ISSN 1806-9312  
Sábado, 27 de Abril de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
69 - Vol. 21 / Edição 4 / Período: Julho - Agosto de 1953
Seção: Várias Páginas: 152 a 153
Várias
Autor(es):
-

COMEMORAÇÃO DA PASSAGEM DO 70.º ANIVERSARIO, NATALICIO DO DR. MARIO OTTONI DE REZENDE

Em 1.º de julho ultimo, festejou o Dr. Mario Ottoni de Rezende, o brilhante oto-rino-laringologista brasileiro, o seu 70.º aniversario natalicio.

Dada a modestia do ilustre aniversariante, essa data passou quase desapercebida e só foi conhecida à ultima hora, pelos seus intimos, - assistentes, parentes e amigos, - que compareceram à missa de ação de graça mandada celebrar na capela da Santa Casa de São Paulo e à um lunche que lhe foi oferecido no seu serviço.

Mas a grande maioria dos seus colegas e amigos não se conformaram com essa simplicidade e resolveram festejar a grande data com solenidade, homenageando assim o grande mestre da oto-rinolaringologia nacional e o incansavel e prestigioso chefe do Serviço de O.R.L. da Santa Casa de Misericordia de São Paulo.

Foi organizado uma comissão composta dos Prof. Mangabeira Albernaz, Dr. José E. de Paula Assis, Dr. Fabio Barreto Matheus, Dr. Mauro Candido de Souza Dias e Dr. Homero Cordeiro, a qual, por intermedio desta revista, faz um apelo à todos amigos e admiradores de Mario Otoni, para enviar um trabalho em sua homenagem que será publicado especialmente no numero 6 (Novembro-Dezembro) desta revista, que será uma poliantéa comemorativa.

Ficou deliberado que cada trabalho será custeado pelo proprio autor e deverá ser enviado até dia 30 de Novembro p.f. ao Dr. Homero Cordeiro, rua de S. Bento, 181, São Paulo (Capital).

II. REUNIÃO DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DA SOCIEDADE DE O.R.L. E BRONCO-ESOFAGOLOGIA
(Belo Horizonte - 30 e 31 de Julho e 1 de Agosto de 1953)

Realizou-se nos dias 30 e 31 de julho e 1.º de agosto 1953, em Belo Horizonte a II.ª Reunião da Federação Brasileira das Sociedades de ORL e Bronco-esofagologia.

A sessão inaugural foi presidida pelo Prof. João Marinho, fazendo parte da mesa o professor Ildeu Duarte, Drs. Lima Neto, Fabio Barreto Matheus, Gabriel Porto, contra-almirante Pinto Fernandes e o presidente da Associação Médica de Minas Gerais.

A sessão foi aberta pelo Prof. Ildeu Duarte.

A seguir o Professor Paula Santos fez o necrologio do Dr. Francisco Paulo Pinto Hartung e o Prof. João Marinho o do Professor Aristides Novis.

Os temas relatados na reunião foram:

I - "Indicação cirurgica no Tratamento das sinusites": Relatar: Prof. José Kos; Co-relator: Dr. Helio Hungria.

2 - "Dispnéas": Relator: Dr. Plinio Matos Barreto; Co-relatores: Prof. Luiz Decourt e Dr. Vicente Caputo.

À tarde foram ministrados cursos rapidos pelos Prof. Ermiro Lima; Prof. Mangabeira Albernaz, Prof. David Sanson, Dr. Rafael da Nova, Dr. Mauro Pena e Dr. Oliveira Lima.

A reunião contou com elevado numero de participantes tendo os temas e as aulas despertado vivo interesse.

Excelente e bem cuidado programa social foi proporcionado aos congressistas.

No término da Reunião o Conselho da Federação se reuniu, tendo designado Curitiba para séde da III.ª reunião. Os temas escolhidos foram:

1) - Indicações da amigdalectomia.
2) - Afecções benignas do esofago.

Os trabalhos apresentados na reunião serão oportunamente publicados por esta revista.
Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia