ISSN 1806-9312  
Sábado, 27 de Abril de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
2338 - Vol. 57 / Edição 3 / Período: Julho - Setembro de 1991
Seção: Homenagem Páginas: 158 a 158
FERNANDO ÍTALO SOUTO (1943-1991)
Autor(es):
SOCIEDADE ALAGOANA DE OTORRINOLARINGOLOGIA

Filho mais velho de fazendeiros, nascido em Jacaré dos Homens, Alagoas, em 12 de julho, FERNANDO foi alfabetizado aos 03 anos de idade, por sua mãe, que era professora e dirigia o Grupo Escolar da sua cidade natal.

Satisfazendo o grande desejo de seus pais que era torná-lo "DOUTOR" em medicina, foi logo cedo encaminhado para Maceió, Capital do Estado, onde concluiu seu curso no Colégio Diocesano, tendo sempre o privilégio e o direito aos primeiros lugares. Ao prestar exame vestibular, para a Faculdade Federal de Medicina de Alagoas, conseguiu a primeira colocação, mantendo-se nesta posição até sua formatura.

Dando continuidade â sua formação, seguiu para o Rio de Janeiro onde fez residência Médica, no Hospital dos Servidores do Estado, especializandose em Otorrinolaringologia.

Por seu excelente trabalho executado, recebeu vários convites para que lá permanecesse. Porém, FERNANDO, tinha em mente um grande objetivo que era o dedicar seus serviços médicos a seu estado de origem.

De volta a Alagoas, iniciou sua vida Profissional prestando concurso para professor da Universidade Federal e também para o Instituto Nacional de Previdência Social - INPS.

Foi, entretanto, em sua clínica particular, em sociedade com seus colegas e grandes amigos Otorri-
nolaringologistas Djalma Brêda e Roberto Jackson, onde colocou em prática seus conhecimentos médicos-científicos, visando cada vez mais, a bem servir sua clientela, tanto em seu consultório como nos Hospitais, onde atuava como cirurgião.

Encerrou inesperadamente sua carreira, quando se na plenitude de sua profissão, conseguindo no entanto concretizar a maioria de seus sonhos. O reconhecimento de todos os seus colegas de Norte-Nordeste, elegendo-o por aclamação PRESIDENTE DO 2º CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE OTORRINOLARINGOLOGIA foi interrompido em 13 de março último.

A seqüência dos trabalhos desse evento foi dada por seus colegas, sobretudo amigos, inspirado na sua perseverança e entusiasmo na concretização de seu sonho: trazer um encontro de reconhecimento nacional para Maceió. Ficou, porém o maior deles, que seria a criação de uma Entidade que atendesse a pessoas carentes surdas-mudas.

FERNANDO deixou sua presença sempre viva, pela sua grande envergadura profissional e firmeza de caráter como pessoa, demostradas pelo amor, respeito e admiração de todos que com ele conviveram.
Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia