ISSN 1806-9312  
Sexta, 3 de Maio de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
1563 - Vol. 50 / Edição 4 / Período: Outubro - Dezembro de 1984
Seção: Síntese Páginas: 40 a 40
ROLE OF AIR CONTRAST COMPUTED TOMOGRAPHY IN DIAGNOSIS OF SMALL ACOUSTIC NEUROMAS
Autor(es):
Roberto Marinho da Rocha

ROLE OF AIR CONTRAST COMPUTED TOMOGRAPHY IN DIAGNOSIS OF SMALL ACOUSTIC NEUROMAS. Lipkin, A. F and Jenkins, H.A. - Laryngoscopy 94:890-895, 1984.

Pequenos tumores do acústico não podem ser diagnosticados com radiografias convencionais. A tomografia computadorizada pode evidenciar a presença de tumores em casos suspeitos pelas provas audiológicas e vestibulares, não demonstrados radiologicamente.

O diagnóstico precoce de tumores do acústico tem sido um problema com que se defronta o otologista há décadas. A suspeita clínica não confirmada retarda o tratamento. A tomografia computadorizada foi um grande avanço para o diagnóstico.

Contraste de ar no emprego de tomografia computadorizada do ângulo ponto-cerebelar e meato acústico interno é um meio eficiente para o diagnóstico de pequenos neuromas. O exame pode ser realizado com risco e desconforto mínimos e, por vezes, é a prova final de informação necessária para a decisão da cirurgia.

A primeira introdução de ar para contraste foi provavelmente feita acidentalmente, em cadáver deteriorado, mostrando os nervos delineados pelo ar no interior do meato acústico interno.

Segundo os autores, se o exame com contraste de ar é negativo, o paciente pode ser informado de que não tem tumor detectável. Se o resultado é positivo, está indicada exploração cirúrgica precoce.
Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia