ISSN 1806-9312  
Sábado, 23 de Novembro de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
3602 - Vol. 74 / Edição 1 / Período: Janeiro - Fevereiro de 2008
Seção: Editorial Páginas: a
Campanha Nacional da Voz e sua importância nas atividades de extensão à saúde vocal
Autor(es):
Jeferson Sampaio D´Avila

É com grande prazer e muita honra que neste momento teço considerações alusivas à Laringologia do Brasil.

Nas últimas décadas, ás custas de muito empenho de seus cientistas médicos, o Brasil conseguiu alcançar internacionalmente um prestígio jamais obtido em épocas passadas. Este fato também ocorreu na Laringologia. Inicialmente com o tento de um elevadíssimo padrão interno, a ciência laringológica brasileira, não só se atualizou em relação ao restante do mundo, mais se aprimorou de forma tal, que hoje em dia é considerada e respeitada em todos os continentes, pela seriedade do trabalho de suas pesquisas, assim como pela excelente representatividade de sua equipe de laringologistas.

Neste aspecto específico a nossa Academia Brasileira de Laringologia e Voz teve uma enorme responsabilidade. Sempre muito bem dirigida, conseguiu durante todos estes anos transmitir dentro e fora do país um nível de credibilidade, que só gerou este grau elevado de respeito médico e social.

Partindo deste principio, e fazendo parte integrante desta evolução, nasceu há dez anos atrás a Campanha da Voz. Esta fundamentalmente de caráter informativo, conseguiu alertar a população em geral para os fatores causadores das doenças da laringe, como evitá-las e tratá-las, oferecendo ao povo brasileiro um melhor nível de conscientização para o assunto. Isto, em última análise, resultou não só numa maior procura aos serviços especializados, como também em um diagnóstico mais precoce das doenças da garganta, especialmente das pregas vocais. Uma importante divulgação da otorrinolaringologia aconteceu também com este projeto. Para brindar este excelente trabalho da ABLV, foi criado o Dia Mundial da Voz, que é comemorado internacionalmente todo dia 16 de Abril.

Nesta gestão pela primeira vez a Campanha da Voz tornou-se perene, numa atitude comemorativa à 10ª Campanha e ao 6º Dia Mundial da Voz. Com esta medida, os resultados em termos de divulgação tornaram-se bem mais evidentes e acreditamos que com o Congresso Mundial de 2009, a representatividade do Brasil através da ABLV no mundo será um marco histórico na otorrinolaringologia nacional.



Prof.Dr.Jeferson Sampaio D´Avila

Chefe da Disciplina de Otorrinolaringologia da U.F.S.

Presidente da Academia Brasileira de Laringologia e Voz
Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia