ISSN 1806-9312  
Domingo, 28 de Abril de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
2284 - Vol. 43 / Edição 3 / Período: Setembro - Dezembro de 1977
Seção: Notícias e Comentários Páginas: 272 a 273
Prof. Ângelo Mezze
Autor(es):
-

Em sessão Solene do Departamento de O.R.L. da Associação Paulista de Medicina e Cadeira de O.R.L. da Escola Paulista de Medicina de 6.7.77 foi prestada homenagem ao conhecido colega Prof. Angelo Mazza, falecido no ano que passou. Transcrevemos o discurso proferido pelo Prof. Mauricio Malavasi Ganança, na ocaso:

A otorrinolaringologia brasileira se veste de luto para prantear a irreparável perda de um de seus mais expressivos baluartes, o Professor Angelo Mazza.

Coube a nós representar todos os seus desolados discípulos, proferindo algumas breves e sentidas palavras de pesar, ao infausto ensejo de seu prematuro passamento.

Nosso sentimento não é menor do que o de seus desconsolados familiares e incontáveis amigos.

Todos que o conhecemos admiramos sua personalidade exemplar, de homem simples, modesto e tenaz trabalhador.

A par de seus indesmentíveis méritos como exímio especialista, seu desvelo e sua dedicação ao ensino da ORL, serão sempre lembrados por nós, privilegiados e gratos aprendizes.

Mas ora despertas reminiscências do longo e inolvidável convívio que desfrutamos, deparamo-nos sempre com seu constante desprendimento na transmissão de ensinamentos, sua inquietude científica e sua inflexível integridade.

Dentre suas bem sucedidas realizações, consideramos justo ressaltar uma em especial, a sua derradeira tarefa de ensino, representada pela organização e efetuação do Curso de ORL para o 6° ano do Curso Médico da EPM.

Nesta missão, graças ao seu extraordinário denodo, superou-se o mestre e obteve uma das maiores satisfações de sua vida, ao receber o entusiástico reconhecimento dos estudantes de Medicina pela qualidade do curso ministrado, considerado um dos melhores da EPM, graças particularmente à sua notável atuação.

Temos absoluta certeza de que se nos pudesse ouvir neste instante, ele se sentiria gratificado por termos nos lembrado deste seu expressivo feito, expressivo para ele e para todos nós.

Dr. Mazza viu-se no entanto, compelido a abandonar sua nobre incumbência de ensino, na qual concentrava todas as suas energias, por absoluta falta de condições de saúde, dia a dia mais comprometida, minada por um mal que o aproximaria do inevitável e sofrido fim.

Neste singelo preito de homenagem ao dileto professor e amigo, grande é a tristeza que sentimos em nossos corações.

Permanecerá em nossa mente, no entanto, como saudosa recordação do querido mestre, um verdadeiro mestre, o precioso acervo de muitas e inesquecíveis lições e conselhos, a apontar-nos, a nós seus alunos, a obrigatoriedade de continuar-lhe os passos com os mesmos honrosos ideais.
Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia