Federação Brasileira das Sociedades de Oto-Rino-Laringologia e Bronco-Esofagologia
1.ª REUNIÃO ANUAL - 4 a 6 de Julho de 1952 - Rio de Janeiro
O 3.º Congresso Brasileiro de O. R. L. reunido em julho de 1951 na cidade de São Paulo deliberou, por unanimidade, dar a Federação a incumbencia de promover reuniões anuais, visando além do crescente intercambio cientifico a maior aproximação entre os especialistas brasileiros. Escolhida naquela oportunidade a cidade do Rio de janeiro para a 1.ª reunião resolveu o Conselho Diretor da Federação efetuá-la de 4 a 6 de julho proximo, para cujo exito conta com a indispensavel presença do maior numero possivel de especialistas de todos os Estados. Será obedecido o seguinte programa:
Dia 4 (6.ª feira) - 9 horas - No anfiteatro do Instituto de Neurologia da Universidade do Brasil.
1.º tema: Criterio da indicação cirurgica na otorréa cronica. Relator: Dr. José Eugenio Rezende Barbosa (S. Paulo) - 30 minutos; Co-relator: Dr. Arthur Moura (Pernambuco) - 15 minutos, e Dr. Lima Neto (Minas Gerais) - 15 minutos.
10 horas - Temas corretatos e discussão - (Cada orador não excederá o limite de 5 minutos).
Dia 5 (sabado) - 9 horas - Mesmo local.
2.º tema: Hemorragias em Oto-Rino-Laringologia - Relator: Prof. Carlos Moraes (Bahia) - 30 minutos; Co-relator: Dr. Rafael da Nova (S. Paulo) - 15 minutos, e Dr. José Almeida Rebouças (E. Santo) - 15 minutos.
10 horas - Temas corretatos e discussão - (Cada orador não excederá o limite de 5 minutos).
A Federação promoverá pequenos cursos de carater pratico durante as tardes de 4 e 5 de julho e solicitará dos diversos Serviços de Oto-Rino-Laringologia dos Hospitais a permissão de breve estagio para os especialistas das cidades do interior que o desejarem, em atenção ao esfôrço que representa a ausencia de atividades particulares afim de comparecerem á reunião.
O programa social será cuidado com o maior interesse tendo em vista a exiguidade dos dias e o seu melhor aproveitamento.
No sentido de facilitar o transporte e a hospedagem nos hoteis está autorizada a Exprinter Brasil Turismo Ltda., a tomar a seu cargo a incumbencia.
A taxa de inscrição será de Cr$ 100,00.
Informações: Aloysio Novis (Secretario do Exterior) - Rua Tobias Amaral, 65 - Ascurra - Cosme Velho; José Kós (Secretario do Interior) - Rua Santa Clara, 335 - Copacabana.
Premio Alexandre Del Rio
O Juri constituído pelos Prof. O. Insaurralde (Paraguai), P. Regules (Uruguai) e O. Raffo (Perú), deliberou outorgar o premio Alexandre Del Rio, correspondente ao bienio 1946/47, ao trabalho "O Sindrome de Endosimpatóse Faringéa", de autoria do Prof. Eduardo Casteran e do Dr. Juan Montero, publicado na "Revista chilena de Otorrinolaringologia", e, o correspondente ao bienio 1948/49, ao trabalho "Laringites Obstrutivas na Infancia", do qual é autor o Dr. Bergaglia, publicado na "Revista argentina de O.R.L.".
O premio Alexandre Dei Rio, como todos sabem, é patrocinado pelos Congressos Latino-Americanos de O.R.L., e foi creado em homenagem ao destacado otorrinólogo chileno Prof. Dei Rio e é conferido por um Juri internacional e tem como finalidade estimular a investigação dessas disciplinas cientificas na America Latina. Muito em breve a Comissão administradora do premio Del Rio dará a conhecer, ao abrir a inscrição para o bienio 1950/51, as condições de acôrdo com as sugestões feitas por ocasião do 2º Congresso Latino-Americano de O.R.L. e B.E. realizado recentemente em São Paulo.
A "Revista Brasileira de O.R.L.", felicitando calorosamente os autores premiados, aproveita a oportunidade para prestar uma especial homenagem ao Prof. Eduardo Casteran, pela merecida distinção alcançada, que não é mais que uma justissima recompensa pela sua grande dedicação aos estudos medicos e aos doentes, como tambem pela sua dinamica atividade em todos os setores da especialidade. Ao grande Professor argentino e Titular da Secretaria Permanente dos Congresso Latino-Americanos de O.R.L. e B.E., os abraços cordiais dos diretõres desta revista.
|