ABORLccfRevista Brasileira de Otorrinolaringologia

Relato de Caso

Osteoma Gigante de Meato Acústico Externo- Relato de Caso
Giant Osteoma of external acoustic meato- Case Report

Autores:

Helissandro Coelho (Preceptor do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Santo Antônio) Preceptor do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Santo Antônio

Pedro Tapioca Nogueira (Residente do terceiro ano) Residente

Bruno Moraes (Residente do segundo ano de Otorrinolaringologia) Residente

Ricardo Araújo (Residente do segundo ano) Residente

Igor Eduardo O. Souza (Médico Otorrinolaringologista, Residente do quarto ano em Cabeça e Pescoço (primeiro ano)) Residente

Palavras-Chave
Osteoma,Gigante,Meatus,Acustico,Externo

Resumo
É apresentado relato de caso de paciente com diagnóstico de osteoma do meato acústico externo, levando a perda auditiva condutiva à esquerda. Relato de caso apresentado devido ao notório tamanho do osteoma.

Keywords
Osteoma,Giant,Meato,Acoustic,External

Abstract
Case report of patient with diagnostic of external acoustic osteoma, taking to a conductive auditory loss at left. This case has been presented due the unusual dimension of the osteoma.

 

Instituição:

Suporte Financeiro:

O osteoma de meato acústico externo decorre de um crescimento ósseo  exagerado, que se desenvolve por baixo da pele do conduto auditivo, podendo levar a obstrução total ou parcial do mesmo. O crescimento ósseo costuma ser único em determinada porção do conduto (variável localização). São tumores benígnos, de crescimento lento, diferentemente das exostoses pelo fato de serem múltiplas e muitas vezes bilaterais, além de sua diferenciação histológica.

VES, paciente de 31 anos referindo queixa de hipoacusia à esquerda e oclusão gradativa do meato acústico há cerca de 4 anos. Sem história de infecções do ouvido anteriormente, traumas, cirurgias ou história familiar.

Ao exame apresentava lesão de consistência óssea subeptelial ocupando meato aústico externo e empurrando parte da concha do pavilhão da orelha esquerda. Realizado audiometria que evidenciou perda condutiva com gap de mais ou menos 30 dB no ouvido esquerdo.Tomografia Computadorizada mostrando lesão de densidade óssea obstruindo meato acústico externo, bem delimitada.

Realizado agendamento cirurgico, no qual foi feito incisão retroauricular e não transcanal, devido às proporções do osteoma, havendo a necessidade de brocar parte da mastóide e meato para a sua exérese. Limpeza do conduto e retirada de massa de descamação.

Após 2 meses de pós operatório a paciente retornou com nova audiometria apresentando limiares auditivos normais da orelha acometida.

Fig. 1

Imagem de densidade óssea obstruindo totalmente o meato acústico externo do ouvido esquerdo.

Suplemento
Copyright 2007 Revista Brasileira de Otorrinolaringologia - All rights are reserved
ABORLCCF - Av. Indianópolis, 740 - Moema - Cep. 04062-001 - São Paulo - SP - Tel: (11) 5052-9515
Não nos responsabilizamos pela veracidade dos dados apresentados pelos autores.
O trabalho acima corresponde a versão originalmente submetida pelo autor.