Em 1999, há exatos dez anos, alguns médicos se reuniram com uma preocupação em comum: o câncer de laringe, que vitimava 15 mil brasileiros por ano, sendo 8 mil casos fatais. Enquanto isso, os alertas do nosso corpo para o agravamento de doenças vocais eram ignorados pela maioria das pessoas. Observando este quadro, os médicos da SBLV (Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz) que, a partir de 2004, passou a se chamar ABLV (Academia Brasileira de Laringologia e Voz), lançaram a "Campanha Nacional da Voz", um programa de orientação, informação e, principalmente, carinho pela voz, instrumento de trabalho de 70% dos brasileiros. Durante os dez anos de trabalho da campanha, médicos se conheceram, firmaram contatos, realizaram ações e mudaram a vida de muitas pessoas. "O principal desafio sempre foi e sempre será tornar a Campanha permanente e sempre viva em nosso meio e no mundo", afirma o Dr. Jeferson Sampaio D'Ávila, atual presidente da ABLV.
No ano de lançamento da Campanha, a então SBLV era presidida pelo Dr. Nédio Steffen. O médico, com vasta experiência na Otorrinolaringologia, encabeçou as primeiras ações da Campanha da Voz que, naquele ano, atendeu mais de 40 mil pessoas em todos os estados brasileiros. "Considero a Campanha da Voz um empreendimento social extremamente relevante, pois cumpre com a razão essencial de ser da profissão médica: a busca contínua e incansável da saúde e bem-estar da população. Neste sentido, sinto-me gratificado por ter tido a oportunidade de idealizá-la e conduzi-la quando do seu lançamento, na qualidade de presidente da ABLV", declara Steffen.
Quem assumiu a presidência da ABLV no ano seguinte foi o Dr. Agrício Crespo e logo em seguida Dr. José Antônio Pinto. Emocionado, Dr. José Antonio relembra a atenção da população para com a campanha. "Em todas as campanhas que participamos sempre nos surpreenderam o interesse da população pelos problemas da voz, com uma grande afluência aos eventos, palestras, aulas e shows da mesma maneira que nas semanas em que realizamos exames. Numa análise de um grupo de quase seis mil indivíduos, foram encontradas alterações vocais em 39% deles, inclusive casos de câncer de corda vocal". Para ele, os desafios futuros são os mais preocupantes. "Nestes 10 anos, a ABLV mostrou a efetividade da campanha, que além de ter um caráter profilático, tem mostrado à população aspectos importantes, como a voz profissional, a voz como ferramenta de trabalho, o diagnóstico precoce do câncer da laringe e de outras doenças, além dos cuidados fundamentais com a voz como um grande fator de comunicação humana. Os desafios econômicos de uma campanha que tem os custos elevados, com a falta de patrocinadores, trazem à nossa Academia uma responsabilidade ainda maior de manter esta campanha que tantos benefícios traz a nossa população", diz José Antonio.
Dentre os momentos mais importantes da história da Campanha da Voz, um dos mais marcantes foi a vitória da ABLV enquanto entidade médica. A ABLV lutou e em 2003 conseguiu, graças à parceria com diversas entidades internacionais, a promulgação do "Dia Mundial da Voz" comemorado oficialmente em todo o mundo no dia 16 de abril. "Eu presidi a ABLV na época em que a Campanha Nacional da Voz atingiu nível mundial. Foi surpreendente ver como ela cresceu em apenas 4 anos, graças ao esforço de outros Presidentes que me antecederam, dos profissionais engajados e ao apoio da população. Tenho muito orgulho de ter participado de uma campanha que ajuda tantas vidas todos os anos", afirma Dr. Domingos Tsuji, ex-presidente da ABLV.
Declarações dos Presidentes da ABLV
De 1997 a 1998 - Dr. Paulo Pontes (SBLV)
"A Campanha da Voz nasceu como um movimento de esclarecimento do seu valor na comunicação social e o seu envolvimento em doenças que possam precocemente se manifestar por meio de suas alterações. Os resultados obtidos nas suas realizações mostraram a sua importância, o que ocasionou sua transformação num movimento de caráter mundial".
De 1998 a 1999 - Dr. Marcos Sarvatt (SBLV)
"Meu maior sonho é chegarmos a um ponto em que a Campanha deixe de ser necessária e que o óbvio prevaleça: a população saiba prevenir os problemas de voz e da garganta, consiga reconhecer seus sinais e sintomas iniciais e encontre serviços públicos e privados capacitados para atender com presteza, gentileza e competência".
De 1999 a 2000 - Dr. Nédio Steffen (SBLV)
"Considero a Campanha da Voz um empreendimento social extremamente relevante, pois cumpre com a razão essencial de ser da profissão médica: a busca contínua e incansável da saúde e bem-estar da população".
De 2000 a 2001 Dr. Agrício Crespo (SBLV)
"Nestes 10 anos, a Campanha Nacional da Voz consolidou-se como instrumento original e criativo de divulgação da relevância da voz nas relações humanas, na sinalização da saúde e da doença. Ultrapassou fronteiras e fez história na Otorrinolaringologia brasileira. É com grande e renovado prazer que comemoro com a ABLV os 10 anos deste sucesso".
De 2001 a 2002 Dr. José Antônio Pinto (SBLV)
"Nestes 10 anos, a ABLV mostrou a efetividade da campanha, que além de ter um caráter profilático tem mostrado a população aspectos importantes, como a voz profissional, a voz como ferramenta de trabalho, o diagnóstico precoce do câncer da laringe e de outras doenças, além dos cuidados fundamentais com a voz como um grande fator de comunicação humana".
De 2003 a 2004 Dr. Domingos Tsuji (ABLV)
"Tenho muito orgulho de ter participado de uma campanha que ajuda tantas vidas todos os anos".
De 2005 a 2006 Dr. Geraldo Druck Sant'Anna (ABLV)
"A maior importância está em divulgar à população a importância da preservação da voz, assim como medidas de prevenção às doenças. Também alertar os sinais e sintomas que alertam para doenças potencialmente graves. Foi, para mim, emocionante ver onde chegamos, como a abnegação de muitos".
De 2007 a 2008 Dr. Jeferson Sampaio D'Ávila (ABLV)
"Todos estes anos foram marcantes para nós, principalmente pelo fato de que cada vez tivemos mais colegas interessados na mesma. A participação ativa da população como um todo, apoio de diversas entidades públicas e privadas e o avanço da Campanha ganhando o mundo com o Dia Mundial da Voz é a comprovação notória da receptividade do povo brasileiro".
Jeferson Sampaio D´Avila Presidente da Academia Brasileira de Laringologia e Voz Chefe da Disciplina Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina - Universidade Federal de Sergipe
|