ISSN 1806-9312  
Domingo, 28 de Abril de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
284 - Vol. 3 / Edição 3 / Período: Maio - Junho de 1935
Seção: Várias Páginas: 315 a 318
Várias
Autor(es):
-

Professor José de Carvalho Kós.

Após brilhante concurso, realisado no Rio de Janeiro, obteve a cátedra de Oto-rino-laringología da Escola de Medicina e Cirurgía, do Instituto Hahnemaniano, o Dr. José de Carvalho Kós, o talentoso discipulo do Prof. Dr. Raul David de Sanson, a cuja sombra vão florescendo tantos espiritos de escól.

Para exalçar as qualidades do novo Professor, servimo-nos das palavras proferidas pelo seu Mestre, por ocasião das homenagens prestadas á ambos, pelos seus colegas e amigos:

"A homenagem que recebo pela brilhante vitoria de nosso caro amigo e discipulo José de Carvalho Kós, sobremodo me honra e com justiça resalta dignamente os seus meritos. A disputa em provas publicas, de portas largamente abertas, consagrou a opinião corrente de seu merecido e grande valôr, já demonstrado em Novembro atrazado, na conquista da docencia da Universidade do Rio de Janeiro.

A todos poderia causar surpreza esta revelação, menos a mim. Ao meu lado desde o segundo ano do seu curso medico, fez todo o seu tirocinio sob minha orientação profissional e, poucos, posso afirmar, terão palmilhado com ciencia e conhecimento, aos vinte e nove anos, todos os dominios da especialidade, e, acrescentarei, da especialidade moderna. Quero refirir-me, não a aquela que circunscrevía a oto-rino-laringología nos dominios estreitos das cavidades e sim a esta que ensinamos dentro dos preceitos de uma conferencia realizada em 4 de Maio de 1933, no Pavilhão de Ensino da Policlinica de Botafogo, focalisando "A oto-rino-laringología no conceito de um especialista moderno", que abrange, para nós, a cirurgia larga da cabeça e do pescoço.

Possuidor de conhecimentos assentados em solidas bases anatomicas, fundamento essencial da especialidade, José de Carvalho Kós, senhor de uma tecnica elegante, facilmente penetrou nos segredos da nossa cirurgia, conquistando assim, numa idade em que a maioría começa, a perfeição do cirurgião experimentado e dando de publico, na prova operatoria de concurso, a mais cabal demonstração das directrizes por nós ambos traçadas, em Fevereiro de 1932, sobre a via de acésso ao frontal e ao etmoide, por via externa. A sua mocidade radiante e a sua competencia indiscutivel, são afirmações seguras do muito que terão a aproveitar, sob sua orientação, os alunos que vae ter nas duas Escolas Superiores do paíz."

Faziam parte da banca examinadora, os Prof. Augusto Paulino, da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, General Dr. Alvaro Tourinho, Chefe do Serviço de Saúde do Exercito, Prof. Renato Machado, da Faculdade de Medicina de Belo Horizonte (em disponibilidade), Prof. Maurillo de Mello, da Faculdade Fluminense de Medicina, Prof. Baptista Pereira, da Escola de Medicina e Cirurgía.

A "Revista Oto-laringologica de S. Paulo" felicita o Prof. José de Carvalho Kós pelo brilhantismo do seu concurso e o Prof. David de Sanson, pela vitória da sua escola.

CONGRESSOS

- Conforme tem sido amplamente noticiado, realisar-se-á nos dias 15, 16, 17, 18 e 19 de julho proximo, no Rio de Janeiro e em São Paulo, o "6.º Congresso Medico Pan-Americano", sob a presidencia do Prof. Chevalier Jackson.

- Reuniu-se de 4 a 7 de Maio, o "4.º Congresso Russo de O. R. L.", na cidade de Leningrado. Foram os seguintes os têmas discutidos: 1.º) Patogenía e terapeutica das otites cronicas". Relatores: Wojtaschek, Belogolovoff, Komendatoff (Leningrado) ; 2.º) "As doenças septicas dos orgãos internos e as septicemias amigdaliana, rinógena e oral". Relatores: Levine (Leningrado), Zytovitsch (Saratoff), Preobrajensky, Sack (Moscou) ; 3.º) "Profilaxía e terapeutica oto-laringologicas nas usinas industriais". Relatores: Trambitzky (Kharkoff), Temkin (Moscou) ; 4.º) "O tratamento da surdez pelo metodo de reeducação". Relator: Belogolovoff (Leningrado).

- O "I.º Congresso da Sociedade de Bronco-Esofagoscopía da Lingua franceza" terá lugar no dia 14 de Outubro proximo, no anfiteatro Vulpian, da Faculdade de Medicina de Paris, sob a presidencia do Prof. Lemaitre.

- O "IV.º Congresso da "Societas Oto-Rhino-Laryngologica Latina", conforme já noticiamos, terá lugar em Bruxelas, de 20 a 23 de Setembro proximo, sob o alto patrocinio de SS. MM. o Rei e a Rainha dos Belgas. Presidirá o congresso o Dr. Buys, agregé á Universidade de Bruxelas, servindo como secretario geral, o Dr. Chavanne, de Lyon. O têma principal será: "Os abcessos encefalicos em oto-rinologia", e haverá tambem três conferencias: 1.º) Prof. Hinojar (Madrid) - Tratamento cirurgico das meningites; 2.º) Dr. Hautant (Paris) - Cirurgía do hipo-faringe e do esofago cervical; 3.º) Prof. Malan (Turim) - A senescencia das vias aéreas superiores sob o ponto de vista anatomico e clinico.

Nesse Congresso, o Brasil será oficialmente representado pelo Dr. Raul David de Sanson, presidente do Comité Brasileiro da mesma sociedade.

- Promovido pela Sociedade de Medicina e Cirurgía do Rio de Janeiro, realisar-se-á de 20 a 27 de Outubro de 1935, o "I.º Congresso Brasileiro do Cancer".

Serão os seguintes os têmas oficiais: a) Secção Medico-Social (Presidente: Prof. Afranio Peixoto) ; 1.º) A mortalidade do cancer no Brasil; 2.º) Projéto de luta anti-cancerosa no Brasil. Nossos recursos atuais. b) Secção de Clinica (Presidente: Prof. E. Rabelo): 1.º) O pré-cancer em clinica (sintese) ; 2.º) O cancer em clinica (sintese). c) Secção de Patologia (Presidente: Prof. Leitão da Cunha) : 1.º) Classificação dos canceres; 2.º) Localisação e disseminação do cancer.

- Nos dias 21 e 22 de Junho proximo, reune-se em Viena o I.º Congresso dos medicos oto-rino-laringologistas austriacos", para o qual foram convidados todos os especialistas estrangeiros. O congresso será presidido pelos Prof. Hajek (Viena), G. Hofer (Graz), W. Krainz (Innsbruck) e H. Neumann (Viena). Não serão apresentados relatorios, mas foram escolhidos os seguintes têmas: l.º dia: "Clinica das vertigens" e "Clinica e terapeutica das meningites otogenicas". 2.º dia: "Complicações post-anginosas" e "Novos metodos de tratamento no territorio da linguagem e da voz".

ANAIS DE OTO-RINO-LARINGOLOGIA

Está de parabens a oto-rino-laringologia nacional Hontem eram os gauchos que lançavam a sua revista da especialidade; agora os pernambucanos. É pois com grande satisfação que registramos o aparecimento do primeiro numero dos "Anais de Otorino-laringologia", sob a competente direcção do Dr. Sylvio Caldas, de Recife, que soube dar á sua revista um cunho cientifico e pratico, tornando-a merecedora do apoio de todos os especialistas brasileiros.

Agradecendo o numero recebido, a "Revista Oto-Laringologica de S. Paulo" felicita a sua irmã do Norte, desejando-lhe muita prosperidade.

PERMUTAS

Até o presente, mantemos serviço regular de permuta com as seguintes revistas especialisadas:

1 - ACTA OTO-LARYNGOLOGICA (Stockolmo)
2 - ANAIS DE OTO-RINO-LARINGOLOGIA (Recife)
3 - ANNALS OF OTOLOGY, RINOLOGY AND LARYNGOLOGY (U. S. A.)
4 - ANALES DE OTO-RINO-LARINGOLOGIA DEL URUGUAY
5 - ARCHIVES OF OTOLARYNGOLOGY (U. S. A.)
6 - ARCHIVIO ITALIANO DI OTOLOGIA, RINOLOGIA E LARINGOLOGIA (Milão)
7 - ARCHIVOS URUGUAIOS DE MEDICINA, CIRURGIA Y ESPECIALIDADES (Montevidéo)
8 - ARQUIVOS DE CLINICA OFTALMOLOGICA E OTO-RINO-LARINGOLOGICA (Porto Alegre)
9 - ARQUIVOS DO INSTITUTO PENIDO BURNIER (Campinas)
10 - BRONCHOSCOPIE, OESOPHAGOSCOPIE ET GASTROSCOPIE (Paria)
11 - BULETIN DE LARYNGO-BRONCHO-OESOPHAGOSCOPIE (Paria)
12 - BOLLETTINO DELLE MALATTIE DELVORECCHIO, DELLA GOLA, DEL NASO (Florença)
13 - FOLIA OTO-LARYNGOLOGICA ORIENTALIA (Jerusalem)
14 - II VALSALVA (Roma)
15 - L'OTO-RHINO-LARYNGOLOGIA ITALIANA
16 - L'OTO-RHINO-LARYNGOLOGIE INTERNATIONALE (Lyon)
17 - OTO-RHINO-LARYNGOLOGIA JAPONEZA (Fukuoka)
18 - PROCEEDINGS OF THE ROYAL SOCIETY OF MEDICINE (Londres)
19 - RASSEGNA DE EDUCAZIONE DEI SURDOMUTI E FONETICA BIOLOGICA (Roma)
20 - REVISTA AGENTINA DE OTO-RINO-LARINGOLOGIA (Buenos Aires)
21 - REVISTA CUBANA DE OTO-NEURO-OFTALMIATRIA (Havana)
22 - REVISTA ESPAROLA Y AMERICANA DE LARINGOLOGIA, OTOLOGIA Y RINOLOGIA (Madrid)
23 - REVUE DE LARYNGOLOGIE, RHINOLOGIE, OTOLOGIE (Bordeaux)
24 - REVUE D'OTO-NEURO-OFTALMOLOGIE (Strasburgo)
25 - THE JOURNAL OF LARYNGOLOGY AND OTOLOGY (Londres)
26 - THE LARYNGOSCOPE (U. S. A.)
Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia