Artigo publicado no Caderno de Debates da RBORL:
Vol.69 ed.1 de Janeiro-Fevereiro em 2003 (da página 20 à 20)
Autor:
Comemoração
DIA/ SEMANA MUNDIAL DA VOZ
Estamos nos aproximando do DIA/SEMANA MUNDIAL DA VOZ que, em sua quinta versão, está programado para 12 a 16 de abril de 2003. Criada em 1999, a fim de conscientizar a população brasileira para os CUIDADOS COM A VOZ, visando a detecção e o diagnóstico precoce dos distúrbios da laringe e da voz, esta campanha repercutiu de maneira tão convincente que, a partir deste ano, ela terá caráter mundial.

A adesão de inúmeros países e sociedades, como os EUA, através da Academia Americana de Otorrinolaringologia, da Europa (Sociedade Européia de Laringologia), da IFOS (Federação Internacional das Sociedades de Otorrinolaringologia), e de países da Ásia e da América Latina, demonstra a importância deste evento, criado em terras tupiniquins.

Responsáveis, hoje, por uma campanha desta magnitude, a SBORL e a SBLV convocam todos os otorrinolaringologistas brasileiros a participarem ativamente, cadastrando-se junto à SBLV, assim como seus serviços, hospitais e clínicas.

Pretendemos, através das atividades programadas por avaliações vocais e exames, realizar a prevalência das enfermidades laríngeas e vocais da população brasileira. Inúmeros eventos, cursos, entrevistas, deverão' acontecer em todo o país, sob o slogan "TRATE SUA VOZ COM CARINHO", tendo como ícone a figura de nosso Rei Pelé.

A mobilização pelo WORLD VOICE DAY está se fazendo em todo o mundo, inclusive no EUA, com a participação do Presidente Bush, na Espanha, com a adesão de Plácido Domingos e José Carreras, em Portugal, com Tereza Salgado, do Grupo MadreDeus, e outras importantes figuras do cenário mundial.

A SBLV, com o apoio da DCS, empresa do ramo da comunicação, responsável pelo sucesso de nossa primeira campanha, está trabalhando intensamente no planejamento e na implantação, buscando suporte e recursos para a sua realização.

Esperamos que, em 2003, tenhamos uma brilhante SEMANA MUNDIAL DA VOZ comemorada nos cinco continentes, recordando-nos sempre que ela nasceu no Brasil.
Todos os direitos reservados © Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial
Av. Indianópolis, 740 - Moema - São Paulo - SP - Brasil - Fone: (11) 5052.9515