ISSN 1806-9312  
Domingo, 28 de Abril de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
1595 - Vol. 39 / Edição 1 / Período: Janeiro - Abril de 1973
Seção: Trabalhos Originais Páginas: 59 a 60
Considerações sobre o Esofagoscópio óptico "Universal" Storz*
Autor(es):
Edgard Nadra Ary**

Resumo: O autor descreve sua experiência com o esofagoscópio óptico "universal" Storz, dando ênfase principalmente a uma modificação na extremidade do aparelho, para permitir ultrapassar com maior facilidade o estreitamento cricofaringeo.

Introdução

O esofagoscópio Storz1, é um excelente aparelho para o exame, fotografia e diagnóstico das doenças do esôfago. Vimos usando-o desde 1967, com excelentes resultados. Inicialmente, tivemos dificuldade de ultrapassar o estreitamento cricofaringeo, devido a ponta muito larga e obtusa do aparelho e pela baixa estatura dos pacientes do nordeste. Verificamos que esta dificuldade não era devido ao diâmetro do tubo (11 mm), pois o esofagoscópio de Haslinger apesar de ter um maior diâmetro (12 mm), passa pelo cricofaringeo com facilidade. A extremidade do esofagoscópio de Haslinger é, em realidade, o modelo de eleição2. Pela sua característica, de forma parecida a de uma raquete, é possível evitar acidentes, sobretudo durante a passagem através do estreitamento cricofaringeo2.

No presente trabalho, relataremos nossa casuística e as alterações realizadas na extremidade do aparelho, para facilitar a execução do exame.

Material

Realizamos 70 esofagoscopias para o diagnóstico das moléstias do esôfago, excluindo os casos de corpo estranho, sendo 24 executados com o esofagoscópio Storz original e 46 com o modificado. Usamos geralmente a anestesia geral, com barbitúrico e relaxante muscular de ação rápida. Documentamos 23 casos, com Slides coloridos, filme Ektachrome-x 64 ASA, obtendo ótimo resultado. A insuflação de ar, permite expor melhor a mucosa, facilitando a visualização durante o exame.

Alterações da extremidade do aparelho

Há 3 anos, modificamos a extremidade do esofagoscópio "universal" Storz, tornando-a mais aguda, imitando a do esofagoscópio de Haslinger e permitindo, portanto, ultrapassar o estreitamento cricofaringeo sem dificuldade. (Fig. 1).

Esta modificação aumenta a área de superfície de mucosa exposta, provocando um déficit de iluminação na parte proximal da mesma. Foi necessário realizar o encurtamento do tubo de quartzo, permitindo uma iluminação uniforme de toda a área exposta.



FIG. 1 - Extremidade dos 3 esofagoscópios, que da esquerda para a direita, são os seguintes: a) Esofagoscópio "universal" Storz original. b) Esofagoscópio de Haslinger. c) Esofagoscópio "universal" Storz modificado.



Conclusões

Com a modificação descrita, temos ultrapassado o esfíncter cricofaríngeo, com maior facilidade e segurança, em todos os casos. O exame é de excelente qualidade, permitindo a visualização, fotografia e biópsia, sem a menor dificuldade.

Summary

The author describe his experience with the optical esophagoscope "universal" Storz and relate a modification in the extremity of the apparatus, to facilitate the cross through the cricopharyngeal pinching.


Referências

1 . Schwab. schönteld. - Erfahrungen über farbphotographische Unterscuchungen in der Speiserohre. mit eivem neuen Photo-Oesophagoskop. Zeitschrift f. Laryngologie, Rhinologie, Otologie, 37.
Jahrg., Heft 4, 1958. S. 261-267.
2. Terracol, J. and Sweet, R. H. - Diseasei of the Esophagus. Philadelphia, W. B. Saunders Co., 1958.




* Trabalho apresentado no XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE BRONCOESOFAGOLOGIA.
** Professor Assistente da Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará. Médico da Clínica de Endoscopia e Cirurgia Digestiva Dr. Edgard Nadra Ary.60
Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia