EDUARDO CASTERAN - Las adenopatias en las afecciones otorinolaringológicas. Editor: El Ateneo - Buenos-Aires, 1941.
Este trabalho, de Casteran, deve ser lido e meditado por todos otorino-laringologistas, pois que os ensinamentos que fornece, ao lado do modo elegante e metódico com que o assunto é exposto, favorece sua fácil compreensão e retentiva.
Cheio de fatos ainda não apresentados, tão completa e exaustivamente, à consideração dos estudiosos, o livro de Casteran aviva a memória dos que, de comum, manejam as adenopatias e realça a importância em se saber da intercorrelação existente entre estas e as moléstias observadas no território da oto-rino-laringologia. Serve, ainda, para reaviver, em seus alunos, a necessidade de aprofundarem-se em conhecimentos de aparência somenos, e que, no entanto, escondem, de fato, valores semiológicos de grande realce clinico.
O autor, como ilustrado professor que o é, colocou o assunto estudado, com muita felicidade, concatenando-o e entrosando-o logicamente de forma a torna-lo mais pratico e mais ameno á leitura. Ao lado de ensinamentos de estranhos, bem selecionados, dá a conhecer os seus próprios, observados no tirocínio diuturno de sua clínica. Destes e daqueles tira ilações práticas de suma utilidade não só ao especialista como ao clínico geral.
O livro do Prof. Casteran merece um lugar das bibliotecas da especialidade. M. O. R.
DRA. LILY LAGES - Focos sépticos e repercussões de vizinhança em oto-ripo-laringologia -- Livraria Editora Scientifica - Rio de Janeiro --- 1942.
Trata-se de uma interessante monografia com 63 paginas de texto, inclusive extensa e completa bibliografia de 134 citações, ilustrada com 18 gravuras de clichés radiográficos e cortes histológicos mais 3 ilustrações coloridas.
Lily Lages, ilustrada e competente especialista, figura por demais conhecida nos centros médicas nacionais e estrangeiros, autora de outras obras em nosso terreno especializado, inclusive sua tése de doutoramento - Infecção focal e surdez - assunto esse inteiramente em foco nos dias atuais na luta para a busca da profilaxia e tratamento dessa contingência ainda iusolúvel, volta a atacar de cheio na discutida questão da infecção focal em oto-rino-laringologia e suas repercussões de vizinhança, agora executando interessante "mire-au-point", bem ponderado e discutido, fazendo ressaltar o que de util sobresae nos inu(neros trabalhos a respeito. A Autora apresenta, também, casuística própria, sempre muito bem ilustrada.
Entre os vários capítulos da monografia, devemos realçar os iniciais, em que trata da definição, patogenicidade dos germes e toxinas, papel do terreno, capítulos esses de interesse geral, com muita felicidade abordados pela autora e encerrando noções úteis aos especialistas.
Realça na obra, o interesse e insistência com que a autora procura demonstrar a riqueza da contribuição brasileira sobre o assunto e que é notável .
Mais uma vez portanto, Lily Lages contribui para as letras medicas nacionais, fazendo-o agora com oportuna monografia sobre assunto de interesse imediato do oto-rino-laringolgista e que merece o seu lugar de destaque nas bibliotecas especializadas. R. B.
|