ISSN 1806-9312  
Segunda, 29 de Abril de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
134 - Vol. 23 / Edição 1 / Período: Janeiro - Fevereiro de 1955
Seção: Notas Clínicas Páginas: 21 a 23
CHIFRE CORNEO DA REGIÃO GENIANA (*)
Autor(es):
Dr. E. VELLOSO VIANNA (**)

Chamou-nos a atenção, desde logo no presente caso, a localização e o tamanho da eminência córnea apresentada por nossa paciente, que resolvemos para fim exclusivo de satisfazer a curiosidade e ao mesmo tempo de ilustrar, documentar de maneira eficiente com o precioso recurso da fotografia.

Eis a nossa observação: Ficha n.° 15.436 - Data 17-VII-51

V. M. com 76 anos de idade, cor: branca, doméstica, residente nesta cidade de Uberlândia, natural Catalão, Estado de Goiás, viúva.

ANAMNESE: Há mais ou menos 4 anos apareceu no lado direito da face, uma verruga que vem crescendo. Agora parece que paralisou. Coça muito e as vezes dói. Vem à consulta para ver se é preciso operar.

EXAMES: Região Geniana, do lado direito com uma saliência córnea do tamanho de uma borracha de conta gotas, dura e sem fixação profunda. Olho Direito com neo-formação conjuntival invadindo a córnea ao nivel do canto interno, que se acha, bastante vascularizado.

DIAGNÓSTICO: Chifre Córneo Região Geniana D. Pterígio O. D.

TRATAMENTO: Só existe um tratamento para o presente caso que é cirúrgico. Assim fizemos e retiramos, sob anestesia local com novocaina, o chifre córneo, com o bisturi elétrico, avivamos e regularizamos a ferida operatória e fechamos com 3 pontos de Mac Milan. Evolução normal e no fim de 4 dias retiramos os pontos e demos ALTA. Um mês após voltou para verificação; tudo bem. (2.º fotografia)

COMENTARIOS: Melhor que qualquer comentario é a fotografia que passamos a projetar, agradecendo aos colegas a atenção para mais este desprecioso e modesto trabalho feito com a finalidade exclusiva de ilustração.


Fig. 1 - Antes de operada, notando-se claramente a eminência cóclea.


Fig. 2 - Mesma posição, após operação.


Fig. 3 - Paciente vista de perfil, antes de operada.


Fig. 4 - Mesma posição, após operação.


(1) Trabalho apresentado ao IV Congresso Medico do Triangulo Mineiro e IV do Brasil Central, reunido em Araxá em Dezembro de 1953.

(2) Diretor da Clinica Dr. Velloso e Chefe da Clínica da Santa Casa de Uberlândia.
Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia