ISSN 1806-9312  
Quarta, 30 de Outubro de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
3435 - Vol. 72 / Edição 6 / Período: Novembro - Dezembro de 2006
Seção: Editorial Páginas: 722 a 722
A HISTÓRIA DE UM ANO DE DESAFIO
Autor(es):
Silvio Caldas Neto

Há um ano, tivemos a enorme honra de escrever o nosso primeiro editorial para a Revista Brasileira de Otorrinolaringologia. Intitulado "O Desafio de Uma História", o texto procurava dar a dimensão da responsabilidade de estar à frente da Diretoria de Publicações da ABORL-CCF e de dar seguimento a uma longa trajetória de sucesso do nosso principal órgão de divulgação científica. Pensávamos estar antecipando o desafio que teríamos pela frente, porém, só após um ano de trabalho, é que pudemos perceber a real dimensão desse desafio e da repercussão de nossas ações.

Durante esse primeiro ano, procuramos implementar mudanças editoriais e administrativas na nossa revista. A primeira e mais importante medida administrativa foi a centralização das etapas de gestão editorial, diagramação e impressão em uma única empresa, o que resultou em uma grande agilização de todas as fases de nossa "linha de produção", com um expressiva redução (da ordem de 45 %) no tempo médio entre a submissão e a aprovação dos artigos. Além disso, essa medida, seguindo a tônica instituída pela Diretoria Administrativa da ABORL-CCF, foi fundamental para o equilíbrio financeiro da Diretoria de Publicações e, por conseguinte, de toda a Associação. Nesse aspecto, foi também importante o aumento do espaço publicitário em mais de 30 %.

Concretizou-se, no final do ano passado, a indexação à base de dados MedLine, dando arremate às ações e esforços envidados pela antiga gestão nesse sentido, o que proporcionou um grande salto na visibilidade dos nossos artigos. Só para ilustrar isso, temos registrado, por semana, em torno de 25.000 acessos via internet a artigos em português e mais cerca de 1.700 acessos a artigos da versão em inglês. E, finalmente, outra ação de grande impacto foi a regularização da nossa revista junto à Biblioteca Nacional, que exige, por lei federal, desde 2004, o depósito de todos os fascículos de qualquer publicação impressa em todo o território brasileiro. Contamos, para isso, com a ajuda de alguns colegas que gentilmente nos doaram antigos fascículos dos quais não mais dispúnhamos em nosso acervo, a quem agredecemos.

Do ponto de vista editorial, a primeira mudança está na cara. O novo lay-out da capa, mais sóbrio, procurou seguir a tendência moderna das importantes revistas internacionais, com uma imagem em destaque selecionada entre aquelas presentes nos artigos do corpo da revista. Para isso contamos com a excelente qualidade científica dos artigos enviados e de suas imagens, que reflete a crescente competência dos otorrinolaringologistas brasileiros em produzir o conhecimento científico. A sessão de "Carta ao Editor" foi uma ótima novidade introduzida pelo nosso editor chefe, que permitiu uma maior interatividade entre assinantes, revista e autores, abrindo espaço para produtivas discussões sobre temas polêmicos. E o aumento do nosso corpo editorial, junto com as normas para submissão de relatos de casos concorreram ainda mais para a agilização do processo editorial.

Finalmente, a última novidade de que os autores puderam desfrutar, foi o da transformação dos Anais dos nossos congressos em um suplemento específico da revista. A partir de agora, nos processos seletivos, nos concursos e, principalmente, junto aos órgãos de fomento e programas de pós-graduação, os resumos dos trabalhos apresentados por nós nos nossos encontros anuais terão o peso da publicação em uma revista indexada na Exerpta Medica, Lilacs, SciELO e MedLine. E novas novidades virão.

Para finalizar, gostaríamos de agradecer de modo todo especial à nossa Diretora Adjunta, a Profa. Dra. Regina Helena G. Martins, com quem temos compartilhado o prazer de trabalhar à frente da nossa diretoria; ao nosso editor chefe, o Prof. Dr. João Ferreira de Mello Jr., que tem-se dedicado com impressionante afinco e zelo à revista; aos nossos editores associados, responsáveis em grande parte pela qualidade científica final de cada fascículo; à nossa secretária Fernanda Vieira, que se desdobra em inúmeras atividades; à GN1 Genesis Network, nas pessoas de Márcio Argachof e Daniel Marcoto, que "vestiram a camisa" da revista e; de forma toda especial, a todos os autores e co-autores que são os vetores principais do sucesso dessa querida publicação.

Silvio Caldas Neto

Diretor de Publicações
Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia