ISSN 1806-9312  
Terça, 23 de Abril de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
885 - Vol. 11 / Edição 2 / Período: Março - Abril de 1943
Seção: Várias Páginas: 208 a 208
Vital Brasil
Autor(es):
-

Nasceu Vital Brazil Mineiro da Campanha, em Campanha, a 28 de abril de 1865. Fez seu curso de humanidades em São Paulo (1880-85) e superior na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1886-91). Em seguida veio para São Paulo como inspetor sanitario, trabalhando ativamente nas epidemias de febre amarela, varíola e cólera (1892-95) e na de pesta bubônica de Santos (1899) onde adquiriu o mal. Após ter trabalhado no Instituto Bacteriológico, com Adolfo Lutz, foi nomeado para o cargo de diretor do Instituto Soroterápico de Butantã (1901) que dirigiu por muitos anos, fazendo então os estudos, que são conhecidos por todos os médicos, sobre o ofidismo e sobre os venenos de aranhas, sapos, etc. Fundou o Instituto de Higiene, Soroterapia e Veterinaria de Niterói (1919).

Vital Brazil é um nome de que se orgulha a ciência médica brasileira. Alem de seu devotamento e amor à coletividade, expondo-se durante varias epidemias para salvar o próximo, ele produziu trabalhos científicos de grande envergadura, particularmente sobre o ofidismo, e que são conhecidos em todo o mundo civilizado. Esses fatos justificam as palavras de Bernardo Houssay : "Vital Brazil é uma gloria sul-americana e seu nome deve ser citado, como Oswaldo Cruz, entre os que iniciaram a verdadeira ciência imunológica na América do Sul".

A "Revista Brasileira de O. R. L." - associa-se às justas homenagens prestadas ao grande brasileiro, pela inclusão de seu respeitável nome no livro do mérito, que o DD. Presidente da Republica, Dr. Getulio Vargas criou com o fim de premiar os brasileiros dignos de tal honraria.
Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia