ISSN 1806-9312  
Sexta, 19 de Abril de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
15 - Vol. 20 / Edição 2 / Período: Março - Abril de 1952
Seção: Várias Páginas: 67 a 68
Várias
Autor(es):
-

Federação Brasileira das Sociedades de Oto-Rino-Laringologia e Bronco-Esofagologia

1.ª REUNIÃO ANUAL - 4 a 6 de Julho de 1952 - Rio de Janeiro

O 3.º Congresso Brasileiro de O. R. L. reunido em julho de 1951 na cidade de São Paulo deliberou, por unanimidade, dar a Federação a incumbencia de promover reuniões anuais, visando além do crescente intercambio cientifico a maior aproximação entre os especialistas brasileiros. Escolhida naquela oportunidade a cidade do Rio de janeiro para a 1.ª reunião resolveu o Conselho Diretor da Federação efetuá-la de 4 a 6 de julho proximo, para cujo exito conta com a indispensavel presença do maior numero possivel de especialistas de todos os Estados. Será obedecido o seguinte programa:

Dia 4 (6.ª feira) - 9 horas - No anfiteatro do Instituto de Neurologia da Universidade do Brasil.

1.º tema: Criterio da indicação cirurgica na otorréa cronica. Relator: Dr. José Eugenio Rezende Barbosa (S. Paulo) - 30 minutos; Co-relator: Dr. Arthur Moura (Pernambuco) - 15 minutos, e Dr. Lima Neto (Minas Gerais) - 15 minutos.

10 horas - Temas corretatos e discussão - (Cada orador não excederá o limite de 5 minutos).

Dia 5 (sabado) - 9 horas - Mesmo local.

2.º tema: Hemorragias em Oto-Rino-Laringologia - Relator: Prof. Carlos Moraes (Bahia) - 30 minutos; Co-relator: Dr. Rafael da Nova (S. Paulo) - 15 minutos, e Dr. José Almeida Rebouças (E. Santo) - 15 minutos.

10 horas - Temas corretatos e discussão - (Cada orador não excederá o limite de 5 minutos).

A Federação promoverá pequenos cursos de carater pratico durante as tardes de 4 e 5 de julho e solicitará dos diversos Serviços de Oto-Rino-Laringologia dos Hospitais a permissão de breve estagio para os especialistas das cidades do interior que o desejarem, em atenção ao esfôrço que representa a ausencia de atividades particulares afim de comparecerem á reunião.

O programa social será cuidado com o maior interesse tendo em vista a exiguidade dos dias e o seu melhor aproveitamento.

No sentido de facilitar o transporte e a hospedagem nos hoteis está autorizada a Exprinter Brasil Turismo Ltda., a tomar a seu cargo a incumbencia.

A taxa de inscrição será de Cr$ 100,00.

Informações: Aloysio Novis (Secretario do Exterior) - Rua Tobias Amaral, 65 - Ascurra - Cosme Velho; José Kós (Secretario do Interior) - Rua Santa Clara, 335 - Copacabana.

Premio Alexandre Del Rio

O Juri constituído pelos Prof. O. Insaurralde (Paraguai), P. Regules (Uruguai) e O. Raffo (Perú), deliberou outorgar o premio Alexandre Del Rio, correspondente ao bienio 1946/47, ao trabalho "O Sindrome de Endosimpatóse Faringéa", de autoria do Prof. Eduardo Casteran e do Dr. Juan Montero, publicado na "Revista chilena de Otorrinolaringologia", e, o correspondente ao bienio 1948/49, ao trabalho "Laringites Obstrutivas na Infancia", do qual é autor o Dr. Bergaglia, publicado na "Revista argentina de O.R.L.".

O premio Alexandre Dei Rio, como todos sabem, é patrocinado pelos Congressos Latino-Americanos de O.R.L., e foi creado em homenagem ao destacado otorrinólogo chileno Prof. Dei Rio e é conferido por um Juri internacional e tem como finalidade estimular a investigação dessas disciplinas cientificas na America Latina. Muito em breve a Comissão administradora do premio Del Rio dará a conhecer, ao abrir a inscrição para o bienio 1950/51, as condições de acôrdo com as sugestões feitas por ocasião do 2º Congresso Latino-Americano de O.R.L. e B.E. realizado recentemente em São Paulo.

A "Revista Brasileira de O.R.L.", felicitando calorosamente os autores premiados, aproveita a oportunidade para prestar uma especial homenagem ao Prof. Eduardo Casteran, pela merecida distinção alcançada, que não é mais que uma justissima recompensa pela sua grande dedicação aos estudos medicos e aos doentes, como tambem pela sua dinamica atividade em todos os setores da especialidade. Ao grande Professor argentino e Titular da Secretaria Permanente dos Congresso Latino-Americanos de O.R.L. e B.E., os abraços cordiais dos diretõres desta revista.
Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia