Versão Inglês

Ano:  1984  Vol. 50   Ed. 4  - Outubro - Dezembro - ()

Seção: Síntese

Páginas: 40 a 40

 

ROLE OF AIR CONTRAST COMPUTED TOMOGRAPHY IN DIAGNOSIS OF SMALL ACOUSTIC NEUROMAS

Autor(es): Roberto Marinho da Rocha

ROLE OF AIR CONTRAST COMPUTED TOMOGRAPHY IN DIAGNOSIS OF SMALL ACOUSTIC NEUROMAS. Lipkin, A. F and Jenkins, H.A. - Laryngoscopy 94:890-895, 1984.

Pequenos tumores do acústico não podem ser diagnosticados com radiografias convencionais. A tomografia computadorizada pode evidenciar a presença de tumores em casos suspeitos pelas provas audiológicas e vestibulares, não demonstrados radiologicamente.

O diagnóstico precoce de tumores do acústico tem sido um problema com que se defronta o otologista há décadas. A suspeita clínica não confirmada retarda o tratamento. A tomografia computadorizada foi um grande avanço para o diagnóstico.

Contraste de ar no emprego de tomografia computadorizada do ângulo ponto-cerebelar e meato acústico interno é um meio eficiente para o diagnóstico de pequenos neuromas. O exame pode ser realizado com risco e desconforto mínimos e, por vezes, é a prova final de informação necessária para a decisão da cirurgia.

A primeira introdução de ar para contraste foi provavelmente feita acidentalmente, em cadáver deteriorado, mostrando os nervos delineados pelo ar no interior do meato acústico interno.

Segundo os autores, se o exame com contraste de ar é negativo, o paciente pode ser informado de que não tem tumor detectável. Se o resultado é positivo, está indicada exploração cirúrgica precoce.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial