Versão Inglês

Ano:  1965  Vol. 33   Ed. 1  - Janeiro - Março - ()

Seção: -

Páginas: 1 a 1

 

Editorial

Autor(es): A redação

Entra a Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, a partir dêste ano de 1965, em nova fase de sua existéncia.

Fundada em 1933 por Mário Ottoni de Rezende e Homero Cordeiro, sob o nome de Revista Otorrinolaringológica de S. Paulo, apresentou-se com caracteres do mais levado padrão, não só pelos trabalhos publicados, como pela riqueza dos resumos dos mais reputados periódicos da especialidade.

Em verdade não contou com a cooperação dos especialistas brasileiros, que seria lógico esperar. Inúmeros deles não a assinaram. A tiragem modesta e a inflação foram tornando cada vez mais difícil a publicação da Revista. Entrou ela, ao cabo de alguns anos, no regime da irregularidade de edição, o que, como se sabe, é a morte do periódico.

Estudou,a Federação das Sociedades Brasileiras de Otorrinolaringologia as possibilidades de garantir a periodicidade do órgão e, no Congresso do Rio, de 1962, ficou estabelecido que fôsse cobrada dos congressistas, por ocasião da inscrição, uma taxa em que o preço da assinatura se tornasse obrigatório. Infelizmente tal medida só veio a ser posta em prática no Congresso de Curitiba de 1964. Por isso, só agora a Revista entra em novo ritmo de vida e voltará a ter a regularidade de publicação que a tornará, de fato, o espelho da otorrinolaringologia brasileira.

Esperamos dar ao periódico um esquema que deve obedecer ao seguinte teor: 1) artigos de revisão; 2) artigos originais; 3) da prática para a prática; 4) observações clinicas especiais; 5) artigos de nomenclatura; 6) resumos das sociedades nacionais de otorrinolaringologia; 7) resumos dos principais periódicos estrangeiros; 8) notas bibliográficas.

A afluência aos congressos será uma garantia para a Revista, pois que o congressista é automàticamente assinante. Mas quem não comparecer ao congresso pode assiná-la, mediante o pagamento adiantado de 6 mil cruzeiros, para o ano de 1965.

A Revista tem sido sacrifício pesado para muitos, mórmente para nós de S. Paulo. Esperamos que, ao menos por patriotismo, os nossos colegas nos dêem todo o seu apóio, afim de que possamos manter a Revista á altura da otorrinolaringologia brasileira.

A Redação janeiro de 1965

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial