Caderno de Debates (Suplementos)

Bem vindo ao nosso Caderno de Debates!

Artigo publicado no Caderno de Debates da RBORL:

Vol.69 ed.1 de Janeiro-Fevereiro em 2003 (da página 09 à 10)

Autor: DR. EDUARDO FILHO

Novidade

 SUPORTE PARA OTO-FIBROSCÓPIO: UMA SOLUÇÃO CASEIRA




Com o advento da filosofia em nossa especialidade, muitos foram os fibroscópios (telescópios) que surgiram no mercado, com uma variedade de marcas, bem como uma grande variação de diâmetros, ângulos e comprimentos. Todos com finalidades específicas.

Os grandes fibroscópios rígidos e os larinfofibroscópios nas suas variadas angulações apresentam sempre um acessório: um suporte móvel, o que muito auxilia e facilita seu manuseio. Conseqüentemente, os pequenos Oto-fibroscópios, com comprimentos que variam de 8,0 a 11,0 centímetros e diâmetros que variam de 2,7 a 4,0 milímetros, tornam-se desconfortáveis quando da sua utilização, não só para aqueles profissionais possuidores de uma mão um tanto quanto avantajada, mas também e principalmente quando se pretende acoplar aos mesmos o endocoupler, microcâmera e cabo de fibra ótica, pois além de pequenos, tornam-se pesados e mal adaptados à mão, além do fato corriqueiro, que é a perda total ou parcial de visibilidade quando sua extremidade ótica entra em contato direto com secreções, cerume e descamações localizadas no meato auditivo externo.

Existem no comercio especializado modelos do Oto-fibroscópios mais modernos e sofisticados que têm a vantagem de acoplar em sua extremidade ótica um pequeno espéculo auricular descartável.

Realizando otoscopia corriqueiramente com oto-fibroscópio de 3,0 e 4,0 milímetros de diâmetro e aproximadamente 9,0 centímetros de comprimento, sempre me deparei com uma certa dificuldade no seu manuseio, principalmente pelo desconforto e pela falta de apoio (pega), quando os mesmos são acoplados nos componentes do vídeo.

Visando a busca de melhorias com relação ao manuseio e uso dos referidos oto-fibroscopios, acredito ter encontrado uma solução barata, viável, útil e de grande valia. Quem já teve a curiosidade de entra numa daquelas famosas lojas de R$ 1,99, certamente teve a curiosidade aguçada ao se deparar com tantas "utilidades domésticas" de procedência asiática, em sua grande maioria, com uma qualidade muitas vezes desejável. Em geral são produtos quase que descartáveis, porém, um pouco de imaginação e criatividade poderá realizar milagres com muitos daqueles objetos que lá se encontram expostos. Foi exatamente por curiosidade que adentrei uma destas famosas lojas, e me deparei com uma mini pistola de "cola quente." (foto 1).

Observando mais detalhadamente seu tamanho e formato, logo surgiu a idéia de que poderia transformar aquele objeto em algo útil para meu consultório.

Após sua aquisição, dirigi-me a uma loja de ferragens, onde adquiri um pequeno bastão de Teflon com 2,0 centímetros de diâmetro e aproximadamente 20,0 centímetros de comprimento. Não foi necessário muito tempo para que me encontrasse dentro da minha pequena "oficina de fundo de quintal", onde, com um pouco de criatividade, paciência e alguma habilidade com um pequeno torno mecânico, foi torneada uma peça com 4,5 centímetros de comprimento, tendo uma das extremidades o formato e medidas do porta-espéculos do mini otoscópio da marca WA. Dando prosseguimento ao projeto inicial, removemos a parte elétrica da pistola de cola quente e abrimos um orifício lateral e também um inferior no corpo da pistola, para dar passagem e fixação ao suporte do cabo de fibra ótica do oto-fibroscópio (fotos 2 e 3).

Um pouco de imaginação, paciência, habilidade, pequenos gastos e algumas horas de trabalho foram o suficiente para ver concluído um utilíssimo instrumento de trabalho, que sem sombra de dúvidas surgiu para sanar o desconforto da utilização de um oto-fibroscópio de pequenas proporções.



Foto 1



Foto 2



Foto 3


DR. EDUARDO FILHO - LIVRE DOCENTE ADJUNTO OTORRINOLARINGOLOGIA-FACULDADE DE MEDIANA DE VALENÇA-RJ, PROFESSOR ASSISTENTE OTORRINOLARINGOLOGIA-ESCOLA MÉDICA DE PÓS-GRADUAÇÃO-PUC-RJ - VALENÇA-RJ TEL/FAX (24) 2453 - 3000 - E-MAIL: eduardohanke@bol.com.br

 

 

Versão para impressão:

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial