ISSN 1806-9312  
Segunda, 29 de Abril de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
745 - Vol. 6 / Edição 1 / Período: Janeiro - Fevereiro de 1938
Seção: Associações Científicas Páginas: 97 a 98
ASSOCIAÇÕES CIENTIFICAS
Autor(es):
-

SECÇÃO DE OTO-RINO-LARINGOLOGIA DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE MEDICINA

Reunião de 17 de Setembro de 1937

Presidida pelo Dr. Francisco Hartung, secretariada pelos Drs. Ribeiro dos Santos e Ernesto Moreira (ad hoc), realizou-se no dia 1 7 de Setembro de 1937 uma reunião da Seção de Otorinolaringologia da Associação Paulista de Medicina.

A ata não foi lida por não estar presente. O dr. Hartung submete á apreciação da casa a seguinte proposta: é sabido que o Instituto Santa Terezinha está movendo uma campanha para a instalação do seu estabelecimento, campanha essa que está sendo auxiliada pelos drs. Mario Ottoni de Rezende e Roberto Oliva, que com palestras tem enaltecido o alcance social da educação dos surdos-mudos. Foi procurado pelas irmãs encarregadas de obterem os donativos e pediram-lhe que redigisse uma subscrição entre a classe medica. Conversando com o prof. Rubião Meira ele concordou que se fizesse essa subscrição e por esse motivo trouxe á Casa a proposta, e particularmente por se iniciar a subscrição entre especialistas que estão em contáto com surdos-mudos. A proposta foi comentada pelos drs. Rubens de Brito e Roberto Oliva, considerando que a lista de subscrição permanecesse na Associação, assim como ser publicada pela Imprensa, o que foi aprovado.

MAIS UM CASO DE AGRANULOCITOSE - Dr. Francisco Hartung.

O A. apresenta uma observação de um terceiro caso deste genero que teve ocasião de assistir em sua clinica particular. Insiste a necessidade da publicação de tais casos, porque não ha uniformidade neste capitulo de patologia. A prova disto está na tendência moderna para separar o sindrome agranulocitário, da primitiva angina agranulocitica, na descrição classica de Schultz em 1922. Descreve o aspécto clinico, a evolução da molestia, para depois abordar a etiologia e a terapeutica. Mostra que a cura da agranulocitose está em fase de tentativas; a transfusão e a irradiação -dos -ossos longos têm falhado. O, unico elemento terapeutico que parece ter dado algum resultado.é. um, preparado americano, denominado Pentanucleotide, cujo emprego tem despertado certo entusiasmo em algumas formas.

Comentarios: - Dr. Gabriel Porto: Já teve oportunidade de acompanhar 3 casos de agranulocitose, entidades que evoluíram para a morte, tendo sido empregada até a imuno-transfusão sem sucesso.

CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DAS MASTOIDES COMPACTAS - Dr. Ribeiro dos Santos.

Duas são as causas da mastoide compacta: a procedências do seio lateral, b) excesso de poder formativo por parte dos ossos fetais petroso e escamoso. Defendeu seu ponto de vista apoiado na mecanoganese dos ossos em geral. Mostra que a explicação dada está em perfeita consonância com verdades antes já provadas. Comentarios: - Dr. Rubens de Brito: Acompanhou com o mais vivo interesse essa questão, assunto complexo e árduo, confessando que nunca ficou tão preso diante de uma explicação tão engenhosa e fisiologica.

Dr. F. Hartung: Mais uma vez tivemos ensejo de manifestar a necessidade de alicerçarmos nossa base cientifica numa moldura filosófica.

SOBRE A SISTEMATIZAÇÃO DA TÊCNICA DE TRAQUEOTOMIA (*) - Dr. Gabriel Porto.

São as seguintes as conclusões do A.: 1) A classica divisão das traqueotomias em alta, baixa e média não corresponde ás exigências da clinica; deve ser abandonada; 2) A traqueotomia deve deixar integro o 1.º anel e ser executada abaixo do obstaculo respiratorio ; 3) A traqueotomia deve ser rapida, mas metodicamente, tempo por tempo; 4) Só em casos excepcionais se justifica o processo de traqueotomia de urgência recomendada por Jackson.

Comentarios: - Dr. Plínio Barreto: Na clinica de Chevalier Jackson não teve oportunidade de observar uma traqueotomia pelo processo de urgência e lá esteve cerca de 6 meses, onde se praticava a traqueotomia

A introdução da broncoscopía com toda a facilidade, o que tem praticado aqui com a maxima segurança.

Dr. F. Hartung: O problema da traqueotomia rapida, em um tempo só decorre das condições em que se trabalha e deseja referir homenageando um clinico de Piracicaba, o expediente de que se serviu ao atender uma criança que estava apnéia e eianozada numa fazenda: apenas com um bisturi e a haste de um guarda-chuva conseguiu salvar essa vida.

. Dr. Gabriel Perto: Escreveu um trabalho que os clínicos, dado a consulta doa livros, desenvolveram oito a mais processos, pretendeu pois sistematizar o metodo lento e o rapido, com o fim de divulgação apenas. Nada mais havendo a tratar foi encerrada a reunião.




(*) O trabalho foi publicado na integra. Vide Rev. Asa. Paul. Med. Vai. XI, pago. 246-256, n.º 4, out. 1937.
Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia