Artigo publicado no Caderno de Debates da RBORL:
Vol.74 ed.2 de Março - Abril em 2008 (da página 2 à 2)
Autor: João F Mello Jr.
Editorial
Diretrizes Brasileiras de Rinossinusites
Em 1999 a Revista Brasileira de Otorrinolaringologia e cirurgia Cérvico-Facial publicou o I Consenso Brasileiro Sobre Rinossinusites. O documento tinha como objetivo normatizar a conduta, o diagnóstico e o tratamento das Rinossinusites.

Nestes 10 anos o conhecimento médico sobre o tema avolumou-se de tal maneira que se fazia necessário uma atualização. Com a inestimável ajuda da colega Elisabeth Araújo publicamos neste suplemento as Diretrizes Brasileiras de Rinossinusites.

Neste texto, que teve como autores renomados colegas, vocês terão acesso dentre outros aspectos à atual classificação, fisiopatologia, etiologia assim como aos métodos diagnósticos e terapêuticos das rinossinusites agudas e crônicas. Os capítulos estão organizados de forma clara e didática, o que facilita a leitura de um tema que está em constante evolução.

Somos um país com características populacionais e ambientais que nos diferenciam, portanto era necessária a realização destas diretrizes. Seus capítulos representam a opinião de seus autores e com certeza sua leitura corresponderá às expectativas daqueles que os consultarem.






João F Mello Jr.
Editor da RBORL
Todos os direitos reservados © Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial
Av. Indianópolis, 740 - Moema - São Paulo - SP - Brasil - Fone: (11) 5052.9515