ISSN 1806-9312  
Segunda, 29 de Abril de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
2135 - Vol. 48 / Edição 1 / Período: Janeiro - Março de 1982
Seção: Artigos Originais Páginas: 07 a 09
APARELHO PARA AUDIÇÃO DA CRIANÇA
Autor(es):
EDUARDO SANTOS *


Figura 1


O aparelho que estamos apresentando foi desenvolvido para facilitar a determinação dos limiares audiométricos em crianças consideradas normais ou naqueles pacientes com alguma deficiência do intelecto nos quais se faz necessário técnicas especiais de condicionamento para obtenção dos limiares auditivos ou ainda em pacientes portadores de próteses otofônicas.

DESCRIÇÃO

O "Condicionador" é um aparelho assim chamado porque sua maior atividade é sentida na técnica de condicionamento da orientação reflexa condicionada (Conditioned Orientation Reflex-COR) de Suzukiee Ogiba, técnica esta já bastante conhecida, na qual utilizamos um reflexo incondicionado, o de orientação-investigação ao estímulo visual, e empregamos a seguir, como estímulo condicionante, um tom audiométrico ou em campo livre (amplificado) ou através dos fones, obtendo essa forma um reflexo de orientação para uma fonte ao mesmo tempo sonora e visual.

Classicamente conhecemos o Peep-Show, que é um dispositivo com cineminha que se move ao se apertar um botão; esse botão está ligado a um relé ao qual também estão ligados os fones ou o alto-falante e o relé está ligado ao audiômetro. A técnica do condicionamento aqui é a mesma, ou seja, consiste em ensinar a criança a apertar um interruptor logo que ouvir o som, a fim de projetar a imagem na tela; se o som não passar para os fones ela não conseguirá projetar a imagem.

O condicionador basicamente é uma variante do dispositivo de Dix e Hell Pike (Peep-Show) com algumas diferenças fundamentais, poderíamos até mesmo dizer que se trata de uma variante também do dispositivo de Suzukiee Ogiba. Entretanto este dispositivo funciona basicamente em estereofonia, com dois canais de saída colocados literalmente ao paciente de modo que possamos, em campo livre, observar as respostas isoladas dos dois ouvidos. Em resumo poderíamos dizer que se trata de uma mistura destes dois dispositivos. O condicionador (Fig. 1) consta de um sistema de relés interligado entre a fonte emissora de sons (audiômetro) e um dispositivo que chamamos de gratificante ou recompensador para a criança: "Brinquedos" (sistema de projeção ou cineminha e brinquedos sonoros ou outros brinquedos chamativos e atrativos para diversas faixas etárias). De modo que ao aplicarmos a técnica clássica de condicionamento, a criança, ao apertar o botão-resposta (Fig. 2), opta pelo cineminha ou pelo boneco, tendo-se dessa maneira uma opção para a mesma.



Figura 2



Dificilmente conseguimos realizar o exame audiométrico desde os limiares aéreos aos ósseos em ambos os ouvidos com um só tipo de resposta do paciente, já que o espírito irriquieto das crianças se torna mais aguçado, seja pela presença do médico ou técnico (pessoa estranha) ou mesmo do ambiente fechado de uma cabine audiométrica. Outra grande vantagem do condicionador é de ser um módulo único, dai podemos transferir, através do acionamento do botão ejetor de sinais do audiômetro o mesmo som emitido por ele. Este botão se localiza na parte traseira do módulo, de modo que com uma única mão (esquerda, no caso) acionamos o mesmo e emitimos determinado som sem freqüência e intensidade, previamente posicionado no audiômetro; com a outra, seguramos a mão da criança de modo a ensiná-la que ao ouvir aquele som bastará acionar aquele botão para que o boneco se mova ou apareça o cineminha. Faremos isto umas quatro ou cinco vezes até que a criança fique condicionada e compreenda o objetivo daquele ato, após isto podemos voltar para a parte externa da cabine propriamente dita e continuarmos emitindo os sons pelo ejetor de sinais do audiômetro. Outra grande vantagem do módulo é que dispõe de um sistema de alto-falante amplificado (campo livre) para a realização de exame em campo livre ou para a realização de exame audiométrico em pacientes portadores de prótese auditiva.

Descreveremos a seguir resumidamente as principais vantagens do condicionador em relação aos dispositivos destinados a este fim.

1 - Com a disponibilidade de duas opções diferentes (bonecos, carros, trens (6v), de acordo com a idade, sexo e preferências das crianças, ou cineminhas (1 10v) ambas interligadas ao audiômetro pelo mesmo sistema de relés, fornecemos à criança uma maior variante de respostas.

2 - Por estar acoplado ao sistema um dispositivo de alto-falante amplificado, podemos realizar além do condicionamento exame em campo livre e exames de pacientes portadores de prótese auditiva.

3 - O módulo é seguramente vedado de modo que a criança não tenha acesso ao sistema de relés ou a outro dispositivo como no usado pela técnica de condicionamento por autorama, por exemplo, em que além de só servir para pacientes do sexo masculino, às vezes fica apertando o acelerador com excesso de força, impedindo que o carrinho às vezes saia da pista ou mesmo que esta seja desmontada, além do fator espaço que o autorama ocupa.

4 - Possui um ejetor de sinais do audiômetro localizado no módulo o que permite a realização do exame apenas por uma pessoa, fator de suma importância tanto do ponto de vista de disponibilidade de um ajudante treinado para tal função ou mesmo pela distração da criança diante de outras pessoas.

5 - A última, uma das maiores vantagens do condicionador, é que ao verificarmos a literatura nacional ou mesmo consultando fontes como o Instituto Nacional da Propriedade Industrial e revendedores de aparelhos audiométricos verificamos que no Brasil não se fabrica um aparelho similar ao que estamos apresentando, o que faz com que tal aparelho (cujos componentes são totalmente nacionais) seja de baixo custo de revenda, fator que hoje podemos colocar como de importância capital visto o alto preço e as dificuldades de importação pela qual estamos e sempre estivemos envolvidos. Além disto, segundo informações de revendedores, podemos adiantar que uma variante do dispositivo de Suzukiee Ogiba fabricado na Itália (que no Brasil ainda temos alguns exemplares) deixou de ser produzido.





Endereço do Autor:
DR. EDUARDO SANTOS Av. Nazaré, 731
66000 - Belém - Pará

* Otorrinolaringologista do Centro Médico Educacional Audio Comunicação - Belém do Pará.
Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia