ISSN 1806-9312  
Segunda, 29 de Abril de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
1735 - Vol. 4 / Edição 6 / Período: Novembro - Dezembro de 1936
Seção: Trabalhos Originais Páginas: 1491 a 1510
CORPOS EXTRANHOS DAS VIAS AEREAS INFERIORES
Autor(es):
DR. ILDEU DUARTE.

CLINICA OTO-RINO-LARINGOLOGICA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE MINAS GERAIS SERVIÇO DO PROF. ILDEU DUARTE.

Para corresponder, até certo ponto ao honroso convite que esta Sociedade mandou á Belo Horizonte, pela palavra auctorizada do prezado colega Dr MARIO OTTONI DE REZENDE, lembramo-nos de apresentar ao Congresso que ora se reune, alguns casos de corpo extranho das vias aereas inferiores, cujo tratamento, em certos pacientes ofereceu dificuldades dignas de discussão mais detalhada.

1.° - BALA DO BRONQUIO DO LÓBO INFERIOR DIREITO.

I. . R., 4 anos e 8 mezes, natural de Abbadia (Oeste de Minas). Matricula n.° 3395, em 16-5-25, da Clinica da Santa Casa.

HIST. - Ha um mez e vinte dias, a pequena divertia em jogar para cima uma bala detonada e aparal-a na cavidade bucal. Numa das vezes, o projectil atravessa a garganta e desce para ao vias aereas inferiores, provocando forte acesso de sufocação e tosse, que deixam a creança extenuada. Dahi em deante, alem da tosse e expectoração, apresenta elevações termicas avultadas, perda de apetite e emagrecimento.

EXAME - Pelo exame clinico e radiologico verifica-se a existencia de um corpo extranho metalico obstruindo o bronquio do lóbo inferior direito, com atelectasia da zona pulmonar tributaria daquele bronquio e enfisema compensador do resto. Sombra cardiaca ligeiramente desviada para a direita.

Na manhã de 20-5-25, injecta-se 1/5 de miligramma de sulfato de atropina. Uma hora depois, passa-se um tubo de 5 mm. até o bronquio principal direito, em cujo prolongamento se vê um corpo extranho escuro, obliterando a luz do conducto de maneira completa, tal qual uma rolha no gargalo de uma garrafa. Por meio de um gancho, procura-se mobilizar o corpo extranho, o que é bem dificil, porquanto a superficie semieliptica do projectil, que está voltada para baixo, é lisa e escorregadia. Em dado momento, aplica-se uma pinça de garras, segura-se o corpo extranho e puxa-se, mas, na passagem pelo laringe, o projectil escapa das bordas da pinça e volta para sua séde primitiva. O trabalho endoscopico, que durou 30 minutos, é interrompido.

Quatro dias mais tarde, nova broncoscopia. Após varias tentativas mal sucedidas, compreendemos que o peso de 4 gramas e 50 (mais tarde verificado, muito contribuia para que o corpo extranho escapasse tantas vezes da pinça. Colocamos, então, a paciente em posição de.TRENDELEMBURG e conseguimos extrahir abala, depois de 1 hora e 12 minutos.

A intervenção é bem tolerada. Não se forma edema sub-glotico. A creança se restabelece rapidamente e obtem alta curada em poucos dias.

COMENTARIO - A estréa nas broncoscopias, segundo a técnica de JACKSON nos deixou uma impressão favoravel.

2.º - GRÃO DE CAFÉ DO BRONQUIO PRINCIPAL ESQUERDO

M. B. J. 2 anos e 8 mezes, residente em Coromandel (Triangulo Mineiro), matricula n.º 3501 da Clinica da Santa Casa, em 14-7-25.

HIST. - Ha um mez e onze dias, chupando Café maduro, engasga, aspira uma das metades, tem tosse e sufocação. Desde então, elevações térmicas, somno agitado. O corpo extranho é movel. Durante os acessos de tosse, ele é atirado de encontro as cordas vocais, o que produz um ruido tipico.

EXAME - Pelo exame clinico, nota-se bronquite e congestão da base á, direita. Raios X: Enfisema do pulmão direito. Provavel localização á esquerda.

Uma hora antes da intervenção, administra-se 1/5 de miligrama de atropina. Passa-se um broncoscopio de 5mm. Nota-se traqueite aguda. O corpo extranho é encontrado ocupando a luz do bronquio principal esquerdo. Aprisionado com a pinça de JACKSON para sementes, procede-se á extração, porém, ao nivel do laringe o grão de café escapa-se. Assim termina e ,primeira tentativa que dura 15 minutos. Não acorre dificuldade resp. nas horas que se seguem, mas, a creança é atormentada pelos acessos da sufocação e tosse

Julho, 22. Segunda broncoscopia. Após 25 minutos de tentativas, faz-se uma bôa "prise" e o corpo extranho é removido. Oito dias após, alta, curada.

3.º - TACHA AMERICANA DO RAMO DORSAL DO BRONQUIO DO LÓBO INFERIOR DIREITO;

R. S., 6 anos, Juiz de Fóra, n.° 4.699 em 2o-12-26.

HIST. - Ha um mez, brincando com uma tachinha, na boca, teve a pouca sorte de senti-la descer pela garganta, produzindo formidavel acesso de sufocação e tosse.

Após um diagnostico pouco aceitável de localização esofagiana, o pequeno é levado ao Rio, onde se fazem, sem resultado, duas tentativas de extracção. Depois da ultima sobreveio edema sub-glotico e subsequente traqueotomia. É assim que recebemos o paciente. Varios films, em antero-posterior e obliqua direita, alias muito nitidos, permitem que se veja o corpo extranho no bronquio do lóbo inferior direito.

No mesmo dia da consulta, pratica-se uma broncoscopia com o tubo de 6 mm., tendo se injectado uma hora antes, um pouco de morfina e atropina para combater os reflexos e a secreção. A canula traqueal é removida, mas o exame é feito "per vias naturales".

Com surpreza para todos, não se encontra o corpo extranho em nenhum dos bronquios aecessiveis. Por isso, interrompemos a endoscopia, que dura 16 minutos. Permite-se á creança um descanço de 10 minutos. Findos estes, passa-se um broncoscopio de 4 mm. sem o qual inspeccionamos as terminações bronquicas, mas, nada se encontra.

Fazem-se varias conjecturas: o corpo foi expelido mudou de localização, etc.

No dia seguinte, leva-se o paciente ao gabinete de Raios X. Em exposição antero-lateral, somada ás outras, a antero-posterior e obliqua, localizava-se, com precisão, o corpo extranho sobre a lingueta posterior do pulmão. A tacha americana devia estar no interior de um bronquio de segunda ordem. Foi justamente ai que encontramos, na segunda intervenção. Removel-o foi trabalho de 12 minutos. Dai em diante segue-se uma convalescença rapida, que termina pela cura.

COMENTARIO - Um exame radiologico deficiente desnorteia todos os medicos que trataram o paciente.

4.° - PONTE DE OURO DO BRONQUIO DO LÓBO INFERIOR.

S. A. M., 29 anos, casado residente em S. João d'El Rey. Numero 4.039 do Arquivo Particular, em 22-10-29.

HIST. - Hontem, pela manhã, seu dentista experimentava a estabilidade de uma ponte de ouro, quando em dado momento, ela salta da boca, desce pela garganta e penetra nas vias aereas inferiores. Imediatamente sobrevêm um acesso de tosse e escarros sanguinolentos. Não sentiu dôr, porem, os acessos de tosse se reproduziram, aparecendo um "chiado" no torax, semelhante ao da asma.

EXAME - Raios X - Corpo extranho metalico de cerca de uma polegada de comprimento situado no bronquio do lóbo inferior direito.

Broncoscopia sob anestesia local pela cocaína, tubo de 9 mm., Extração á pinça em 12 minutos, Tres dias depois, alta curado.

COMENTARIO - Tratava-se de um paciente com cicatrizes de lesões tuberculosas no terço superior do pulmão direito. Com a presença, e a extração do corpo extranho, houve uma reativação dos antigos fócos de tuberculose, que, afinal, foi dominada com um tratamento apropriado.

5.° - SEMENTE DE MELANCIA DA TRAQUÉA

Z. O. 4 anos, residente em Uberaba (Minas). N.° 3.067 do arquivo da Clinica oto-rino-laringologica da Faculdade de Medicina da U. M. G.

HIST. - Ha cinco dias, comendo melancia., engasgou com uma semente que provocou um acesso de tosse e sufocação muito demorado. Tudo faz acreditar que o corpo extranho tenha penetrado nas vias aereas inferiores. Desde então quando tosse, ouve-se um ruido típico de corpo extranho movei na traquéa. Pequenas elevações terminas. Somno agitado, Raios X: Não ha sinais de corpo extranho. Asa. José Ferolla.

Pela ausculta ouvem-se sibilos no pulmão direito.

28-12-29 - Uma hora após uma picada de pantopon e atropina, passa-se um tubo de 5 mm. na traquéa. Levada pela corrente respiratoria, a semente aproxima-se da extremidade do broncoscopio. Por meio de uma pinça chata, prende-se a semente e extrahe-se facilmente em 3 minutos. Nenhum acidente. Alta, dous dias depois.

6.° - GRAO DE MILHO DO BRONQUIO PRINCIPAL DIREITO

M. E. J., 4 anos, residente em Patos (Minas Geraes). N.° 3.444 do arquivo da Faculdade, em 29-3-30.

HIST. - Ha 18 dias, estando com a boca cheia de milho, fizeram-na rir. Com isto, deglutiu varios grãos e aspirou um deles, pois, foi presa de um forte acesso de tome e sufocação. Desde então, o somno é agitado, tosse e emagrecimento.

EXAME - Ratos X: Diminuição da expansibilidade torácica do lado direito; ligeira retracção do mediastino para o mesmo lado, durante a inspiração; obscurecimento do seio costo-frenico, tornando invisível a cupula do diafragma. Corpo extranho bronquico â direita. Ass. Dr. José Ferolla.

Exame clinico: bom estado geral. Ouve-se, nos acessos de tose, aquelle ruido tipico de corpo extranho movel.

Em 1-4-30, sob pantopon e atropina, broncoscopia como tubo de 5 mm. O grão de milho ocupa a luz do bronquio principal direito. Prende-se o mesmo com uma pinça chata e procede-se a extracção. Ao nivel do laringe, o corpo escapa e volta para o bronquio. Logo em seguida, passa-se de novo o tubo. Nota-se que o corpo extranho quasi foi dividido ao meio pela pressão exercida com a pinça sobre o mesmo. Por isso, encontram-se dificuldades em fazer uma nova "frise". Depois de algum trabalho, ora com o gancho, ora com a pinça, conseguimos remover a metade do grão de milho. Tempo: 40 minutos.

No dia 15-4-30, sob pantopon e atropina, broncoscopia com o tubo de 5 mm. A outra metade do corpo extranho está agora, mais em baixo, na luz do bronquio do lóbo inferior direito. Após varias tentativas de desprendimento com o gancho de KILLIAN, obtem-se uma bôa pega com a pinça de JACKSON e o corpo extranho é removido. 52 minutos de trabalho.

A creança tolera bem a intervenção. Alta, curada, seis dias depois. Vide quadro termico.

NOTA - Apesar de duas broncoscopias demoradas, não se observou complicação alguma.

7.º - GRÃO DE CAFÉ DO BRONQUIO DO LÓBO INFERIOR DIREITO.

J. S. A., 4 anos, residente em Piumhy (Minas). N.° 3.584 do Arquivo da Clinica Oto-rino-laringologica da Fac. de Medicina da U. M. G.

HIST. - Ha 33 dias, "enguliu" um grão de café maduro, quando brincava. Teve, logo, um acesso de tosse, expelindo uma metade do grão e a cutícula. Entretanto, continua a ter acessos de tosse e sufocação. Tem tido febre.

EXAME - Raios X: Retracção inspiratoria do mediastino para a direita, principalmente no terço inferior, Excursão frenica diminuida á direita. Corpa extranho a direita. Ass. José Ferolla..

Tosse com rufião tipico de corpo extranho movel nas vias aereas inferiores.

No mesmo dia, ás 10 horas, sob pantopon e atropina, broncoscopia com o tubo de 15 mm. Prende-se o corpo extranho como gancho de KILLIAN de encontro á extremidade do tubo e pratica-se á extracção. Duração: 15 minutos.

4-5-30 - Respirou mal á noite, mas dormiu. As tres horas da madrugada, aumentou a dispnéa, que melhorou a custa de aplicações quentes no pescoço. A dificuldade respiratoria prolonga-se durante o dia até a noite. Ha um pouco de tiragem supra esternal e das fossas supra claviculares. Comtudo, os labios estão roseos. Aplicações quentes no pescoço.

5-5-30 - Dormiu bem a noite, apesar de um pouco de dispnéa, que só hoje desapareceu.

7-5-30 - Alta, curado.

NOTA - Corpo extranho vegetal. Broncoscopia pouco demorada. Extracção simples. Dificuldade respiratoria que cessa espontaneamente.

8.° - GRÃO DE FEIJÃO DO BRONQUIO PRINCIPAL DIREITO.

E. G., 18 mezes, res. Diamantina. N.° 4.537 do Ser. Fac. em 11-10-30.

Ha cinco dias, pondo, na bocca, um punhado de grãos de feijão, sufocou, no momento em que a mãe procurava evitar qualquer acidente. Depois de 15 minutos de asfixia, a respiração normalizou-se. Vinte e quatro horas após, novo ataque de asfixia, que durou quatro horas Tem tido tosse periodica e a mãe conta que ouve um ruido de corpo extranho movel nas vias aereas inferiores.

EXAME - Creança de bôa aparencia, respirando bem. Temperatura 37. Pulso 94. Torax: - Diminuição do murmurio vesicular na base do pulmão direito. Radioscopia: - de pouco valor porque foi feita, por medico não radiologista.

Em 12-10-30 - Sem pantopon e atropina, broncoscopia com o tubo de 5 mm, Vê-se no bronquio principal direito um grão de feijão. "Prise" com a pinça em anel, de JACKSON. Ao transpôr o laringe, o corpo extranho escapa-se. Imediatamente passe-se, de novo, o tubo. A luz do bronquio direito está livre. Entretanto, no bronquio esquerdo, depara-se com uma metade do grão, que é logo apreendida com a pinça "side curve" e removida. A creança tolera bem a intervenção, cujo tempo não foi marcado.

Vinte e quatro horas depois, nota-se dispnéa que aumenta progressivamente. As tres da tarde, traqueotomia, sem anestesia, que corre bem e afasta a dificuldade respiratoria.

20-10-30 - Canula traqueal removida.

Uma semana depois, num acesso de tosse, elimina a outra metade do grão de feijão e se restabelece definitivamente.

NOTA - Traqueotomia por dificuldade respiratoria.

9.º - AGULHA DE MAQUINA DE COSTURA, DO BRONQUIO DO LÓBO INFERIOR DIREITO.

J. F., 4 1/2 anos, residente em Formiga (Minas). N.° 4.808 do Arquivo particular em 23-2-31.

HTST. - Ha dez dias, quando brincava com uma agulha de maquina de costura, na boca, sua irmãsinha lhe fez cocegas e a agulha desceu pela garganta, ocasionando um acesso muito forte de tosse, sem sufocação. Do acidente para cá, tem tido tosse e febre.

EXAME - Creança magra, mas, bem disposta. Não tem dispnéa. Raios X: Agulha de maquina de costura localizada no bronquio do lóbo inferior direito.

Em 26-2-31, na Clinica da Faculdade, sob pantopon e atropina, broncoscopia com o tubo de 5 mm. Examina-se o bronquio do lóbo inferior direito, onde não se vê corpo extranho. Existe, apenas, uma zona de congestão limitada, sinal de irritação. Procura-se a agulha em todos os outros bronquios, mas, nada, se encontra. Surpreendidos com o resultado do exame, retiramos o tubo, interrompendo a endoscopia, que durou meia hora.

A creança passa perfeitamente bem.

Quatro dias depois da broncoscopia, é levada ao gabinete de Raios X, onde verificamos, pela radioscopia ausencia de corpo extranho nas vias aereas e no tubo digestivo.

NOTA - Entre o primeiro exame radiologico e a broncoscopia, houve um intervalo de dous dias. Nesse meio tempo, o pequeno esteve fóra do Hospital em uma pensão, onde, por brincadeira, entrou em luta com um nutro menino. No correr da peleja, o primeiro recebe um impulso, dá varias cambalhotas, de modo que passa do quarto e se detem em uma varanda de nível um pouco mais baixo. Numa dessas reviravoltas saiu espontaneamente a agulha, que nunca foi encontrada.

10.° - SEMENTE DE MELANCIA DO BRONQUIO PRINCIPAL ESQUERDO

A. A. D., 2 anos e 5 mezes, residente em Dôres do Indahiá (Minas). N.º 6.214 da Clinica da Faculdade, em 20-1-32.

HIST. - Ha nove dias, ao comer um pedaço de melancia, engasga com uma semente, bem forte acesso de sufocação com tosse e expectoração mucosa.

EXAME - Creança muito irrequieta. Rinite aguda simples. Faringe normal. Raios X: Campos pulmonares íntegros. Nenhum sinal de corpo extranho.

Dia 21-1-32, sob pantopon e atropina, introdução de um broncoscopio de 5 mm. Encaminha-se o tubo para o bronquio principal direito, mas, ahi nada se encontra. Procurando á esquerda, vê-se uma semente Descura, que, apanhada com a pinça chata, é facilmente removida. O trabalho dura 3 minutos. A extração deu-se ás 6 horas da tarde.

22-1-32 - Dormiu toda a noite. Roje, pela manhã, ás 5 horas, dispnéa inspiratoria moderada, que aumenta ás 9 horas. Meia hora depois, traqueotomia, sem anestesia. Melhora prontamente.

23.1 - Passou bem.

25.1 - Canula removida.

Alta, a pedido, em bôas condições.

NOTA - Quinze horas e meda após a operação, traqueotomia para (corrigir dificuldade respiratoria.

11.° - SEMENTE DE "FRUTA DE BÓDE" DO BRONQUIO DIREITO

M. C. F., 8 anos, residente em Peçanha (Minas). N.° 5.417 do registro particular, em 1-6-32.

HIST. - Ha 19 dias, chupava laranja, tendo na boca uma semente de fruta de bóde. De repente engasga, deglute varios caroços de laranja e aspira a referida semente, o que determina forte acesso de asfixia, seguido de prostração. Em seguida. tosse seca, que, pouco a pouco, torna-se humida. Somno agitado. As vezes, acessos de dispnéa. Apetite mau.

EXAME - Creança normalmente desenvolvida, um pouco desinquieta. Ligeira rouquidão. Pulso 132. Temperatura 37.4 Resp. 33 por minuto.

Percussão e ausculta pouco informam. Bulhas cardíacas puras. Laringe normal.

Raios X: Atelectasia moderada do pulmão direito com desvio do mediastino e levantamento do diafragma, para o mesmo lado. Obstrucção bronquica é, direita.

2-6-32 - Na Clinica da Faculdade, sob pantopon e atropina, broncoscopia, às 10 horas e 10 minutos, com o tubo de 7 mm. Vê-se um corpo extranho esbranquiçado na entrada do bronquio direito. Como a semente é volumosa, usa-se a pinça de BRUNINGS propria para gesses casos, e que é bem maior do que a de JACKSON.

Tudo corre bem, mas, não se consegue atravessar o laringe com a semente, que apresenta, de fato um volume exagerado. Varias tentativas são feitas, de maneiras diversas, porém, cada vez que parte da semente é insinuada na luz do laringe, instala-se bloqueio respiratorio, de modo que o operador compreende que o paciente acorre risco de perder a vida, caso se proceda a uma experiencia mais ousada. Desiste-se, então, da remoção broncoscopica, mas, outra surpreza estava reservada. As garras da pinça de BRUNINGS penetraram de tal modo na semente que seus ramos não mais se afastavam. Creou-se uma situação angustiosa, pois, o desejo de puxar violentamente toda a aparelhagem era irresistivel, mas, temerario. A esta altura o broncoscopio já havia saido do laringe, quanto a pinça continuava na traquéa, com suas extremidades grudadas ao corpo extranho.

Para felicidade nossa, a pinga era desmontavel pela, sua extremidade proximal, de modo que, retirado o parafuso, desmontado o cabo e afastada a canula, tornou-se possivel a remoção do broncoscopio, já ficando, entretanto, a haste e as garras sobre a semente. Para se obter o desprendimento das mesmas, foi necesario expôr o laringe por meio do especulo, e, com uma pinça forte afastar as garras da superficie da semente. Alcançado este "desideratum", aproveitando a exposição do laringe, seguramos o corpo extranho com a pinça forte e puxamos, mas, não houve meios do mesmo atravessar o laringe. Todo esse trabalho durou 33 minutos.

A creança apresenta, em seguida, dificuldade respiratoria por edema sub-glotico. Por isso, praticou-se uma larga traqueotomia, sob anestesia local, atravez da qual se conseguiu, facilmente, remover a semente, num dos momentos em que, impulsionada pela tosse, ella veio ter á fenda operatoria.

A semente media 17 mm. x 10 mm.

Quatro dias depois a canula traqueal foi removida. 15-6-32 - Alta, curada.

12.° - COLCHETE DE PRESSÃO NO BRONQUIO DIREITO

M. E. V., 5 anos, residente em Ouro Preto. Clinica particular. N.° 7.362 do Serviço da Faculdade, em 10-10-32.

HIST. - Ha sete mezes, por ocasião de uma pequena epidemia de gripe, a menina adoeceu com sintomas de Congestão na base do pulmão direito. Com este diagnostico foi tratada pelo avô, que é medico. Passada a convalescença, notaram os paes que a pequena continuava a tossir e "chiava" como os asmaticos. Não tem emagrecido, não ha elevações termicas, o apetite é normal; apenas o somno tornou-se irrequieto.

Com o diagnostico de asma a menina é levada ao Prof. MELLO CAMPOS, que suspeitando da existencia de ganglios traqueo-bronquicos, pede uma radiografia. Com surpreza geral, a radiografia revela a existencia de um "macho" de colchete de pressão no bronquio principal direito.

Em 11-10-32, sob pantopon e atropina, broncoscopia com o tubo de 5 mm. Vimos, no bronquio do lóbo inferior direito, uma, granulação volumosa ocupando a maior parte da luz do mesmo. Com uma pinça apropriada, esgarçamos o tecido granuloso, até expôr o corpo extranho. Logo que ele se tornou bem visivel, é apanhado com uma pinça em anel e removido. Tempo 35 minutos.

Sequencias operatorias excelentes.

Em 20-10-32 - Alta, curada.

13.° - SEMENTE DE "SABÃO DE MACACO" DO BRONQUIO ESQUERDO.

N. J. O., 4 anos, residente em Contria (Minas). N.º 7.551 do Serviço da Faculdade, em 2-12-32.

HIST. - Ha cerca de cincoenta dias, ás dez horas da manhã, a menina teve uma forte sufocação e acesso de tosse. Somente ás quatro da tarde é que conseguiu explicar que havia "engulido uma frutinha". Ha dias em que passa bem, mas. continua a ter acessos de tosse e sufocação e muita "chiadeira" no peito.

EXAME - Paciente bem disposta. De vez em quando tosse convulsivamente, chora e fica incomodada. Percebe-se que ha um corpo extranho movei nas vias aereas inferiores. Pela inspecção e percussão do torax, nada de anormal, a não ser a impressão de que o hemitorax esquerdo não se expande tanto quanto o direito. Pela ausculta, nota-se que o murmurio vesicular é pouco audível á esquerda; ouve-se, em contraposição, uma respiração suplementar, ruidosa vicariante, á direita.

Raio X: Obstrucção bronquica, á, direita, ao contrario do achado clinico.

Em 7-12-32 - Sob pantopon e atropina, broncoscopia com o tubo de 5 m.m. Encontramos um corpo extranho, escuro, volumoso, redondo, obstruindo completamente a luz do bronquio principal. Imediatamente perde-se o corpo estranho por meio de uma pinça em anel, mas, não conseguimos transpôr o laringe, apezar de varias tentativas. Interrompe-se o trabalho que dura 17 minutos. Meia hora depois, sob novocaina a 1%, abrimos largamente a traquéa, por onde apanhamos a semente numa das vezes que veio ter á região sub-glotica com uma pinça de LUC.

Coloca-se uma canula traqueal.

Tudo corre bem e no fim de vinte dias, obtem alta, curada.

NOTA - Como em outro caso Já descrito, o corpo extranho aumenta de volume nos bronquios de modo que não foi possível miais atravessar o estreito laringêo.

14.° - GRÃO DE MILHO DO BROINQUIO PRINCIPAL ESQUERDO.

J. C., 7 anos, residente em Viçosa (Minas), N.º 9.331 do Serviço da Faculdade, em 26-12-33.

HIST. - Ha oito dias, brincava, pela manhã, com deus grãos de milho, na boca.. Ao dar um grito aspirou-os, ficando durante uma hora, dispneico e angustiado. Tem tosse frequente que é acompanhada de dispnéa. Alimentação sem dificuldade.


  




EXAME - Creança forte e muito rebelde a qualquer exame. Raios X: Sinais de obstrucção bronquica, á esquerda. Ass. Dr. Flavio Lisbôa.

No mesmo dia, ás 10 horas da manhã, sob pantopon e atropina, o assistente PAULO ALVIM faz uma broncoscopia do laringe, por ser a creança muito rebelde, ou por não ter ainda pratica de broncoscopias, mas, consegue passar o tubo e ver um corpo extranho esbranquiçado, obturando a luz do bronquio principal esquerdo, como uma rolha. Obtendo uma bôa "prise", faz a extração, porem, ao transpôr o laringe, com receio de perder o grão de milho aperta demasiadamente a pinça que secciona a porção central, mais mole, do mesmo. Com isto, o corpo extranho cae na faringe e é deglutido, sem que haja tempo de prendel-o. Vinte e quatro horas depois, é encontrado nas fézes. A intervenção durou 10 minutos.

As 2 horas da tarde, a Irmã enfermeira aviza que o pequeno não respirava bem. Ás 3 1/2, agrava-se o estado; tiragem acentuada. Traqueotomia, sob novocaina, pelo Dr. PAULO ALVIM.

29-12-33 - Raios X: nada mais se encontra de anormal.

Dahi em diante passa bem até obter alta, curado, em poucos dias.

NOTA - Edema sub-glotico determinado pela broncoscopia mal executada.

15.° - SEMENTE DE LARANJA DO BRONQUIO PRINCIPAL ESQUERDO.

T. F., 5 anos, residente á rua Diamantina em Bello Horizonte. N.° 10.523 d.o Serviço da Faculdade, em 8-8-34.

HIST. - Hontem, pouco depois do meio dia, a pequena estava chupando uma laranja e brincando com as companheiras. Em dado momento, engasga, com uma semente tem forte acesso de tosse e sufocação e fica arroxeada. De homem para hoje, passou a noite muito agitada, pois, quando se deitava, aparecia dispnéa. Tem tido muita tosse e elimina secreção espumosa pela boca.

EXAME - Creança febril, 38. 1 Respiração acelerada. Toses crouposa. Faringe normal. Não se faz exame clinico, nem radiologico, por qualquer motivo.

No mesmo dia, sob pantapon e atropina ás 10 e 20 da manhã, broncoscopia com o tubo de 5 mm. Vê-se um corpo extranho esbranquiçado, irregular, no bronquio principal esquerdo. Aprisionado com a pinça de JACKSON para sementes procede-se a extracção, que falha, porque, na travessia do laringe a mesma se desprende, de modo que nos labios da pinça só fica, a cutícula que reveste o grão. Duração 10 minutos. Permite-se um pequeno descanço á paciente e pratica-se outra broncoscopia com a qual se vê o corpo estranho no bronquio esquerdo. Ao colocar a pinça sobre o mesmo, gele escorrega e desaparece, não sendo mais visto. Duração 28 minutos.

Pouco depois dias broncoscopias, a menina começa a respirar mal e duas horas após, somos forçados a praticar uma traqueotomia, sob novocaina.

14-8-34 - Sob atropina, nova broncoscopia, ás 11 horas da manhã com 20 minutos de trabalho, conseguimos remover o corpo extranho, com a mesma pinça para sementes.

18-4-34 - Canula removida.

31-8-34 - Alta, curada.

NOTA - Edema sub-glotico produzido pela, broncoscopia.

16.° - BLÓCO DE OURO DO BRONQUIO DO LÓBO INFERIOR DIREITO.

E. V. C., mais ou meros 30 anos, residente em Petropolis (Estado do Rio). Matriculada no Serviço da Faculdade, em 8-8-34, sob n.° 10.541.

HIST. - No dia 24 de Julho, ao mastigar um pedaço de pão, engasga-se, tem um forte acesso de tosse, seguido de dispnéa e expectoração mucosa. A paciente sente-se mal, manda chamar o medico da família, que encontra um ponto suspeito no pulmão direito. Pelo exame radiografico constata-se a presença de um blóco metalico no bronquio principal direito. Transportada para o Rio, sofre lá, uma broncoscopia demorada, mas, por qualquer motivo, o corpo estranho não é removido.

EXAME - No dia 9, pela manhã radioscopia e radiografia. Verifica-se a existencia de um corpo extranho metalico, de 10 x 9 mm., localizado no bronquio do lóbo inferior do pulmão direito, 5 cms. acima, do diafragma e ao nivel da. 9ª, vertebra dorsal.

Dia 10 - Sob pantopon e atropina, e cocainização do laringe, broncoscopia com o tubo de 9 mm., até o bronquio do lóbo inferior direito. Ahi vê-se um fragmento de mucosa que se destacou do esporão da bifurcação bronquice e caiu dentro da luz do bronquio situado abaixo. Por meio de uma pinça, arrancamos o fragmento de mucosa. Após algumas aplicações de cocaina e adrenalina, começa-se a ver um corpo estranho escuro, no prolongamento do bronquio do lóbo inferior direito. Em seguida, por meio do ganho de KILLIAN, desloca-se o bloco para cima, prende-se o mesmo com a pinça de BRUNINGS e pratica-se a extração. Duração do trabalho: 13 minutos.

Dia 13 - Alta, curada.

17.º - GRÃO DE CAFÉ DO BRONQUIO PRINCIPAL DIREITO.

M. M. S., 2 anos e 8 mezes, residente em Caheté (Minas). N.° 10.616 do Serviço da Faculdade, em 27-8-34.

HIST. - No dia 24 do corrente, ás 8:30 da manhã, a pequena engasgara com um grão de café. Acode a progenitora e encontra a menina presa de forte acesso de tosse e sufocação, que durou meia hora. Dahi para cá tosse frequentemente e apresenta um "chiado" no peito, como se fosse bronquite. Muito desinquieta durante o somno.

EXAME - Raios X: Alem de um deslocamento da sombra cardíaca, para a esquerda, o radiologista nada mais menciona.

Dia 29-8-34 - Ás 10.45, injecção de pantopon e atropina. Uma hora depois, broncoscopia com o tubo de 15 mm. Encontra-se o corpo estranho no bronquio principal direito. "Prise" com a pinça de JACKSON, para sementes. Na passagem pelo laringe, o grão desprende-se e volta para o bronquio. Duração: 3 minutos, e que termina pela extracção com a mesma pinça.

Vinte e quatro horas após, dificuldade respiratoria. O assistente PAULO ALVIM vê-se abrigado a abrir a traquéa, o que faz sob novocaina.

Dous dias depois, remove-se a canula traqueal.

A 3-9-34, alta da enfermaria. Depois, alta, curada.

NOTA - Dificuldade respiratoria 24 horas após a intervenção.

18.° - GRÃO DE FEIJÃO DO BRONQUIO PRINCIPAL DIREITO.

L. V. S., 11 meses e 27 dias, residente á rua Fructal em Bello Horizonte. N.° 10.720 do Serviço da Faculdade, em 13-9-34.

HIST. - No dia 11, ás 10:40 da manhã, quando brincava, levou um objecto á boca e teve, imediatamente, um acesso de sufocação. Desde então, os acessos repetem-se com intervalos, deixando a creança abatida.

EXAME - Paciente abatida. Polipnéa. Temperatura 36. 8 Pulso 138. Raios X. Obscurecimento homogêneo de todo o hemitorax direito. Acentuado desvio do mediastino para o mesmo lado. Pulmão esquerdo normal. Conclusão: obstrucção do bronquio principal direito.

Dia 14-9-34, sem pantopon e atropina, broncoscopia com o tubo de 4 mm. Corpo extranho obturando completamente o bronquio direito na sua entrada. "Prise" com a pinça para sementes. Ao transpôr o laringe, o grão de feijão parte-se, deixando a quarta parte dele nos labios da pinça, que é retirada com o tubo. Duração: 8 minutos.

Nova broncoscopia, após um pequeno descanço. O corpo extranho está no mesmo bronquio. Apanhado com a pinça "side curved" de JACKSON, é trazido com o tubo, mas, encrava-se no laringe, produzindo uma seria crise de asfixia. Para evitar a morte, expôs-se rapidamente o laringe com o especulo e empurra-se o grão de feijão para baixo caem um tubo de MOSHER, que se deixa algum tempo entre as cordas vocais afim doe permitir a respiração. Esta broncoscopia durou 6 minutos.

Quando nos preparavamos para a terceira broncoscopia, a creança começa a ficar cianosada, e os movimentos respiratorios tornam-se lentos. Em vista deste quadro alarmante, passamos rapidamente o broncoscopio e encontramos a metade do grão de feijão deitado transversalmente sobre a carina. Levando a mesma para a luz do bronquio direito, aprisionamol-a e praticamos a extracção em 4 minutos. Logo depois a respiração, que já estava lenta, cessa por completo. Passa-se, de novo, o broncoscopio, mas, não se vê a. outra metade do corpo extranho, nem no bronquio direto e nem no esquerdo. Inicia-se, então, a respiração artificial, com o broncoscopio na traquéa. Emquanto se executam essas manobras, injetamos oleo canforado, ater e adrenalina, porem, a respiração não ele restabelece e a creança morre sobre a mesa.

NOTA - Houve uma imprudência. lamentavel no caso, pois, uma broncoscopia de mais de quinze minutos, em creança de baixo edade, torna-se um perigo. Após a primeira, que durou 8 minutos, deviamos ter interrompido o trabalho.

Como se deu a morte? No fim da segunda broncoscopia, o corpo extranho velo encravar-se no laringe. Foi, então, empurrado para baixo, por meio do tubo de emergência de MOSHER. Nessa ocasião, o grão de feijão, já desprovido de uma quarta parte, que saiu na primeira tentativa, abriu-se ao meio. Uma das metades foi apanhada, na vizinhança da carina, e extraída. A outra metade penetrou no prolongamento do bronquio esquerdo, fechando a unica via livre para a respiração, porquanto ã direita, vimos trela radiografia, a atelectasia era total. Privada da respiração e extenuada pelas broncoscopias, não resistiu.

Tratando-se de um primogenito e de um insucesso, não propuzemos a autopsia.

19.º- SEMENTE DE MELANCIA DA TRAQUÉA.

M. J. C., 2 anos e 2 mezes, residente em Igarapé (Minas), matriculada no Serviço da Faculdade, em 12-12-34, sob o n.º 11.163.

HIST. - Ante-hontem, ao meio dia, a pequena poz, na boca, um punhado de sementes de melancia. Imediatamente foi presa de um acesso de tosse e sufocação, tendo, provavelmente, aspirada uma delas. Os acessos de tosse continuam; eis porque é trazida á Clinica.

EXAME - Creança um pouco dispneica. Raios X: Desvio moderado do mediastino para a direita. Ass. José Ferolla.

Dia 13-12-34, ás 10:30, sem pantopon e atropina, broncoscopia cm o tubo de 5 mm. Semente de melancia movel, na traquéa. Pinçamento e extração. Duração: 5 minutos.

Dispnéa moderada no resto do dia.

14. 12 - Tossiu muito á noite; ás vezes, ficava um pouco asfixiada. Hoje, ás 9. 20 da manhã, traqueotomia, sob novocaina, pelo assistente GASTAO BHERING.

18.12 - Remoção da canula traqueal.

22.12 - Alta, curada.

NOTA - Duração da broncoscopia, 5 minutos. Apezar disso, dificuldade respiratoria, que exigiu traqueotomia, 23 horas depois.

20.° - ASSOBIO DO BRONQUIO PRINCIPAL DIREITO.

J, J. S., 12 anos, residente á rua Flôr de Lys em Bello Horizonte. N.º 11. 386 do Serviço da Faculdade, em 28-1-35.

HIST. - Ha tres dias, tendo, na bocca, um assobio dos que vêm nas chupêtas de borracha, aspirou-o, acidentalmente. Além de ligeiro acesso de tosse, tido na ocasião, começou a notar certo embaraço na respiração.

EXAME - Quando o paciente tosse, ouve-se, muito bem, o assobio funcionar. Laringe normal. Raios X: O radiologista não divisou o corpo extranho; mandou dizer que nada havia nos bronquios. Entretanto, examinando-se o "film" com bôa vontade, descobre-se o assobio na entrada do bronquio principal direito.

31-1-35 - Sob pantopon e atropina, broncoscopia com o tubo de 7 mm. e extracção do corpo estranho com a pinça de BRUNINGS, para sementes. Duração: 12 minutos.

1-2-35 - Bem. Alta, curado.

NOTA - È necessario ater certo cuidado com os radiologistas. Em verdade, ao clínico, qualquer que ele seja, compete dar a ultima palavra sobre os chamados exames acessorios.

21.° - TAMPA DE LAPISEIRA DO BRONQUIO PRINCIPAL ESQUERDO.

S. A. S., 8 anos, residente á rua Jacuhy, s/n, em Bello Horizonte. N.° 12.195 do Serviço da Faculdade, em 10-7-35.

HIST. - Hontem, ás 6 1/2 da tarde, tinha na boca uma lapiseira quando, um dos irmãos, por brincadeira, torce-lhe um dos braços. Não resistindo á dôr grita e a tampe, da lapiseira desce pela garganta e é aspirada para as vias aereas inferiores. Aflicto e meio asfixiado é levado ao Pronto Socorro, de onde o enviam para a Clinica da Faculdade.

EXAME - Paciente bem disposto, respirando calmamente. Raios X: Pulmão esquerdo em atelectasia; mediastino desviado para a esquerda. Corpo extranho volumoso, metalico, obstruindo completamente o bronquio principal esquerdo. Ass, José Ferolla.

Dia 10-7-35 - Sob pantopon e atropina, ás 11. 30, broncoscopia com o tubo de 6 mm. Corpo extranho 8co, fechando o bronquio esquerdo. Pinça recta de JACKSON. Extração em 10 minutos.

12-7-35 - Alta, curado.

CONCLUSÕES

1.º - São vinte e um casos de corpo extranho dos bronquios e da traquéa. Em um deles, deu-se a eliminação espontanea; é o caso da agulha de maquinas de costura.

2.º- Em vinte casos, tivemos um obito. Caso da pequena de 11 mezes em que o grão de feijão dividiu-se em duas metades

3.° - Dos 20 corpos extranhos, 13 eram sementes de vegetais e 7 objectos metalicos. Nestes, não se observou irritação nociva dos conductos aereos. Dos 13 grãos de vegetais, houve embaraço respiratorio em 9 casos. Destes, 7 sofreram a abertura da traquéa e 2 se restabeleceram sem ela.

4.° - Os corpos extranhos vegetais das vias aereas inferiores são perigosos pela irritação que determinam na mucosa, pelas dificuldades da sua extração e pela facilidade com que se desenvolvem embaraços respiratorios, que ás vezes, ameaçam a vida.
Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia