Chamada de Temas Livres

Regras para Poster e A. Oral


Como enviar trabalhos

 

Prêmio Melhor Trabalho Científico
IV Congresso Triológico de Otorrinolaringologia
10 a 14 de novembro de 2005
em São Paulo/SP

Serão aceitos trabalhos lidando com qualquer área da Otorrinolaringologia, priorizando-se aqueles cujo conteúdo temático mais se aproxime das supraespecialidades de Otologia, Rinologia e Laringologia, desde que em formato e adequação metodológica de acordo com os critérios de aceitação editorial e científica da Revista Brasileira de ORL.

Todos os trabalhos enviados deverão ser completos, contendo: título, resumo (português e inglês), objetivo, material e método, resultados finais, discussão, conclusão e referências bibliográficas. Os trabalhos que não estiverem de acordo com as normas formais da RBORL serão devolvidos antes mesmo de receberem avaliação pelos revisores científicos. Os trabalhos poderão ser aceitos para concorrer: 1) Ao prêmio de melhor trabalho do congresso de cada uma das três Academias, 2) Para apresentação oral sem concorrer a prêmio e 3) Para apresentação em forma de pôster. Estes últimos e as apresentações orais serão avaliados para a decisão quanto ao melhor trabalho em cada supraespecialidade de jovem pesquisador. Não haverá revisão dos resultados da avaliação científica. Os trabalhos fora dos padrões científicos da RBORL serão recusados.

Prêmio de Melhor Trabalho

Os trabalhos serão classificados nas seguintes categorias:

  • A) Investigação senior (preparado por especialistas com mais de 5 anos de formado)
  • B) Iniciação científica (preparado por residentes, estagiários ou especialistas com até 5 anos de formado)
  • C) poster

Nas três categorias serão aceitos

“Ensaios clínicos randomizados” - aqueles trabalhos que constarem de avaliação de intervenção terapêutica ou teste diagnóstico, com ou sem grupo controle, cegos ou não, de caráter prospectivo e que tenham seu método de alocação dos casos feito de maneira aleatória.

“Estudos de coorte (com corte transversal ou longitudinal prospectivo)” - aqueles trabalhos que constarem de avaliação de incidência, freqüência, prognóstico ou evolução, que tenham sua amostragem coletada em um momento posterior ao estabelecimento do objetivo.

“Estudos experimentais em animais, cadáveres ou modelos” - aqueles estudos que se detiverem a avaliar terapêutica, testes diagnósticos, aspectos fisiológicos e anatômicos em animais ou cadáveres, assim como testes em vitro ou em modelos experimentais artificiais.

“Relatos de casos ou séries de casos”- aqueles trabalhos que apresentarem casos clínicos de interesse, relatarem técnicas ou discorrerem sobre séries de casos com metodologia exclusivamente descritiva.

Envio - Os trabalhos deverão ser enviados, através do site da Revista Brasileira de ORL (www.rborl.org.br), até 10 de setembro de 2005, de acordo com as sugestões propostas na página de entrada do site, nas seções “Como submeter o artigo” e “ critérios para a elaboração e aceitação de um trabalho científico”.

Premiação - Os premiados serão os 3 melhores trabalhos em cada uma das categorias, sendo que os próximos 7 colocados da categoria investigação senior receberão uma menção honrosa.

Os prêmios para os 1º. Lugares das categorias A (em Otologia, Rinologia, Laringologia e Otorrino pediátrica) serão: R$ 5.000,00 + Inscrição e Estadia no próximo congresso Brasileiro de Salvador. Os prêmios para os 2º. Lugares das categorias A (em Otologia, Rinologia, Laringologia e Otorrino pediátrica) serão: R$ 1.000,00 + Inscrição e Estadia no 38º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia em Salvador. Os prêmios para os 3º. Lugares das categorias A (em Otologia, Rinologia, Laringologia e Otorrino pediátrica) serão: Inscrição e Estadia no 38º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia em Salvador.

  • Os prêmios para o 1º. Lugar da categoria B (em Otologia, Rinologia, Laringologia e Otorrino pediátrica) serão : Passagem aérea + Inscrição e Estadia no 38º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia em Salvador.
  • Os prêmios para o 2º. Lugar da categoria B (em Otologia, Rinologia, Laringologia e Otorrino pediátrica) serão : Inscrição e Estadia no 38º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia em Salvador.
  • Os prêmios para o 3º. Lugar da categoria B (em Otologia, Rinologia, Laringologia e Otorrino pediátrica) serão : Inscrição no 38º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia em Salvador.

Todos os trabalhos selecionados para a avaliação final a ser realizada por banca examinadora no próprio Congresso Triológico (até 10 trabalhos da categoria A) terão suas publicações priorizadas na Revista Brasileira de ORL.

Resultados - Serão divulgados no encerramento do Congresso

Avaliação - A banca examinadora constará de profissionais de reconhecido saber, professores de graduação ou pós-graduação e/ou revisores da Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, militantes nas diversas áreas da especialidade.

Os trabalhos serão julgados através de protocolo QUORON, para análise de qualidade de trabalhos científicos e deverá receber pontos em todos os elementos que o compõem como título, resumo, introdução, objetivo, material, método, resultados, análise, discussão e conclusão.

Os pontos recebidos serão tratados ponderalmente e os 10 melhores trabalhos de cada categoria serão encaminhados para análise final em sessões especiais no Congresso Brasileiro. Os trabalhos que não se enquadrarem nesta situação serão aceitos ou recusados para a apresentação no Congresso de acordo com sua adequação, segundo os moldes de análise da RBORL que constam da seção “critérios de elaboração e aceitação de um trabalho científico” no site da RBORL.

Para enviar seu tema agora, use nosso SISTEMA DE SUBMISSÃO ON-LINE SGP/RBORL

 Comunicados:

SBO promove mudanças para o Triológico

A diretoria da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO) vai promover mudanças no perfil do programa científico do módulo de otologia para o próximo congresso Triológico. Os objetivos da mudança são a democratização do acesso de colegas às sessões plenárias e o resgate da vocação científica histórica da reunião. A SBO propõe um modelo de captação e exposição de conteúdos que transfere a ênfase da apresentação de tópicos baseados em experiência pessoal empírica para um formato mais científico afinado com a produção intelectual nacional.

Haverá também um enxugamento da lista de assuntos abordados e a diminuição de apresentações simultâneas. A SBO convoca os colegas com produção científica inédita a inscreverem seus trabalhos para divulgação, em dois
formatos:

1) Para apresentação oral em plenária, o trabalho completo deverá ser encaminhado à SBO, segundo as especificações da Revista Brasileira de ORL;

2) Para apresentação de pôsteres, os trabalhos devem ser encaminhados com o tradicional resumo estruturado para a área de OTOLOGIA.
IMPORTANTE: As Academias de Laringologia e Rinologia manterão as mesmas regras do congresso anterior (trabalhos na íntegra). (Submissão on-line)

Os trabalhos passarão por um processo de seleção. Os autores terão oito minutos para a apresentação oral em sessões plenárias, que terão coordenação de colegas com experiência na área. Os trabalhos deverão ser encaminhados à SBO até o dia 10 de setembro de 2005.

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial