ISSN 1806-9312  
Sábado, 23 de Novembro de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
1471 - Vol. 4 / Edição 5 / Período: Setembro - Outubro de 1936
Seção: Trabalhos Originais Páginas: 496 a 496
ARTERIAS E NERVOS DO APARELHO HIOLARINGEO DE ALOUATTA
Autor(es):
DR. BARROS ERHART

(Não foi entregue á mesa).

DISCUSSÃO

Dr. Mano Ottoní de Rezende - Meus Senhores: todo o dia se aprende. O estudo da anatomia comparada, a meu ver, é um dos que mais nos faz progredir, no ponto de vista da função dos diversos orgãos.

Como vemos, pela, explicação do Dr. Barros, todo este mecanismo de que dispõe o macaco para emitir os seus sons, nos transporta imediatamente ao homem e nos faz pensar, tambem, no valor das cavidades anexas do nariz, como orgão de resonancia.

Esta teoria, já foi admitida exata, posteriormente contrariada, hoje ainda contrariada, mas a natureza é muito mais sabia que os proprios fisiologistas, e vem cada vez demonstrando que, sem conhecer o que se passa em classes inferiores á nossa, não podemos chegar á nossa propria fisiologia e estou acreditando que os seios da face possam ter as mesmas qualidades que tinham ha tempos, e é: que servem para ressonância e para a melhoria, e classificação de timbres e sons da vóz humana.
Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia