ISSN 1806-9312  
Segunda, 29 de Abril de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
1483 - Vol. 4 / Edição 5 / Período: Setembro - Outubro de 1936
Seção: Trabalhos Originais Páginas: 641 a 644
OPERAÇÃO RADICAL DO OUVIDO MEDIO; A OPERAÇÃO DE THIES
Autor(es):
DR. FRIEDRICH MÜLLER

Geralmente torna-se o medico tanto mais cauteloso e reservado na indicação e efetuação de intervenções cirurgicas, quanto maior fôr sua experiencia. Certamente muitos colegas tiveram, como nós tivemos, ocasião de serem desapontados pelo resultado de uma operação radical do ouvido médio, não correspondendo a alteração patologica encontrada á gravidade da intervenção procedida e aos sofrimentos consequentes para o paciente.

Tais factos nos levaram a proceder ha muitos anos com muita cautela, quando da indicação da operação radical pelo que nos foi possível curar clinicamente muitos casos do genero, desde que o doente tivesse perseverança no tratamento.

Nestes casos tratava-se de otite média cronica com perfurações nos quadrantes antero-superior e postero-superior com frequente formação simultânea de polipos e ás vezes com purgação com mau cheiro.

Um certo numero dentre eles resistia tenazmente a todo o tratamento encontrando-se aí um pús de odor caraterístico, semelhante ao cheiro que costumam exalar os acúmulos de lixo velho e de detritos, proveniente de processos de decomposição produzidos por micróbios específicos da putrefação. E justamente para tais casos isentos de qualquer complicação (cefalalgias, tonturas) que se recomenda a operação conservadora por via do conduto auditivo externo.

Neumann falou em 1904 como primeiro sobre esta operação; quatro anos mais tarde, na 7.a reunião da Sociedade Alemã de Otologia em 1908, Friedrich Thies, de Leipzig, tomando parte na discussão sobre os relatórios de Kõrner e Scheibe falou sobre 25 casos de otite média cronica, curados por ele e seu irmão Karl Thies segundo um método cirurgico especial. Nestes casos de otite média cronica supurada havia sempre afecção do atito e do antro, sendo infrutíferos os tratamentos clinicos, tais como secagem e lavagem da caixa do timpano assepticamente e do atito com alcool. Excluiam-se de antemão os casos com sinais típicos de adoecimento da mastoide : sensibilidade do osso ao tacto, intumescimento das partes moles suprajacentes, etc.

Liberta-se a parede superior e a parte superior da parede posterior do conduto auditivo externo ósseo das cobertas membranosas, tornando assim mais clara a disposição da região. Em seguida remove-se por meio do cinzel a parede lateral do atito. Martelo e bigorna, postos assim a descoberto, poderão ser retirados com facilidade o que entretanto é de se evitar, pois estes dois ossiculos devem ser conservados enquanto possivel, tanto mais, se a acuidade auditiva fôr relativamente boa.

Esta operação nos casos acima referidos será ainda insuficiente. Thies então recomenda efetua-Ia como segue: Removesse a parede postero-superior do conduto auditivo em especial a parte correspondente ao antro, investigando com unia sonda a partir do angulo postero-superior do mesmo conduto, até que o fóco morbido esteja completamente descoberto e eliminado.

Quanto a agudez auditiva Thies teve exclusivamente um caso com subsequente diminuição da audição e outro no qual a audição da voz cochichada aumentou de 1/2 para 3 a 4 m. A convalescença levava em média 2 a 4 semanas.

E' interessante que esta importante comunicação foi ignorada por completo no decorrer das discussões. Tambem o meu mestre, o prof. Kümmel, homem critico e isento de preconceitos não reconheceu o alcance desta comunicação rapida.

Na 9.a reunião da Gesellschaft Deutscher Hals-Nasen und Ohrenaerzte em 1929 quando se discutia um trabalho de O. Meyer e A. Beyer, intitulado -40 anos de operação radical" tomou a palavra Karl Thies, irmão de Friedrich Thies, acima mencionado, isto 21 anos após a primeira comunicação deste. Um longo espaço de tempo para o homem moderno.

Os irmãos Thies possuiam agora material sobre 1400 casos seus, confirmando a nova comunicação todos os dados do anterior.

K. Thies atribue a melhora da audição ao facto de se deixar o mais possivel intacta a caixa do timpano e a região do estribo em especial, quando da remoção cuidadosa de aderencias e vegetações poliposas, para evitar novos estados de irritação e novas aderencias. A reconvalescença era bem mais rapida a que levava os doentes a se dicidirem com menos relutancia, pela intervenção. Previne-se por seu meio ainda o desenvolvimento de possiveis complicações. Pelo novo processo removia-se a parte destacada do conduto membranoso a qual antes sempre era conservada.

Enfim apareceu da pena de Trampnau um trabalho notavel sobre a questão.

Segundo este autor, opera Thies todas as caries cronicas, cuja indicação é a operação radical, desde que não haja complicações melindrosas ou perigo para tal. Outros autores reservam-na exclusivamente aos colesteatomas com osso eburnizado, dependendo do quadro -rontegenologico o método cirurgico a seguir.

A operação radical conservadora comum (sem remover os ossiculos e a parede lateral do atico) e a Atico-Àntrotomia de Barany-Streit passaram assim a um plano secundario, sendo prejudicado o seu valor pelo processo de Thies. O restabelecimento miais rapido dos doentes está relacionado com as dimensões reduzidas .da abertura ossea, a qual apresenta a tendencia de logo diminuir.

As irregularidades funcionais no canal semi-circular horizontal reagem favoravelmente a esta intervenção, seguindo-se rapidamente a cura. Esta observação corresponde á declaração de Barany que diz, ter abandonada a cura cirurgica nas fistulas do canal semicircular horizontal por obter sucessos satisfatorios com o tratamento clinico. Eu mesmo nunca abri o canal semi-circular horizontal, metodo este, com que sempre obtive resultados satisfatorios. O melhor e mais rapido restabelecimento da ferida dependeria na opinião de Trampnau da conservação de um maior complexo ósseo, fundamento mais seguro para a epitelização posterior. Trampnau não faz exames radiográficos de seus casos por operar via conduto auditivo externo tanto a apofise mastoide rica em celulas como a esclerosada. Em todos os casos removeu todos os elementos doentes do complexo ósseo mastoidêo.

Este processo benéfico e pouco traumatizante devia, ao nosso ver, ser conhecido e aplicado nos casos indicados, por todos nós. Desta maneira conseguiremos libertar um maior numero de doentes da ameaça do perigo de vida constante, conservando-lhe.3 ainda sua acuidade auditiva.
Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia