ISSN 1806-9312  
Sábado, 27 de Abril de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
2003 - Vol. 42 / Edição 3 / Período: Setembro - Dezembro de 1976
Seção: Artigos Originais Páginas: 217 a 221
PÓLIPO DERMÓIDE DA FARINGE (APRESENTAÇÃO DE UM CASO)
Autor(es):
* Ulisses Pinto Brandão
** Emmanuel Ponce de Leon
*** Hermes Cabral Gondim

Sendo os pólipos dermóides da faringe tumores congênitos de origem branquial (Segura et al. 1943) e considerados como restos embrionários (Warkany 1971), julgamos oportuna uma rápida revisão sobre a embriogênese da faringe.

É a porção cefálica do intestino anterior limitada cranialmente pela membrana bucofaringea e caudalmente pelo divertículo respiratório. Ela é revestida internamente por endoderma e será a faringe depois que de suas paredes se originarem a língua e a epiglote, além das bolsas branquiais e seus respectivos derivados. Sua luz, então reduzida e simplificada em sua configuração interna, forma a cavidade da faringe definitiva. Essas transformações ocorrem aproximadamente entre os dias 17.° e 35.° do desenvolvimento (Langmann 1970).

Apresentação do caso

D.F.B., uma criança com 8 meses de idade, do sexo masculino, branca e natural de São Boaventura, PB, deu entrada no Hospital Escola da Fundação Assistencial da Paraiba (FAP), trazida por sua genitora. Relatou a acompanhante que a criança aos 22 dias de nascida apresentou um caroço no lado esquerdo da boca, parecido com uma "bola de chicletes" e que desaparecia na deglutição para logo depois reaparecer. Informou que até aos 2 meses de idade o movimento do caroço provocava vômitos que só cediam quando o caroço ficava entre a língua e a bochecha esquerda. Acrescentou que aos 6 meses o caroço havia aumentado de volume e passou a provocar tosse e sufocação, principalmente durante o sono. Concluiu dizendo "a coisa vem se agravando e por isso resolvi procurar o hospital". Exame Otorrinolaringológico: dentes em evolução; amídalas hipertrofiadas críticas; faringe hiperemiada e presença de tumoração acinzentada, do tamanho de uma azeitona e com longo pedículo implantado justa-terço inferior do pilar anterior esquerdo da faringe. Fossas nasais e ouvidos de aspecto normal.

Em 26.10.1973 a criança foi operada sob anestesia geral, posição de Rosen, colocação de abridor de boca de Mc Ivor, apreensão do tumor com a pinça de Allis e secção do pedículo com amigdalótomo, seguido de eletro-cauterízação da base de implantação do mesmo (Fig. 1). 0 paciente recebeu alta 24 horas após a cirurgia e em boas condições físicas. Foi reexaminado 3 anos depois, apresentando-se perfeitamente curado.




FIG. 1. Detalhe do ato cirúrgico.



A peça cirúrgica era constituída por lesão polipóide pediculada medindo 2 x 1,5 cm de maiores eixos, de superfície externa discretamente rugosa e coloração róseo-esbranquiçada (Fig. 2). Consistência firme e elástica. Superfície de corte de mesma coloração e aspecto fibrilar (Fig. 3). Pedículo de inserção com 2,5 cm de comprimento e diâmetro de 0,4 cm.

Os cortes histológicos revelaram revestimento epitelial de tipo pavimentoso estratificado queratinizado, havendo papilas dérmicas bem caracterizadas. No plano subjacente, em meio a tecido conjuntivo denso não modelado; folículos pilosos e glândulas sebáceas, além de área fibroadiposa e glândulas sudoríparas (Fig. 4 e 5).



FIG. 2. A peça cirúrgica constituída por formação polipóide



FIG. 3. A formação polipóide aberta para mostrar seu aspecto interno.



FIG. 4. Microfotografia evidenciando as características estruturais de pólipo dermóide. H.E. 35X



FIG. 5. Microfotografia do pólipo dermóide em maior aumento, salientando as estruturas histológicas típicas da epiderme e da derme. H. E. 100X



Discussão

Há períodos críticos no desenvolvimento de um embrião, de um órgão ou de um tecido embrionário. Considera-se que durante tais períodos o embrião é mais sensível ás condições adversas. A sensibilidade pode ser devida ao fato de que nesses períodos críticos as modificações fundamentais que estão ocorrendo exigem uma perfeita correlação cronológica no processo do desenvolvimento (Hamilton et al. 1966).

Segundo Keith (1973), o período sensitivo das estruturas às interferências freqüentemente precede o estádio de seu desenvolvimento visível, posto que a diferenciação bioquímica ocorre antes da diferenciação morfológica.

Patten (1957) descreveu seis mecanismos que causam malformações congênitas: 1.° crescimento muito pequeno, 2.° ressorção muito pequena, 3.° excesso de ressorção, 4.° ressorção em local errado, 5.° crescimento normal em local anormal e 6.° crescimento excessivo de tecido ou estrutura. O caso apresentado exemplifica um crescimento normal em local impróprio.

Referindo-se aos teratomas, Needhan (1942) explica como sendo resultantes da liberação de evocadores de vários graus em tempo e locais onde eles não são normalmente liberados e persistência da competência em responder aos evocadores além do tempo no qual a competência é normalmente perdida.

Ao invés de epitélio tipo respiratório que normalmente reveste a faringe, a superfície do pólipo apresentou-se coberta por epitélio plano estratificado queratinizado. Um desajuste entre a intensidade de ação dos indutores e a competência prospectiva de células da porção cefálica do intestino posterior pode ser invocado como explicação para a formação do epitélio anômalo, dos folículos pilosos, das glândulas e, finalmente, de todo o pólipo dermóide.

Sumário

É apresentado um caso de pólipo dermóide localizado na faringe de uma criança de 8 meses de idade e do sexo masculino.

Depois de uma rápida revisão embriológica da faringe, é descrito o procedimento cirúrgico e são apresentados aspectos da macro e da microscopia, encerrando-se com discussão a respeito da etiopatologia

Summary

It is presented a case of dermoid tumor located in the pharynx of eight month male child.

After a quick embryologic revew of the pharynx, the surgery proceeding is described and aspects of the macro and microscopy of the congenital malformation are apresented, ending with a discussion on the etipathology.

REFERENCIAS

HAMILTON, W. J., Boyd, J. D. e Mossman, H. W. 1966. Embriologia humana. Inter-Médica. Buenos Aires :151.
LANGMANN, J. 1970. Embriologia módica. El Atheneu Editora :261-266.
MOORE, L. K. 1973. The Developing human - clinically oriented embriology. W. B. Seunders Company Philadelphia :116.
NEEDHAN, J. 1942. Biochemistry and morphogenesia. Cambridge University Presa. London.
PATTEN, B. M. 1957. Varying developing mechanisms in teratology. Pediatrics 19:734. SEGURA, V. E., Canuyt, G., Errecart. J. P. e dei Carril, V. A. 1943 Ottorrinolaringologla prSctica. Libreria Hachette S.A. Buenos Aires :159. WARKANY, J. 1971. Congenital malformation. Year Book Medica[ Publishers Inc. :1218.




ENDEREÇO DO AUTOR:

Rua - Estelíta Cruz, 275 58100- Campina Grande/PB

* Prof. Titular de Otorrinolaringologia da Fac. de Med. de C. Grande
** Prof. Titular de Patologia da Fac. de Med. de Campina Grande
*** Prof. Titular de Embriologia de Fac. de Med. de Campina Grande Avenida Juvência Arruda, 795- CEP 58.100- Campina Grande, PB
Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia