O Brazilian Journal of Otorhinolaryngology (Braz J Otorhinolaryngol), considerado a principal revista científica brasileira na área de otorrinolaringologia, acaba de ser indexado na Thomson Reuters - Journal Citation Reports, em julho do presente ano. Este fato faz com que a "nossa" revista seja o primeiro periódico Latino-Americano a conseguir esta tão almejada indexação na área da Otorrinolaringologia.
Isto é motivo de muita alegria e orgulho, pois ao mesmo tempo em que demonstra o reconhecimento internacional da qualidade científica do referido periódico, o tornará mais visível e acessível pela comunidade mundial de otorrinolaringologistas, médicos das demais especialidades e outros profissionais da área da saúde.
Esta conquista ocorreu graças às atividades iniciadas nas gestões anteriores, sendo que a submissão à Thomson Reuters - Journal Citation Reports foi coordenada pelos Drs. João Ferreira de Mello Jr., Sílvio Caldas Neto e Dra. Regina Martins. Os esforços continuaram com a comissão editorial atual, durante o primeiro semestre do corrente ano, concretizando a primeira e importante etapa de internacionalização da revista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).
O aumento progressivo das submissões de artigos de excelência científica, o rigor na revisão e na seleção dos melhores trabalhos, a dedicação do conselho editorial e o apoio constante da ABORL-CCF tornaram esta meta uma realidade. Gostaríamos de agradecer aos colegas otorrinolaringologistas e de outras áreas da saúde, brasileiros e internacionais, que têm contribuído com a submissão de trabalhos e/ou com o processo de seleção dos mesmos.
A responsabilidade da atual e das futuras comissões editoriais aumenta com esta conquista, pois teremos pela frente o desafio da manutenção do elevado nível das publicações e o aumento das citações dos artigos do Braz J Otorhinolaryngol, alavancando progressivamente o seu Fator de Impacto.
Para mantermos essa qualidade e atrairmos a submissão e a publicação de bons artigos, sabemos que precisamos aprimorar cada vez mais a eficiência e a rapidez do processo editorial, facilitando o trabalho dos autores e revisores.
Os editores do Braz J Otorhinolaryngol convidam e estimulam os autores a submeterem trabalhos científicos, e se comprometem a seguir trabalhando para que os especialistas nacionais e internacionais envolvidos com os diversos temas relacionados à Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial possam receber continuamente informações atualizadas, relevantes e confiáveis, oriundas de pesquisas científicas bem conduzidas e éticas, contribuindo, também, com a sua prática clínica diária.
Cordialmente,
Fernando Freitas Ganança Mariana de Carvalho Leal Gouveia Wilma Terezinha Anselmo-Lima
|