Reunião de 3 de Novembro de 1953
Sobre um caso de fístula esôfago-bronquice. Nota prévia sôbre um novo tratamento - Dr. SEBASTIÃO MESQUITA DE AZEVEDO.
RESUMO
O A. apresenta um caso de estenose esofagiana por ingestão de cáustico (soda) complicado, entre outras coisas, de fístula esofago-bronquica e que está sendo resolvido com uso de sonda de demora feita de polietileno, substância plástica que muito se presta para o caso, por ser flexível, dura e muito tolerável pelo organismo.
No momento, a doente não mais apresenta sinais radiológicos, clínicos ou endoscópicos que façam suspeitar da existência da fístula.
É processo original e o autor dá com isto a sua nota prévia prometendo voltar ao assunto quando julgar definitiva a cura do doente.
"ESTENOSE INTRANSPONIVEL DO ESÔFAGO" - Drs. Luís Guimarães, Eudorico Rocha e Domingos Junqueira.
RESUMO
Depois de relatar os antecedentes do caso (ingestão de soda cáustica), o dr. Luís Guimarães fez um resumo dos artifícios tentados para a passagem de um fio de demora, o que não foi conseguido. Foi então, decidida a intervenção cirúrgica pelo processo de recanalização de Mattos Barreto.
Toracotomia realizada pelos Drs. Eudorico Rocha e Domingos Tunqueira, sendo que as manobras endoscópicas ficaram a cargo dos Drs. Luís Guimarães e Sebastião de Azevedo. Com a palavra, o Dr. Eudorico Rocha descreveu a técnica empregada, salientando que não foi possível a esofagoscopia retrograda em virtude da técnica usada na gastrostomia prévia. Foi, entretanto, passada a agulha com o fio, tendo sido necessária a abertura do esôfago.
Reunido de 1 de Dezembro de 1953
LESÕES BENIGNAS E MALIGNAS DA BOCA - Dr. Ozolando Machado.
RESUMO
Inicialmente o conferencista projetou um grande número de diapositivos de lesões benignas da boca, fazendo comentários a propósito de cada um. Em seguida, fez uma dissertação sôbre a estrutura dos aparelhos de radioterapia e das unidades usadas em curieterapia, bem como dos diversos artifícios técnicos usados para melhor localização da irradiação. Projetou, a seguir, nova série de dispositivos sôbre tumorações malignas da bôca, antes e depois do tratamento, ressaltando os bons resultados cosméticos alcançados.
Reunião de 6 de Abril de 1954
DISFONIAS FUNCIONAIS E REEDUCAÇÃO - Dr. Hector Henrique (Chile)
RESUMO
Após fazer algumas considerações sôbre os nódulos vocais e o papel da reeducação vocal na sua terapêutica, o conferencista salientou que em certos casos é indispensável o tratamento cirúrgico. Discorreu, em seguida, sôbre a técnica que usa na reeducação vocal dos laringéctomisados, fazendo ver a necessidade de progredir lentamente a fim de evitar a desilusão dos pacientes.
DOIS CASOS CLÍNICOS OTOLÓGICOS - Dr. Wlademir Salem.
RESUMO
1.° caso: - otite média crônica, com surtos repetidos de reaquecimento. O aparecimento de uma paralisia facial, levou o Dr. Salem a intervir, fazendo uma mastoidectomia radical, com exposição do nervo e abertura da bainha do mesmo. A recuperação funcional deu-se em pouco mais de um mês.
2.º caso: - otite média crônica complicada de labirintite. Após intervenção radical, não notou qualquer solução de continuidade no labirinto ósseo, embora o sinal da fístula estivesse presente. Comprovou, apenas, o periósteo sôbre o canal semicircular externo, congesto e sangrando com facilidade.
Reunião de 4 de Maio de 1954
TRÊS CASOS DE CIRURGIA BUCO FACIAL - Dr. Chryso Fontes.
O 1.º caso tratava-se de um paciente portador de fenda labial bilateral total, com um tubérculo mediano muito proeminente, operado de acôrdo com orientação do Dr. Converse.
O 2.º caso tratava-se de uma paciente que se curou de ataques epiléticos após a extração de dois caninos inclusos.
O 3.º caso apresentado foi de um prognatismo acentuado, resultante de uma articulação defeituosa das arcadas dentárias por "falhas" de dentes. Em todos os casos, foram apresentados os pacientes.
A HIALURONIDASE NO TRATAMENTO DO "HIDROTINPANUM" (Nota prévia) - Dr. Mauro Pena.
Discorrendo sôbre a etiopatogenia, acentuou o papel relevante do sistema nervoso vegetativo na manunteção ou no desencadeamento da transudação serosa da caixa do timpano. Em seguida, comentou as indicações de paracentese e insuflações do ouvido médio. A seguir, referiu que teve a idéia de experimentar a capacidade de absorção da hialuronidase sôbre as infiltrações texturais. Apresentou 4 casos, em que a hialuronidase foi aplicada por via intramuscular, com resultados brilhantes.
AMIGDALECTOMIA E ADENOIDECTOMIA NA CRIANÇA - Dr. Roberto Martinho da Rocha.
Foi projetado um filme colorido sôbre a intervenção realizada pelo Dr. Martinho da Rocha, mostrando detalhes de técnica. Foram usados o amigdalotoino de La Force e, para a adenoidectomia, o retrator de véo e a pinça de Meltzer, com visualizações direta no cavum.
Reunião de 1 de Junho de 1954
LARINGECTOMIA FRONTAL E PARCIAL - (Nota prévia) - Dr. Georges da Silva.
RESUMO
O A. descreveu uma técnica pessoal de laringectomia conservadora indicada nos tumores que atingem os 2/3 anteriores da corda vocal. Fundamenta-se a técnica na conservação da porção da cartilagem tiroide junto ao bordo livre 1) mesmo com enxerto de pele na superficie cruenta do retalho cutâneo resultante da incisão inicial em forma de trapézio de base superior. O trabalho foi comentado pelo Prof. José Kós e Dr. Wlademir Salem.
MIOCLOMA VELO-FARINGÉO - Prof. José Kós.
RESUMO
O A. fez um apanhado histórico do assunto com extensa citação bibliografica, tecendo considerações sôbre a etiopagenia da afecção. Foi em seguida projetado um filme.
"ALGUNS CASOS DE ATELECTASIA PULMONAR POS OPERATÓRIA - Drs. Arthur Lavigne e Silvio Moreira.
Depois de citar as diferentes teorias que explicam o mecanismo da atelectasia, ressaltaram o valor da bronco-aspiração no seu tratamento.
Reunião de 6 de Julho de 1954
PARALISIA DO FACIAL - Dr. Karsten Kettel.
RESUMO
Na primeira parte o A. tratou das chamadas paralisias do facil, a "frigore". Citou a experiencia da escola ingleza com Cawthorue e o valor do espasmo vascular na etiopatogenia dessa afecção. Falou também sôbre os achados operatórios (hemorragias e edema do nervo, alterações assépticas das celulas mastóideas, etc.). O tratamento de escolha nos casos que não melhoram no fim de dois meses ou daqueles em que há uma súbita parada nas melhorias obtidas, é a descompressão cirúrgica do nervo. Na segunda parte, o orador falou sôbre sua larga experiencia (260 casos) no tratamento cirúrgico das paralisias do facial, devidas a traumatismo, cirúrgico ou não.
Nesses casos o A. faz não só a descompressão como também o enxerto. Os resultados obtidos são altamente satisfatórios.
Reunião de 3 de Agosto de 1954
CANCER DA FARINGE - Dr. Baclese - Fondation Curie.
RESUMO
O A. apresentou uma série de radiografias e diapositivos antes e depois de tratados pelos Raio X mostrando o valor do exame radiológico no diagnóstico, no prognóstico e no tratamento do câncer da faringe.
Reunião de 14 de Setembro de 1954
TRATAMENTO CIRÚRGICO DA OZENA - Prof. Renato Machado.
RESUMO
O A. relatou a sua experiencia de mais de vinte anos com as inclusões, debaixo da mucosa dos cartuchos inferior e médio, de diferentes enxertos. Fixou-se na inclusão de peças de acrílico, pela facilidade de retenção e pelo baixo custo. Foi projetado um filme sôbre o assunto.
GRANULOMA DAS CORDAS VOCAIS; SECUNDARIO A ENTUBAÇÃO ENDOTRAQUEAL - Dr. Flavio Aprigliano.
RESUMO
O A. ressaltou a raridade da afecção e descreveu o tratamento usado (retirada cirúrgica por laringoscopia direta).
|