ISSN 1806-9312  
Terça, 30 de Abril de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
633 - Vol. 9 / Edição 2 / Período: Março - Abril de 1941
Seção: - Páginas: 121 a 128
TRATAMENTO DA SURDEZ PELOS VAPORES SULFUROSOS TERMAIS (1)
Autor(es):
DR. OROZIMBO CORRÉA NETTO - Poços de Caldas.

A Direção dos serviços Termais de Poços de Caldas, instalou no principio do ano de 1940, junto das nascentes de aguas sulfurosas, 2 aparelhos destinados ao tratamento da surdez por meio da vaporisação sulfurosa, fazendo ver que "- As Fontes Sulfurosas de Poços de Caldas, são ricas de gazes sulfurosos que se desprendem na nascente e constituem um excelente meio de cura em todos os casos de surdez cronica determinada pelas otites e a esclerose da membrana do timpano.

Esses vapores restabelecem a permeabilidade da trompa de Eustachio, secam, desinfectam e descongestionam sua mucosa de revestimento, levantam a tonicidade dos seus musculos e é tudo o que necessita quem estiver sob a ameaça da surdez.

O melhor meio que existe para esse fim é o contáto diréto do enxofre vivo e nascente, a projeção atravez da trompa de vapores sulfurosos termais.

Para essas aplicações, a Direção dos Serviços Termais de Poços de Caldas acaba de instalar junto das nascentes e se acham a disposição dos interessados candidatos à surdez, já em pleno
funcionamento, sob a direção de um especialista, 2 aparelhos de Gouraud-Souviron, adquiridos em Luchon - a famosa estação franceza da surdez - para o emprego dos vapores sulfurosos em estado nascente no tratamento dos surdos.

O contáto repetido dos vapores sulfurosos vivos com as paredes das cavidades tubo-timpanicas é de uma incontestavel eficacia.

Esta instalação é a primeira que se faz no Brasil e é a unica existente em nossas fontes hidrominerais.

Em Poços de Caldas já se pratica com o aparelho de Souviron, como em Luchon, a vaporização tubaria por meio dos gazes e vapores sulfurosos nascentes.

O aparelho consta de uma serpentina de vidro, na extremidade superior da qual chega uma corrente de agua mineral direta e muito proxima da nascente e por baixo, na extremidade inferior, uma corrente de vapores sulfurosos em sentido contrario ao do escoamento da agua sulfurosa nascente, movidos por uma pêra de borracha, passando em contáto com a agua, acarreta os seus vapores e gazes, que chegam secos à SONDA DE ITARD para as insuflações no ouvido médio.

Nenhum outro medicamento pode competir com este, levando um elemento regenerador à trompa doente.

A duração da aplicação, que é muito bem tolerada pelos doentes é de dois minutos, feita uma vez por dia, durante vinte cinco dias.

O enxofre nascente torna sadia a mucosa doente e cura a obstrução tubaria que causa surdez.

Para a surdez rino-tubaria nada se compara em eficacia com o enxofre vivo das fontes sulfurosas de Poços de Caldas, que dispõe no seu Balneario dos aparelhos "SOUVIRON" para as insuflações tubarias e assim Poços de Caldas pode orgulhar-se de ser uma estação eminentemente eficaz para a maioria dos doentes de surdez.

Os especialistas medicos que tratam de doentes do ouvido podem enviar os seus casos de surdez a Poços de Caldas, dispondo assim de mais um precioso recurso para favorece-los, facilitando o emprego da reeducação, depois que seus clientes regressem em ótimas condições após as insuflações de vapores e gazes nascentes de nossas fontes sulfurosas.

Uma estação de insuflações em Poços de Caldas para os doentes de surdez é o que acabamos de organisar á disposição dos especialistas de todo paiz."

Os gazes e vapores sulfurosos, depois de ingressarem num tubo de condensação para se desembaraçarem de seu vapor d'água, é que chegam à sonda de "ITARD" por intermedio de um tubo de borracha. Em Poços de Caldas não se introduz nenhum ar na aplicação, que é feita só com os gazes nascentes da fonte. Em Luchon empregava-se a pêra de Gouraud para enviar o ar exterior para a cabine de vaporisação na serpentina, sendo preferível um compressor, suprimindo-se o ruído de motor eletrico de algumas instalações, em vez da pêra.

A riqueza de vapores sulfurosos assim obtida permite ao enxofre coloidal ser assimilado aos tecidos do organismo, nutrindo

e desinfectando a mucosa, em estado nascente, desprendendo-se pelo contáto dos vapores e da agua sulfurosa no aparelho de "Souviron".



Aparelho "Souviron" instalado junto às Termas sulfurosas de Poços de Caldas, proximo das nascentes, para tratamento da surdez por meio dos vapores sulfurosos termais em 1940, pela Direção dos Serviços Termais, adquiridos em Luchon (França). O sinal onde está a pêra é onde fica a ponta do cano ligado aos gazes da nascente, sem ar atmosferico.



O silencio que deve reinar na cabine facilita muito as aplicações. Parrel apresenta como contraindicações para esse tratamento somente as labirintites constituídas e a oto-espongiose.

A ação radioativa é tambem muito importante ao lado do enxofre.

A obstrução tubaria é a causa da maioria dos casos de surdez, e já na infancia, a oclusão incompleta das trompas de Eustachio por nodulos de tecido linfoide pode determinar a perda da audição, se esta obstrução não fôr tratada pela radioterapia antes da idade de 15 anos, segundo afirmam os trabalhos de S. Crowe e J. Baylor, devido às alterações do ouvido medio, de modo que 50% dos casos de surdez dos adultos evitar-se-iam se as creanças nas escolas, antes da idade de 15 anos, examinadas ao naso-faringoscópio uma vez por ano, fossem tratados pela radioterapia, desde que tivessem a obstrução linfoide das trompas.

Tivemos dois casos destes em nosso serviço, individuos adultos que fizeram as vaporisações sulfurosas e apesar de não garantimos cura, eles declararam no fim das 25 primeiras aplicações que melhoraram dos ruidos e da audição.

E' claro que as vaporisações seriam excelentes tambem para as creanças, uma vez que a surdez provenha de obstrução linfoide tubaria, mas o nosso serviço é destinado aos adultos, porque as creanças não permitem as manobras endonasais, sendo dificil trata-las.

Os vapores sulfurosos podem ser secativos ou descongestionantes.

Desde que iniciamos o serviço instalado em 1940 pela Direção dos Serviços Termais de Poços de Caldas, para o tratamento da surdez, temos a grata satisfação de verificar o acerto do aproveitamento dos vapores sulfurosos de nossas Termas, em cstado nascente, que correspondeu de maneira excelente nos casos indicados, mostrando o seu grande valor terapeutico, indiscutivel, muito superior a todos os meios empregados para os mesmos fins que os utilisados pelas nossas vaporisações tubarias.

Digo vaporisações termais sulfurosas, termo mais conveniente do que o de insuflações.

O termo insuflações refere-se mais adequadamente à introdução de substancias medicamentosas, ao passo que vaporisações é o que se refere exatamente ás nossas aplicações.

Animados pela decisão da Secretaria da Agricultura do Estado de Minas de organisar convenientemente e na altura de nossas Termas o nosso serviço de vaporisações tubarias, julgamos oportuna a apresentação deste Relatorio com o fim de mostrar com a pratica já decorrida desde que tomamos conta deste serviço como especialista para as aplicações, o que seria de vantagem realisar-se para apresentarmos um serviço o mais perfeito possivel na secção "Souviron".

O gabinete onde se realisam as vaporisações deve ser comparado a uma sála de operações cirurgicas

Assim, deve ser evitada toda contaminação do ar ambiente, embora esse ar não seja introduzido no ouvido médio dos pacientes.

Nas modernas salas de operações cirurgicas têm sido instalados hoje dispositivos destinados a esterilisar o ar ambiente por uma técnica de esterilisação eficaz e permanente do ar como um complemento da asepsia classica.

O aparelho mais moderno para esse fim é o fornecido pelos Estabelecimentos Gallois, 54, chemin Villon, Lyon, França.

Neste aparelho o ar submetido à ação dos raios ultravioletas atravessa camadas de carvão ativo, que absorvem o ozone, depois, filtros metalicos oleosos retêm as poeiras e é finalmenrte reenviado à sala, sem germens, pela parte superior do aparelho.

O exame da contaminação do ar, por meio das placas de Petri, mostra a perfeita esterilisação do ar da sala, onde fôr instalado esse aparelho.

Para restringir o numero de germens do ar é necessario impôr à assistencia uma rigorosa disciplina de isolamento aseptico, silencio e imobilidade.

Trata-se de afastar o perigo do microbio aério na sala de vaporisações tubarias, conseguindo-se perfeitamente com a irradiação ultra-violeta por meio do aparelho indicado.

Assume uma grande importancia do nosso caso a necessidade da instalação para a caixa de agua sulfurosa termal, ligada á pêra de insuflação ou motor, para a introdução de vapores puros e mais aquecidos, atravez da sonda de Itard, em vez de ar ambiente.

A vantagem não está somente na introdução de vapores mais quentes, mas tambem na introdução de vapores puros, isentos de poeira ambiente e de germens do ar da sala.

Os gazes de nossas aguas sulfurosas já por si contêm oxigenio.

Já tive ocasião de desenhar um croquis desta caixa de aquecimento para a introdução dos vapores, que deve ser instalada juntos dos aparelhos Souviron, em comunicação com a pêra de vaporisação ou com o motor, e que dispensamos em vista da ligação á nascente.

Assim fica garantida a introdução de vapores asepticos, que ainda terão um maximo de eficiencia se tambem ficar instalado no gabinete o aparelho de raios ultra-violetas descrito acima, destinado a destruir os germens do ar ambiente, tudo combinado a um regulamento visando proibir a entrada de pessôas estranhas ao serviço na sala de vaporisação, onde deve reinar um perfeito silencio e imobilidade por parte da assistencia.

Assim instalada a nossa secção de tratamento da surdez, podemos declarar que introduzimos nas Termas Antonio Carlos uma secção especialisada que desafia a mais exigente critica, que já deu provas brilhantes do valor do nosso dominio hidro-mineral neste particular.

Tive a grata satisfação de comunicar á Direção dos Serviços Termais de Poços de Caldas, que o Dr. Castro Goyanna, medico notavel residente no Rio de Janeiro, fez uma comunicação ao
II Congresso Nacional de Hidro-climatismo d'aquela Capital sobre o valor das nossas instalações no tratamento da surdez, com o fim de chamar a atenção da classe medica Brasileira para esse aspéto interessante do tratamento hidromineral em Poços de Caldas.

No dia 23 de Abril de 1940 visitou a nossa instalação, o ilustre especialista e mestre, Dr. David de Sanson, recomendando que introduzissemos melhoramentos nesta secção, como o audiometro, e merecia ser melhorada, desta maneira, a verificação dos resultados obtidos.

Não ha duvida que obtem-se muito maior exatidão com o exame pelo audiometro do que com os diapasões para o limite superior da audição.

Além disso, o exame pelo audiometro é mais facil e rapido para os casos de surdez e os resultados são constantes com varios examinadores. Com o audiometro torna-se muito mais facil saber se o processo morbido extende-se alem do ouvido médio em determinados casos, e pode-se controlar o beneficio do tratamento, marcando nas fichas o resultados dos exames. Só com o audiometro é que em muitos casos se consegue diagnosticar exatamente o defeito.

Os frequentadores de Poços de Caldas podem aproveitar a sua estadia na estancia para realizarem o tratamento de surdez e ruidos, de que por ventura se queixem, fazendo a vaporisação tubaria dos gazes de nossas fontes sulfurosas por meio do aparelho "Souviron".

Alguns doentes apresentam-se para o tratamento mas com grande desvio do septo, coriza cronico, responsaveis pela otite catarral.

Antes de serem aplicadas as vaporisações, é mister que estes doentes sejam operados dos grandes desvios do septo nasal e tratados da coriza afim de melhor aproveitarem com as vaporisações sulfurosas no ouvido médio. De um modo geral são contra-indicações para esse tratamento a otite esclerosa atrofica, a oto-esclerose (otio-espongiose) atrofica sobre o labirinto, os estados agudos, o coriza agudo, as labirintites constituidas, surdos sadios com o sinal de Romberg positivo, nevrites do auditivo. E' dificil ás vezes o diagnostico da surdez hereditaria, como mostra o livro de Schwarz.

Por outro lado, é vasto o campo indicação maxima que é a otite media antrites até alguns casos de supurações crônicas do atiço auxiliando a drenagem da caixa do antro.

Em um caso de otite cronica seca adesiva do nosso serviço, senhora residente no Rio de Janeiro, que tratava-se com notaveis Capital Federal desde 3 anos, obtivemos aqui apenas com 13 vaporisações sulfurosas o desaparecimento dos ruídos e um resultado perfeito quanto a audição, que a fez declarar em nossa presença estar convencida de que nada de melhor para surdez e ruídos do seu caso do que a vaporisação sulfurosa termal, porque ela achava-se curada, tendo antes de vir a Poços de Caldas, tentado todos os tratamentos sem resultados. Temos muitas outras observações semelhantes.

Relatamos este caso ao grande especialista, Dr. David de Sanson, quando visitou o nosso serviço, e tambem ao Prof. Dr. Ildeu Duarte.

As outras indicações das vaporisações sulfurosas são: as salpingites, hipertrofia da mucosa da trompa, otite catarrais, otite cicatricial após as supurações, a otite media cronica seca adesiva, em que é maior a indicação como nas antrites e supurações do atito e impõe-se este tratamento por ser o melhor que existe, tambem é indicada para o tratamento a otite esclerosa intersticial hipertrofica dos artriticos e gotosos adultos e tambem as afecções reumaticas do ouvido, que se atribue ao reumatismo.

O doente deve auxiliar o tratamento pelas aplicações de vaporisações fazendo uso da agua sulfurosa internamente, evitando o uso de comprimidos analgésicos, obedecendo a diéta prescrita pelo medico e realizando a reeducação auditiva. Certas cefalalgias rebeldes e vertigens aurículares consecutivas a otite média são curadas.

Por meio de um pequeno aparelho, o sismofone, o paciente pode fazer uma massagem fono-pneumatica, alem de outros exercicios.

Enfim, aos candidatos à surdez, esse tratamento se destina especialmente. Tem sido numerosas as curas completas aqui em doentes julgados incuraveis, por erro de diagnostico.

As aplicações para serem bem feitas requerem muita habilidade e pratica por parte do especialista.

Nas antrites, consecutivas ás otites, as vaporisações sulfurosas são o unico tratamento para uma rapida cura.

As antrites têm dado lugar a muitos erros de diagnostico.

CONCLUSÕES

I
As instalações para o tratamento da surdez em Poços de Caldas por meio dos vapores sulfurosos termais preencheram uma lacuna nos metodos modernos de aplicação de suas aguas minerais.

II
E' de toda conveniencia melhorar as instalações da secção de aparelhos "Souviron", que cada vez mais terá aumentada a sua concorrencia para o tratamento da surdez, introduzindo melhoramentos.

III
E' indispensavel instalar um audiometro (aparelho elétrico) junto da cabine de vaporisação, e construir uma caixa para receber agua sulfurosa nascente, de cuja parte superior sejam insuflados os vapores na serpentina dos aparelhos "Souviron", ou ligar diretamente aos gazes na nascente para não introduzir ar na orelha.




(1) Trabalho apresentado ao II Congresso Nacional de Hidro-climatismo.
Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia