ISSN 1806-9312  
Segunda, 29 de Abril de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
2318 - Vol. 57 / Edição 1 / Período: Janeiro - Março de 1991
Seção: Boletim Informativo Páginas: 41 a 42
BOLETIM INFORMATIVO
Autor(es):
Dr. Otacilio Lopes Filho

A IFOS é a Federação Internacional que reúne as Sociedades de Otorrinolaringologia dos países de todo o mundo (cerca de 70 países ali estão representados). Cada país tem direito a um voto nas assembléias da IFOS.

Como as assembléias da IFOS se reúnem a cada quatro anos, durante a realização dos congressos mundiais, os assuntos mais imediatos são resolvidos pelo Comitê Executivo (que se reúne anualmente) e é composto por 15 membros representando todos os países do mundo. O Brasil tem um membro eleito, neste comitê, professor dr. Otacilio Lopes Filho, de São Paulo.

Alguns brasileiros tiveram e têm atuação importante na IFOS. O dr. C. Meirelles Vieira (RJ) é um dos 14 conselheiros permanentes (vitalícios), e através de seu brilhante desempenho tem mantido nosso país em posição de destaque na IFOS. Outro brasileiro de grande prestígio e projeção na IFOS foi e tem sido o dr. R. Martinho da Rocha (RJ), que em seu período como membro do Comitê Executivo, teve uma atuação de tal destaque que foi muito elogiado em Madrid, durante o último Congresso Mundial. Graças a sua atuação, o Brasil conseguiu manter-se no Comitê Executivo da IFOS e teve um novo representante eleito.

A administração da IFOS, em seu dia a dia, suas finanças, a publicação dos "NEWSLETTER", a coordenação das atividades científicas e colaboração com outras sociedades são conduzidas pelo Secretário Geral (Prof. Dr. Jean Marquet) e por um Secretário-Adjunto (Dr. Peter Alberti).

O Dr. Marquet é uma figura muito conhecida entre nós. Sabemos que foi um dos introdutores das técnicas de Homoenxerto Tímpano - ossicular e seu grande divulgador em todo o mundo. O dr. P. Alberti é nosso velho conhecido e muito amigo do Brasil. Já esteve entre nós cerca de quatro vezes, quase todas a nosso convite. Tem grande atuação na área de Otologia e Audiologia, tendo sido um dos grandes divulgadores das técnicas de Impedanciometria.

A IFOS mantém inúmeros Grupos de Estudos, nas várias áreas da especialidade.

O Grupo Internacional para promoção de cuidados com os ouvidos - International Agency for the Prornotion of Ear Care (T. LUMDBORG da Suécia) tem como grande objetivo chamar a atenção das autoridades aos problemas dos Deficientes Auditivos e estimular programas de Saúde Pública nos países em desenvolvimento. Projetos futuros prevêem a organização de grupos regionais para treinamento em Audiologia e suporte técnico adaptado às necessidades de cada região.

O Comitê Internacional de Nomenclatura - International ORL Nomenclature (D. BRIANT, Canadá) defronta-se com os problemas da "standartização" em terminologia e está preparando uma publicação sobre: "Nomenclatura e Classificação de Doenças em Otorrinolaringologia".

Comitê de Foniatria e Cuidados com a Voz - Phoniatric's and Voice Care (J. WENDLER, Alemanha) tem trabalhado especialmente na área de treinamento e ensino desta especialidade dentro da Otorrinolaringologia.
Entre outros o Comitê de Otorrinolaringologia Pediátrica - Pediatric ORL (Y. KAPUR, USA) está estudando juntamente com a " International Agency on Promotion of Ear Care" como um fórum a respeito da conveniência das aplicações de novas técnicas em crianças.

Um grupo de estudos de prevenção - Vocacionally Induced Hearing Disorders (F. ANTOLI-CANDELA Jr., Espanha) estuda as normas legais e as medidas de proteção a trabalhadores, aplicáveis para prevenir a deficiência auditiva determinada pelo ruído.

Um dos Comitês mais ativos é o de Ensino em ORL - ORL Education (J.B. SNOW, USA) que tem sugerido curriculum e linhas básicas no desenvolvimento da formação de otorrinolaringologístas, em especial em países em desenvolvimento.

O Comitê para Educação Audiovisual - Audiovisual Education (Z. LABAS, Hungria) é o responsável pela organização a cada quatro anos dos Festivais de Cinematografia e Videografia em ORL, durante os Congressos Mundiais. Os filmes premiados passam a fazer parte de uma videoteca, que está destinada e disponível para propósitos educacionais e organização de cursos.

O KOSIFOS - THE ORL Museum (L. MANOLIDIS, Grécia) é o comitê que está encarregado da organização do Museu de Otorrinolaringologia a ser construído em Kos, no local de nascimento de Hipócrates, como parte de um complexo médico.

O comitê mais recente, o de Citologia - Coordination of Otological Research (J. SADE, Israel) está se organizando no sentido de prestar auxilio na programação de cursos e na formação de especialistas naquela área.

Estas atividades são desenvolvidas por voluntários, pois não existem fundos para a manutenção destes comitês.

Se algum colega do Brasil tiver interesse em participar ou colaborar com algum destes comitês é favor escrever-me que eu o colocarei em contato com o Chairman, a fim de uma participação mais efetiva.

A IFOS sobrevive de modestas cotas anuais, pagas pelo seus membros e alguns subsídios do Ministério da Educação da Bélgica, que são suficientes para cobrir as despesas de seu escritório. A cada quatro anos, os Congressos Mundiais destinam 5% de sua arrecadação para a IFOS, e esta verba é destinada especificamente para a publicação do NEWSLETTER que é editada a cada dois meses e enviada a 20 mil ORL em todo o mundo.

Este "Boletim da IFOS" passará a ser publicado regularmente em nossa revista e deverá servir de ponte de comunicação dos otorrinolaringologistas brasileiros com a IFOS.

Correspondências para este "Boletim" poderão ser enviadas para:

OTACILIO LOPES FILHO
Brig. Faria Lima, 1.541 - cj. 5 - E
01451 - S. Paulo - SP
Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia