Versão Inglês

Ano:  1986  Vol. 52   Ed. 2  - Abril - Junho - ()

Seção: Síntese

Páginas: 43 a 43

 

MEDICAL MANAGEMENT OF CHRONIC SUPPURÁTIVE OTITIS MEDIA WITHOUT CHOLESTEATOMA IN CHILDREN

Autor(es): Roberto Martinho da Racha

MEDICAL MANAGEMENT OF CHRONIC SUPPURÁTIVE OTITIS MEDIA WITHOUT CHOLESTEATOMA IN CHILDREN. Kenna, M.A.; Bluestone, C.D. & Reilly, J.S. - Laryngoscope, 96:Feb., 1986.

Os autores estudaram 36 crianças de um a 18 anos de idade, com supuração de ouvido há mais de seis semanas, apesar de tratamento antiinfeccioso oral e tópico.

A cirurgia, mediante timpanomastoidectomia, é o tratamento indicado para as - otites médias crônicas. A intervenção está sujeita a complicações ais como paralisia facial, queda da audição (condutiva ou neurossensorial), persistência da infecção e estenose meatal.

Atitude conservadora, recomendada por Bluestone e Kenna, com antibiótico venoso e toilette aural agressivo, pode eliminar a necessidade de operação.

A medicação foi aplicada por via endovenosa, com paciente hospitalizado. A escolha do antibiótico teve por base a cultura do exsudato, antibiograma e possível reação alérgica por parte do doente. "Azlocillin" um derivado semi-sintético da penicilina,foi o mais usado como medicamento inicial, pela sua ação contra P. aeruginosa. Terapia dupla, com penicilina semi-sintética e aminoglicosídeo, foi também seguida, mas tanto quanto possível evitada pelos efeitos ototóxicos e nefrotóxicos dos aminoglicosídeos.

O tratamento com antibiótico oral e medicação local falhou nos casos estudados pelos. autores. Com o esquema_ proposto, de hospitalizaço, medicação venosa e curativos diários, o resultado foi favorável em 89% dos casos. Os quatro insucessos tinham granuloma de colesterol, osteíte da mastóide e(ou) granulações bloqueando o ádito, nos achados cirúrgicos.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial