ISSN 1806-9312  
Terça, 16 de Abril de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
2017 - Vol. 61 / Edição 1 / Período: Janeiro - Fevereiro de 1995
Seção: Artigos Originais Páginas: 30 a 33
Cisto Nasolabial Bilateral
Autor(es):
Cláudio Cidade Golpes*,
Antônio Bartolomeu Dias Júnior**,
Celso Vidolin**,
Fábio Coêlho Alves Silveira***.

Palavras-chave: Cistos, congênito

Keywords: Bilateral Nasolabial Cyst

Resumo: Os cistos nasolabiais são raros, em torno de 0,3% de todos os cistos que acometem a região maxilar. Sua ocorrência bilateral é extremamente rara, com somente cerca de 10 casos descritos na literatura mundial. Caracterizam-se por uma tumoração flutuante na região do sulco nasolabial ao redorda asa o nariz, referente à porção ventral inferior do rebordo piriforme, causando uma elevação do lábio superior. Seu diagnóstico é feito basicamente pelo quadro clínico topográfico, pois os achados histopatológicos e citopatológicos têm pequena importância. A tomografia compuladorrzada e a ecografia revelam sua extensão às regiões circunvizinhas. São classificados entre os cistos fissurais, possuindo ampla sinonímia, sendo a denominação de cisto nasolabial o termo aparentemente mais adequado. Apresentamos 1 caso de ocorrência bilateral suas manifestações clínicas e terapêutica cirúrgica utilizada na sua remoção, através de via intra-oral, a qual permite ampla exposição.

Abstract: The nasolabial eysts are uncommon, and represent about 0,3% of all cysts described in the maxillary region. Its bilateral ocurrence is extremely rare, with only 10 cases described. Clinical features include the presence of a swelling next to the ala of the nose, wich is non-tender, well confined, smooth and fluctuating, that push the upper lip forwards. Clinical topographic aspects represents the most important criterion for the diagnosis, because the histopathologic and cytologic findings are of minor important for diagnostic purposes. Computed tomography and ecography serves to demonstrate the extension of the lesion into surrounding structures. They are classified among the fissura cysts, with a wide synonymia, beeing the term - nasolabial cyst the most adequate. We present a case with its clinical aspects and surgical therapy.

INTRODUÇÃO

Os cistos nasolabiais foram primeiramente descritos por Zukerrandl em 1882. Os cistos da região maxilar ocorrem com alguma freqüência, mas o nariz é raramente envolvido (0,3% dos casos). Possui ampla sinonímia como: cisto de Klestadt, cisto nasoalveolar, cisto mucóide congênito do rebordo narinário, etc. mas o termo cisto nasolabial é atualmente considerado o mais adequado.

O objetivo deste trabalho é apresentar um caso de ocorrência bilateral em um paciente masculino da raça branca, sua sintomatologia e tratamento cirúrgico. O cisto nasolabial é mais comum no sexo feminino (3,5:1), na raça negra e unilateral em 90% dos casos. Ocorre com maior frqüência entre a 4ª e 5ª décadas, localizando-se na porção ventral inferior do rebordo piriforme, anterior à maxila, sem acometer o osso, usualmente assintomático e causando, principalmente, alterações cosméticas.

DESCRIÇÃO DO CASO CLÍNICO

Paciente 33 anos, masculino, branco, motorista, apresentou-se com quadro de "inchaço" na face e nariz à esquerda há três anos, notando permanência de um "cisto" nesse local. Há 15 dias apresentou aumento do "inchaço" com dolorimento local e febrículas. Procurou especialista que o médicou com diclofenaco + clindamicina por sete dias, com regressão do quadro infeccioso/ínflamatório agudo, porém permanecendo o processo tumoral local.



Figura 1. Cisto nasolabial elcvando a asa do nariz à esquerda.



Figura 2. Pós-Operatório de uma semana.



Exame ORL: Tumoração em assoalho de cavidade nasal e região nasolabial esquerda, elevando a asa do nariz. Tratamento: Após punção com retirada de 5 ml de líquido viscoso, alaranjado, foi submetido a exérese cirúrgica sob anestesia geral por via intra-oral. Rompida a cápsula, com sua total retirada e laceração do assoalho de cavidade nasal esquerda, permaneceu com tamponamento anterior por 24 horas. Boa evolução. (Figs. 1 e 2). Exame anatomopatológico revelou parede de cavidade cística constituída de tecido, fibrovascularizado dissociado por focos de hemorragia recente. A face interna achava-se revestida por epitélio do tipo respiratório, e por camada endoteliforme compatível com cisto nasolabial esquerdo. Não foi identificado na época qualquer alteração significativa do lado direito.

Cinco anos após o paciente retornou ao serviço queixando-se de dor e edema na região da asa do nariz à direita e no lábio superior, febre 38°C, congestão nasal direita com 4 dias de evolução. Feito o diagnóstico clínico de cisto nasolabial direito infectado, iniciou-se tratamento clínico com amoxacilina. Paciente retornou na semana seguinte sem dor e com melhora do edema, porém persistia com tumoração cística no local. Exame ORL: Tumoração cística de +- 3,0 cm de diâmetro no assoalho da cavidade nasal à direita, elevando a asa do nariz e lábio superior. O paciente foi submetido à exérese cirúrgica do cisto, sob anestesia geral, através de uma incisão sublabial direita a partir do freio gengivo-labial superior, de +- 2 cm. Houve perfuração do cisto com saída de líquido viscoso escuro. A cápsula foi totalmente ressecada, estando pouco aderida aos tecidos adjacentes e fortemente colada ao assoalho nasal, onde houve pequena laceração. O paciente permaneceu com tamponamento anterior por 24 horas (Figs. 3 e 4). Exame anatomopatológico revelou parede de cavidade cística constituída de tecido fibrovascularizado, focos de gordura e hemorragia recente. A face interna achava-se revestida por epitélio ciliado (tipo respiratório) compatível com cisto nasolabial direito.

DISCUSSÃO

Os cistos nasolabiais classificados entre os cistos fissurais, presumivelmente derivam de uma invaginação do epitélio na região dos processos globular, nasal lateral e maxilares¹-³ sendo notados por uma tumoração facial ao nível da asa nasal e do lábio superior. Clinicamente caracterizam-se por uma tumoração na porção ventral-inferior do rebordo piriforme nasal, anterior ao corneto inferior. Na cavidade oral pode crescer ao nível do sulco gengivo-labial podendo ser primariamente notado por uma dificuldade no posicionamento de uma prótese dentária. Lateralmente estende-se à bochecha, por detrás da asa do nariz, deslocando o sulco nasolabial e empurrando o lábio superior para cima e parafora. Comumente o paciente procura serviço médico por ter notado uma deformidade facial.

Entre outros sinais e sintomas que podem ocorrer, incluem-se dolorimento local, obstrução nasal, quadro infeccioso que pode acarretar abrupto aumento da tumoração com sinais inflamatórios e infecciosos importantes, como no caso apresentado. Estes sinais levam o paciente a notar a presença do cisto.

O cisto situa-se sobre o osso, raramente leva a lesões osteolíticas, quando então pode extraordinariamente ocorrer acometimento do seio maxilar 4. É patologia que acomete quase exclusivamente partes moles, poupando os dentes dessa região 5. A ocorrência bilateral é rara 6.

A aspiração do conteúdo cístico na busca de cristais de colesterol, para diagnóstico diferencial com cistos odontogênicos, ou injeção de líquidos radiopacos tem valor acadêmico e aumenta desnecessariamente o risco de infecção. Seu diagnóstico diferencial deve ser feito com o cisto dermóide, alveolar mediano, palatino mediano, nasopalatino e globulomaxilar. Também um furúnculo do assoalho nasal não dever ser esquecido, pois pode confundir-se com um cisto nasolabial infectado, como ocorreu neste caso, quando da ocorrência da infecção no cisto do lado esquerdo e que nos foi encaminhado com suspeita diagnóstica de "furunculose" nasal, apesar do relato de "inchaço" na face e nariz há três anos, quando foi notada a permanência do cisto nesse local.

Distingue-se o cisto globulo maxilar do nasolabial pela sua origem no interior do osso. O exame radiológico que evidencia uma erosão óssea ao nível da fossa canina diferenciao do cisto nasolabial que apenas acomete partes moles 8 .

Histopatologicamente as paredes do cisto podem apresentar diferentes tipos de epitélio: escamoso simples, cubóide simples e o mais comum - o pseudoestratificado cilíndrico ciliado, que é o epitélio do tipo respiratório 9 . Essa variedade de apresentação pode ser atribuída à sua origem, pelas características pluripotenciais dos restos embrionários epiteliais, o que leva muitos autores a compararem-no aos cistos branquiais7.



Figura 3. Cisto nasolabial elevando a asa do nariz à direita.



Figura 4. Pós-Operatório de uma semana.



Pela apresentação e localização, o seu diagnóstico pode ser considerado quase que exclusivamente clínico-topográfico. O exame radiológico auxilia a evidenciar estruturas ósseas adjacentes intactas. A tomografia computadorizada permite uma melhor visualização das estruturas ósseas ao redor do cisto. A ecografia demonstra a presença de líquido no interior da cavidade e a exata dimensão da lesão. A secreção do conteúdo é de pouca valia devido a seus achados não uniformes.

Trata-se de patologia benigna, havendo apenas um relato de carcinoma derivado de um cisto nasolabial 5.

Devido à deformidade facial crescente, ao risco de infecção e sua seqüelas e à eventual ocorrência de dolorimento local, o paciente deve ser informado da necessidade de retirada cirúrgica do cisto. Esta é realizada por uma incisão intra-oral (Denker) sublabial ao nível da fossa incisiva, que proporciona uma ampla exposição, permitindo sua completa remoção. Cirurgia esta possível de ser realizada sob anestesia local, não tenda tendência a recidivas ¹°.

O cisto é exposto e separado das estruturas do tecido conectivo que o envolvem. Suas paredes tem íntima proximidade com a mucosa do assoalho da cavidade nasal 5,7 e na maior parte das vezes acarreta uma laceração do assoalho do nariz, como ocorreu neste caso nas duas cirurgias. Essa comunicação deve ser suturada com categute para evitar-se desenvolvimento da fístula oro-nasal.

Excessiva cicatrização em pacientes negros causando leve deformidade ao visual da asa do nariz e fístula oro-nasal temporária quando não for suturada a incisão gengival são as únicas complicações descritas 7 .

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

1. WARON, A. G. D.; LUND, V. J. - Clinical Rhinology 1st edition, Thieme Medical Publishers Inc. New York, 1990: 3.

2. HOTHNAM, S.; MARTIN, F.; PERMANETTER, W. - Die dysontogenetischen madianem owerkiferzysten. Laryng Rhinal Otol. 1985, 64: 331 - 334.

3. LANSON, W.; INGOLDMAN, J. - The Principles and Practice of Rhinology John Wily and Sous Inc. 1987: 700-701.

4. ATTERBURY, R. A.; VAZIRANI, S. J.; McNABB, W. J. - Nasoalveolar cysts Oral Surgery. 1961; 14 (7): 769 - 773.

5. B. ROED - PETERSON, DDS. - Nasolabial cysts. Br. J. Oral Surg. 1969; 7(2): 84-95.

6. BRANDÃO, G. S.; ELELING, H.; FARIA E SOUZA, I. - Bilateral nasolabial cyst. Oral Surgery 1974; 37: 480 - 484.

7. WASLSH-WARING, G. P. - Naso alveolar cysts: aetiology, presentation and treatment. J. Laryngol Otol 1967; 81: 263 - 276.

8. BONE, R. C. - Cystics lesions of the maxila - Laryngoscope 1972; 82: 308 - 320.

9. GRANCIMANS, K.; VAN ZANTEN, M. E. - Nasolabial cysts: Diagnosis mainly based topography? Rhinology 1983;21: 239-249.

10. KARMODY, C. S.; GALLACHER, J. C. - Nasoalveolar cysts. Ann Otol Rhino Laryngol 1972; 81: 278 - 283.

11. GOMES, C. C.; SAKANO, E. LEITÃO, S. R. M. C.; MIACHIR, M. C. L; MELO, R. R. G. - Cistos Nasolabiais. A Folha Médica (BR) 1992; 104(3): 69 - 73.




* Médico ORL do Instituto Penido Burnier, Professor Assistente Voluntário da Disciplina de ORL do Departamento de ORL/OFT da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP-SP.
** Residente R1 de Otorrinolaringologia do Instituto Penido Burnier.
*** Residente R2 de Otorrinolaringologia do Instituto Penido Burnier.

Endereço para conrrespondência: Dr. Cláudio Cidade Gomes - Clínica de ORL do Instituto Penido Burnier - Av. andrade Neves, 611 - Campinas - SP - CEP 13013-161 - Fone: (0912) 2.1027 - Fax (0192) 33.1265

Artigo recebido em 06 de junho de 1994.
Artigo aceito em 08 de agosto de 1994.
Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia