstico de linfadénite crônica granulomatosa abcedada pela Doença da Arranhadura do Gato.

Na ocorrência de uma linfadenopatia, o diagnóstico definitivo da Doença da Arranhadura do Gato deve-se basear nos seguintes critérios:

1- história de contato com gatos; 2- evidência do local primário de inoculação; 3- ocorrência de linfadenopatia regional; 4- teste cutâneo de Hager-Rose positivo (não-disponível em nosso meio); 5- lesões características anatomopatológicas evidenciadas após exérese ganglionar; 6- presença de bacilo pleom6rfico intracelular corado pela prata coloração de Warthin-Starry e 7 ausência de outras doenças causadoras de linfadenopatias (negatividade na demonstração de outros fatores etiológicos)(32). Nos dois casos apresentados, um revelou exame A-P compatível e o outro pela ocorrência de lesão inflamatória conjuntival eritematosa polipóide e história de arranhadura por gato, caracterizou-se clinicamente a Síndrome Óculo-Glandular de Parinaud pela Doença da Arranhadura do Gato.

O tratamento clínico era sintomático, baseado no uso de analgésicos, antiinflamatórios (hormonais ou não-hormonais) e compressas locais. Com a evidência do seu agente etiológico iniciou-se terapêutica antibiótica (sulfametoxazol/trimetoprim, eritromicina, tobramicina, do xiciclina, gentamicina)(26, 28, 29, 33), utilizada na maioria dos casos em pacientes imunodeprimidos (p6stransplantes renais, AIDS). Relato recente demonstrou que a gentamicina encurtou a evolução da doença em três pacientes, dois dos quais com extenso envolvimento hepático e um com linfadenopatia regional(34). Estudos mais detalhados são necessários para a confirmação desses resultados.

Quando há supuração ganglionar, pode-se aspirar com agulha para alivio da dor local. Por ser uma doença benigna, autolimitada, a exérese ganglionar está limitada aos casos de dor persistente ou se há necessidade de tecido para diagnóstico definitivo, ou descartar outras causas, como lesões neoplásicas (não-regressão ou aumento de volume após três meses do início do quadro)(35).

A doença é de prognóstico excelente; a linfadenopatia regride em dois a três meses sem complicações ou seqüelas, sendo rara, a recorrência ou linfadenopatias prolongadas. Mesmo na ocorrência de acometimentos do S.N.C., virtualmente todos os pacientes apresentam total recuperação(36).

Summary

Cat Scratch Disease is a bening regional lymphadenitis. Generally over half the patients with the disorder initialy presents with a head or neck masses. Benign disease the lymphadenopathy usually disappears within two or three months without complications or sequelas.

Recently, it has been shown the possible aetiological agent is a gram-negative bacilli - Rothia dentocariosa. Antibiotic agents may be efficacious is shortening the course of cat scratch disease.

In this study we describe 2 cases. The first with good evolution to health at two months and the second a suppuration of a node occurs after three months, when a nodal excision was performed with a histopathologic confirmation.

Bibliografia

1. Spires JR, Smith RJ: Cat-scratch disease. Otolarynol Head Neck Surg 1986; 94 (5): 622-7.
2. Carithers HA, Carithers CM, Edwards RO: Cat-scratch disease; its natural history. JAMA 1969; 207: 312-316.
3. Margileth AM: Cat-scratch disease (benign nonbacterial regional lymphadenitis, inoculation lymphoreticulosis). In: Beeson PB, Mc Dermott W and Wyngaarden JB (Editors): Cacil Textbook of Medicine. Ed 15 Philadelphia, WB Saunders Co 1979; pp 302-305.
4. Korbi S, Toccanier MF et al.: Use of silver staining (Dieterlé's stain) in the diagnosis of cat scratch. Histopathology 1986; 10: 1015-1021.
5. Miller-Catchpole R, Variakojis D, Carter J: Cat-scratch disease: identification of bacteria in seven cases of lymphadenitis, Am J Surg Pathol 1986; 10: 276-281.
6. Margileth AM: Cat-scratch disease update. AJDC 1984; 138: 711-712.
7. Kitchell CC, DeGirolami PC, Balogh K: Bacillary organisms in Cat-scratch disease. N Eng J Med 1981; 213: 1090-1091.
8. Cotter B, Maurer R, Hedinger C: Cat-scratch disease: evidence for a bacterial etiology. A retrospective analysis using the Warthin-Starry stain. Virchows Arch 1986; 410 (2): 103-6.
9. Osborne BM, Butler JJ, Mackay B: Ultrastructural observations in catscratch disease. Am J Clin Pathol 1987; 87 (6): 739-44.
10. Hainer BL: Cat-scratch disease. J Fam Pract 1987; 25 (5): 497-503.
11. English CK, Wear DJ, Margileth AM et al: Cat-scratch disease. Isolation and culture of bacterial agent. JAMA 1988; 259 (9): 1347-1352.
12. Rizkallah MF, Mayer L, Ayoub EM: Hepatic and splenic abscesses in cat-scratch disease. Pediatric Infect Dis J 1988; 7 (3): 1915.
13. Gerber, M.A., et al.: The Aetiological Agent of Cat-scratch Disease. The Lancet, June 1: 1236-1239, 1985.
14. Heroman, W.M., MeCurley, W.S.: Cat Scratch Disease. Otolaryngologic Clinics of North America 1982; 15: 649-657.
15. Margileth AM: Cat-scratch disease: nonbacterial regional lymphadenitis. Pediatrics 1968; 42:803-818.
16. Daniels WB, MacMurray FG: Cat-scratch disease: report of 160 cases. JAMA 1954; 154:1247-1251.
17. Spaulding WB, Hennessy JN: Cat-scratch disease: a study of eighty-three cases. Am J Med 1960; 28:504-509.
18. Carithers HA: Oculoglandular disease of Parinaud: a manifestation of cat-scratch disease. Am J Dis Child 1978; 132: 1195-1200.
19. Watkinson JC, Hornung EA, Fagg NLK: Cat-scratch disease: An unusual case of acute parotid pain. J Laryngol Otol 1988; 102: 562-564.
20. Brazis PW, Stokes HR, Ervin FR: Optic neuritis in cat-scratch disease. J CU Neuro Opthalmol 1986; 6 (3): 172-4.
21. Lewis DW, Tucker SH: Central nervous system involvement in cat scratch disease. Pediatrics 1986; 77: 714-21.
22. Daye, S., McHenry, J.A., Roscelli, J.D.: Pruritic rash associated with cat-scratch disease. Pediatrics 1988; 81: 559-61.
23. Lenoir AA, Storch GA et al: Granulomatous hepatitis associated with cat scratch disease. Lancet 1988; 1(8595): 1132-6.
24. Katner, HP, Treen, B., et al.: Pleural effusion and anicteric hepatitis associated with cat scratch disease. Documentation by cat-scratch bacillus. Chest 1986; 89 (2): 302-303.
25. Margileth, AM: Dermatologic manifestations and update of cat scratch disease. Pediatr Dermatol 1988; 5 (1): 1-9.
26. Koehler JE, LeBoit PE, Egbert BM, Berger TO: Cutaneous vascular lesions and disseminated cat scratch disease in patients with the acquired immunodeficiency syndrome (AIDS) an AIDS-related complex. Ann Int Med 1988; 109: (6): 449-455.
27. Schlossberg D, Morad Y, Krouse TB, Wear DJ, English CK: Culture-proved disseminated cat scratch disease in acquired immunodeficiency syndrome. Arch Int Med 1989; 149 (6):1437-9.
28. Pilon VA, Echols RM: Cat scratch disease in a patient with AIDS. Am J Clin Pathol 1989; 92 (2): 236-240.
29. LeBoit PE, Berger TO et al: Epithelioid haemangioma-like vascular proliferation in AIDS. Manifestation of cat scratch disease bacillus. Lancet 1988; (8592): 960-963.
30. Mann DG, Pillsbury HR: Resident's Page. Pathologic Quiz Case. Cat scratch lymphadenitis. Arch Otolaryngol 1980; 106: 306-309.
31. Hotaling AJ, Russo PA: Resident's Page. Pathologic Quiz Case. Granulomatous lymphadenitis with rodlike bacteria suggestive of a cat scratch organisms. Arch Otolaryngol Head Neck Surg 1986; 112: 1218-1221.
32. Boscia R, Knox RD: Resident's Page. Pathologic Quiz Case. Granulomatous and suppurative lymphadenitis consistent with cat scratch disease. Arch Otolaryngol Head Neck Surg 1990; 116: 224-227.
33. Black JR, Herrington DA et al.: Life-threatening cat-scratch disease in an immunocompromised host. Arch Inter Med 1986; 146 (2): 394-396.
34. Bogue CW, Wise JD, Gray GF, Edwards KM: Antibiotic therapy for cat scratch disease. JAMA 1989; 262 (6): 813-816.
35. Futrell W, Young NA, Ketcham AS: Unsuspected etiology of lateral neck masses. Arch Otolatyngol 1972; 95: 277-281.
36. Margileth AM, Wear DJ, English CK: Systemic cat scratch disease: report of 23 patients with prolonged or recurrent severe bacterial infection. J Infect Dis 1987; 155 (3): 390-402.




* Professor Assistente Voluntário da Disciplina de ORL do Depto. de OFT/ORL da F.M.C. da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp - Médico ORL do Instituto Penido Burnier - Campinas - SP.
** Chefe do Departamento de OFT/ORL da F.C.M. da Universidade Estadual de Campinas- Unicamp -Médico ORL do Instituto Penido Burnier - Campinas - SP.

- Trabalho apresentado como Tema Livre da Reunião Científica Internacional do Centenário do Prof. Georges Portmann, realizado em São Paulo, SP' em março de 1990.

Endereço para correspondência: Clínica e Hospital de Otorrinolaringologia do Instituto Penido Burnier - Av.Andrade Neves, 611 - Fone (0192) 2-1027-CEP 13020-Campinas, SP.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial