Versão Inglês

Ano:  1977  Vol. 43   Ed. 1  - Janeiro - Abril - ()

Seção: Artigos Originais

Páginas: 55 a 67

 

PICNODISOSTOSE - Considerações Otorrinolaringológicas

Autor(es): * Dra. Luiza Hayashi Endo
** Dra. Ester M. D. Nicola
*** Dr. Oscar A. Q. Maudon

Resumo:
Os autores deste artigo apresentam 4 casos de picnodisostose, comentam vários aspectos da doença fazendo considerações sob o comportamento da mesma quanto ao aspecto otorrinolaringológico.

No grupo das afecções ósseas condensantes de origem constitucional, tais como a Osteopetrose de Albers Schonberg, Osteopoiquilose e Mclornostose, foi incluída a Picnodisostose que assim foi denominada, pela primeira vez, por Pierre Maroteaux e Maurice Lamy. A primeira descrição desta afecção se deve, entretanto, a Montanari, que em 1923 relatou um caso de iam rapaz de 18 anos, dizendo tratar-se de uma variação incomum de acondroplasia. Collado Otero, em 1956, descreveram minuciosamente um caso referindo como "uma outra forma de distrofia óssea".

Pierre Maroteaux e Maurice Lamy relataram em 1962, na Sociedade de Pediatria em Paris, dois casos de uma mesma família, definindo como sendo uma nova entidade, diferente das moléstias condensantes até então descritas e deram o nome de PICNODISOSTOSE, indicando assim que a doença é composta por dois elementos: densidade anormal do osso e um conjunto de má formações que afetam muitas peças do esqueleto.

Clinicamente, a doença é caracterizada por um déficit estatural, fraturas patológicas, ausência do fechamento das fontanelas, encurtamento de mãos e pés (figs. 1, 2, 3, 4, 5 e 6). Radiologicamente, caracterizada por condensação generalizada do esqueleto, alargamento das saturas cranianas, desaparecimento do ângulo do maxilar inferior e aplasia parcial das últimas talantes dos dedos e artelhos. Geneticamente, a transmissão é devida a um gen recessivo autos sônico, assim sugerido, pois os pais não são afetados; e, como o gen é raro, existe uma grande porcentagem (mais ou menos 30%) de consangüinidade entre os pais.

Quanto ao desenvolvimento mental, não há retardamento e, como exemplo, é citado o famoso gênio da pintura Henri de Toulose-Lautrec (Fig. 7), o qual acrescentado ao grupo dos picnodisostóticos por Maro teaux-Lamy, quando de um estudo retrospectivo dos casos prováveis.

Muito se tem pesquisado e relatado no setor Genético, Ortopédico e Metabólico. Entretanto, pouco se sabe sobre o comportamento da doença sob o ponto de vista otorrinolaringológico, a não ser apenas uma alusão superficial à hipoplasia dos seios paranasais.

Quanto às anormalidades craniofaciais e orais descritas, citamos: crânio grande (devido a bossa frontal e occipital), nariz de papagaio, constantemente achatado, agenesia ou hipoplasia do ângulo da mandíbula (o ramo ascendente e

a porção horizontal são muito estreitas, dando aparência retilínea, sendo os responsáveis pela microretrognatia). Ossos faciais hipodesenvolvidos. Anormalidades dentárias e orais. Erupção prematura e/ou retardada malposição dentária persistência da 1 ' dentição e palato ogival.

Dentre a literatura revista, encontramos apenas um caso de uma criança do sexo masculino com exame otorrinolaringológico descrito: desvio de septo nasal para a direita com insuficiência respiratória, amidalite crítica, adenopatia sub-ângulo mandibular E.

Passaremos agora descrever os casos de PICNODISOSTOSE, examinados no Ambulatório de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas em fevereiro de 1976.

Trata-se de quatro irmãs de uma família numerosa (Figs. 8, 9, 10, 11 e 12), cujos pais não são afetados e que apresentam alguns irmãos também normais. Estas pacientes foram a nós encaminhadas pelo Departamento de Ortopedia da F.C.M. da Unicamp, já com o diagnóstico da moléstia por apresentarem todas as características acima descritas. Como sabíamos que a doença apresenta hipoplasia de seios paranasaís, resolvemos fazer uma avaliação otorrinolaringológica.



FIG. 1



FIG. 2



FIG. 3




FIG. 4



FIG. 5



FIG. 6



FIG. 7



Caso n° 1 - I.R.L., 41 anos, fem- branca.

Cefaléia frontal há vários anos, hipoacusia e zumbido em ambos os ouvidos. Nunca apresentou anginas. Queixas sugestivas de rinopatia alérgica. Exame: Palato ogival, dentes em mau estado de conservação, muitas falhas. Amígdalas com tecido escasso, ocupando o fundo da loja, quase ausente. Otoscopia normal.

Caso n° 2-I.B.P., 24anos, fem., branca.

Cefaléia frontal constante, desde pequenina. Nunca apresentou anginas. Queixas típicas de rinite alérgica. Nega hipoacusia.

Exame: Dentes em mau estado de conservação, implantação desordenada (figs. 13 e 14). Palato ogival, amídalas quase que ausentes. Otoscopia normal.

Caso n° 3 - M.P.B., 42 anos, fem- branca.

Cefaléia frontal constante há vários anos. Hipoacusia direita. Zumbido em ambos os ouvidos. Nunca apresentou anginas. Queixas sugestivas de rinite alérgica.

Exame: Ausência total de dentes com prótese superior e inferior, palato ogival. Tecido arnigdaliano escasso. Faringe com granulação linfóide, com certo grau de hipertrofia. Otoscopia normal.

Caso n° 4: E.R.L., 29 anos, fem. branca.

Cefaléia fronto-occipital. Sintomas sugestivos de rinite alérgica. Nega hipoacusia. Zumbido em ambos os ouvidos há 17 anos.



FIG. 8



FIG. 9



FIG. 10



FIG. 11



FIG. 12



Exame: Ausência de dentes, palato ogival, ausência de pilares anteriores e de tecido amigdaliano. Otoscopia normal.

Exames complementares: Audiometria, Otoneurológico, RX de crânio e Tomografia do ouvido.
Resultados:

Audiometria: vide fig. 15, 16, 17 e 18.

Otoneurológico: Prova Pendular - Hiporreflexia esquerda discreta em dois casos (fig. 15 e 18). Hiporreflexia bilateral com predomínio à esquerda em um caso (fig. 16). Normorreflexia em um caso (fig. 17).

RX de crânio:: Aplasia e hipoplasia de seios paranasais (figs. 18 e 19). Topografia de ouvido: Diminuição da celularidade das mastóides. Hipoplasia dos condutos auditivos externos, Cavidades aticais reduzidas de tamanho.

Esporão e ossículos identificáveis com morfologia normal. Cóclea apresentando ausência de um giro. Condutos auditivos internos foram mal identificados aparentando redução de tamanho. Em um dos casos o ossículo aparece em posição mais baixa no ático.

DISCUSSÃO: Dos quatro casos de Picnodisistose que examinamos, e através da bibliografia revista, verificamos tratar-se de um campo aberto para as especulações otorrinolaringológicas. Chamou-nos a atenção o fato das pacientes nunca terem tido anginas anteriormente e do exame da cavidade oral acusar ausência ou hipoplasia das amídalas palatinas. 0 zumbido e a cefaléia são comuns a todas elas, algumas com hipoacusia.

Submetemo-las a exames audiométricos e encontramos queda nas freqüências altas e nas baixas, mantendo um nível relativamente bom na faixa de 1.000 Hz a 2.000 Hz.



FIG. 13



FIG. 14


 
FIG. 15 e FIG. 16


 
FIG. 17 e FIG. 18


 
FIG. 19 e FIG. 20


 
FIG. 21 e FIG. 22



Lembramos, outrossim, que todas elas apresentam esclerótica azul e múltiplas fraturas, fato este que de início fez suspeitar que se tratava de Osteogenese imperfeita; entretanto, a presença de outros sinais levaram ao diagnóstico de Picnodisostose. É de há muito conhecida pelos otorrinolaringologistas e síndrome de Van Der Hoeve, que é composta de Osteogenese imperfeita, esclerótica azul e otoesclerose. Diante dos casos acima relatados, com as alterações otológicas (hipoacusia e zumbido) ficamos profundamente interessados em saber se haveria alguma alteração no ouvido dos elementos afetados pela referida doença, tais como a que existe na síndrome de Van Der Hoeve e como seriam elas. Haveria alguma explicação para a hipoplasia das amídalas palatinas? Que comprometimento teria a aplasia e hipoplasia dos seios paranasais para os afetados? Seria a cefaléia um sintoma da Disfunção da Articulação Temporo mandibular; uma vez que apresentam hipoplasia de côndílo da mandíbula?

Que prejuízo acarretaria para a função auditiva a ausência de um giro da cóclea?

CONCLUSÃO: Pelo presente relato, visamos alertar os otorrinolaringologistas para um estudo mais aprofundado, quando estiverem diante de um caso de picnodisostose, pois talvez possamos acrescentar muitas outras observações à doença que, além de rara, ainda está no início das especulações científicas, no que tange à parte otorrinolaringológica.

SUMMARY:

The autoors of this paper present 4 cases of pycnodysostosis and coment various aspects of this desease, drawing some considerations about its otorhinolaringologic aspects.

BIBLIOGRAFIA

1. BRAUM, J.P., PETERSHIMITT, J. L'aspect radiologique de la pycnodysostose. J. Radiol. ElectroL, n° 46, 509512, nov. 1964.
2. DUSENBERRY, JAMES F.; KANF, JOHN J. Pycnodysostosis (Report of three new cases) Amar. J. Roentgenol., vol. 99, nº 3 717-723, 1967.
3. ELMORE, STANLEY MINANCE, WALTER E.; McGEE, BARBARA J.; MONTMOLLIN, MIREILLE E.; ENGEL, E. American Journal of Medicine, vol. 40, feb. 1966.
4. EMANI-AHARI, Z; ZARABI, M.; JAVID, B. Pycnodysostosis. Shiraz, Iran, vol. 51 B, nº 2, may 1969.
5. KAJil, TADASHI; HOMMA, TAKEMI; OHSAWA, TADASHI. Pycnodysostosis. J. Pediat., vol. 69, nº 1, 1966.
6. Mc KUSICK, VICTOR A. Osteogenesis Imperfecta - Principies of Internal Medicine - Harrison, pag. 1382.
7. MAROTEAUX, P.; LAMY, M. The malady of Toulouse Lautrec. J.A.M.A. vol. 191, n` 9, 1965.
8. MAROTEAUX, P.; FAURÉ, C. Progress. Pediat. Radiol., vol. 4 - Intrinsic Diseases of Bones, 403-413, 1973.
9. MEMIN, Y.; HILTEBRAND, C.H.; GIUDICELLI, C.L.; PAPILLAUD, J. Une Maladie Rara - La Pycnodysostose La Presse Medicale, 78 nº 11, 1970.
10. PELETEIRO, J.A.; CAEIRO, T.; AMUCHASTEGUI, S. Pycnodysostosis. Hospital San Roque, Univ. Nacional de Córdoba Medicina 30, nº 1, 116-120, 1970.
11. SEDANO, H.D.; GORLIN, R.J., ANDERSON, S.; ELVING, V. Pycnodysostosis (Clinical and Genetic considerationsl. Amar. J. Dis. Child. 116:70-77, 1968.
12. STANESCO, V.; IONESCO; ISPAS, L; STANESCO, RITTA; POENARUS, S. Une Nouvelle observation de pycnodysostose avec étude métabolique Arch. Franç. Pediat., 21: 135-142, 1964.
13. STANLEY, M.E. Pycnodysostosis. A. Review. Joint. Surg., 49, nº 1, 1967.




Endereço dos Autores:
Disciplina de ORL da
Fac. de Ciências Medicas - Univ. Estadual
13.100 - Campinas/SP.

* Prof. Assistente da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.
** Profª. Assistente da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.
*** Prof. Assistente Doutor da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial