ISSN 1806-9312  
Segunda, 29 de Abril de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
132 - Vol. 23 / Edição 1 / Período: Janeiro - Fevereiro de 1955
Seção: - Páginas: 18 a 20
INDICAÇÕES E CONTRA-INDICAÇÕES DAS ÁGUAS SULFUROSAS DE POÇOS DE CALDAS EM OTO-RINO-LARINGOLOGIA
Autor(es):
Dr. OROZIMBO CORREA NETTO

Em oto-rino-laringologia nossas águas sulfurosas são empregadas em inalações, pulverização e nebulização, aerosolização, na maioria dos casos.

Isto não quer dizer que sejam excluídos outros modos do seu emprêgo. Assim a bebida da água sulfurosa, que produz um aumento das oxidações e trocas orgânicas, com um índice de 0º, 038, sendo hipotônica, absorvida pela mucosa digestiva, atua sôbre o fígado pela sua alcalinidade e riqueza em enxofre.

As águas sulfurosas são particularmente indicadas nas afecções catarrais, atuando mesmo quando usadas internamente devido à eliminação do enxofre pelos bronquios. A radioatividade encontrada nos gases desprendidos de nossas águas termais é de 18,26 Unidades Mache, que representam na unidade internacional, em milimicrocuries cêrca de 7,304 proporção que dá importância ao fator rádio dos gases de nossas águas que são inalados.

Segundo os trabalhos do Professor Stoklova, de Praga, conclue-se que a atmosfera carregada de emanação de rádio faz aumentar a respiração do oxigênio e aumentar os processos respiratórios. As laringites crônicas consecutivas à gripe e tráqueobronquite crônicas obtem magnífico resultado com as inalações e pulverizações.

Nas adenoidites e amigdalites, as águas e as inalações, usadas fora dos surtos agudos representam um complemento precioso e adjuvante do tratamento cirúrgico, tanto antes como depois da intervenção. Usadas antes das intervenções cirúrgicas, pode-se dizer que favorecem contra os acidentes do ato operatório, porque o cirurgião vai encontrar melhorado o estado das partes doentes, em melhores condições para a intervenção, devido à ação das águas sôbre o estado geral e local, a mesma coisa que se observa em outras partes do organismo, quando sujeitas a uma operação cirúrgica, em que as águas como que limitam as lesões e melhoram suas condições. Outra afecção em que nossas águas atuam favoravelmente é a rinite atrófica. Embora nesta afecção tão rebelde a qualquer terapêutica, e digamos de passagem, (a cirurgia moderna ainda não conseguiu uma cura satisfatória) a cura é demorada, exigindo uma série longa de aplicações das lavagens nasais e das retronasais. Uma boa porcentagem de pacientes tem obtido excelente resultado, usando as águas e as inalações em aerosol.

Os nossos estabelecimentos termais dispõem de salas de inalações e de pulverizações e de aparelhos aerosol, assim como de mecanoterapia para ginástica respiratória, de incontestável utilidade para as afecções das vias respiratórias, excetuando, bem entendido, as de natureza tuberculosa para as quais nossas águas sulfurosas são contra-indicadas. Foi por êsse motivo que as autoridades da Estância não consentem na construção de Sanatórios e de Hospitais para tratamento médico ou cirúrgico da tuberculose em Poços de Caldas, sendo essas construções proibidas por lei em todo o Município de Poços de Caldas.

Nas pulverizações, a água é aspirada com a bôca aberta, sendo uma inalação ativa, ao passo que na inalação passiva a pulverização é feita em câmara e são aspiradas gotículas tenuíssimas, ficando os vapores uniformemente espalhados na sala. Também podem ser feitas as lavagens nasais com a água termal obtida direta da nascente sulfurosa nas rinites crônicas, excetuando nas rinites vasomotora e nas congestiva e ulceradas.

A técnica da inalação tem por fim fornecer aparelhos que permitam a inspiração de sais, substâncias medicamentosas e gases que se misturam ao ar atmosférico e realizam a cura dos órgãos respiratórios doentes. O material ideal para êsses aparelhos é o vidro ou o alumínio por não serem atacados pelas águas sulfurosas. Os aparelhos que atuam por pressão como os de Jarsch são empregados para as vias aéreas profundas, ao passo que os de Schwitzler e Lewin são mais apropriados para a garganta. É sabido que a mucosa respiratória tem um maior poder de absorção ao nível dos alvéolos pulmonares. Em sala comum, os aparelhos realizam uma tenuidade extrema das gotículas. Experiências em animais mostram que pela inalação húmida, as substâncias podem ir até os alvéolos mas exigem uma permanência longa na sala e assim mesmo penetram em quantidade diminuta. Por isso, resolveu-se a construção dos inalatórios sêcos, sistema Korting. Foi também êsse o motivo do sucesso dos aparelhos aerosol na asma bronquica, de que falaremos mais adiante. A água é comprimida e pulverizada, passa depois por uma corrente de ar quente e é sêca e, assim formam-se os finos cristais microscópicos que são levados para o ambiente dos inhalatórios. A água é inspirada sob forma concentrada e em quantidade que não alcança por meio da inalação húmida que, entretanto; é a mais empregada na prática. A inalação sêca de Korting tem, ao lado da ação farmacológica, a vantagem de uma ventilação ampla sem prejuízo da quantidade do medicamento em suspensão. Os nossos aparelhos nas Termas "Antônio Carlos", regulam a substância pulverizada, o grau da tenuidade e renovam o ar, sendo mantidos limpos, sem perigo.

A inalação já mostrou sua eficácia contra numerosos catarro sêcos, produzindo uma hiperemia ativa e desobstruindo as vias aéreas. Certos casos de rouquidão consecutiva à gripe, melhorara consideravelmente com as inalações nasal ou bucal de nossas águas sulfurosas. Para a ginástica respiratória temos os diversos exercícios da excelente sala de mecanoterapia das nossas Termas. Ampliando nossas instalações, teremos brevemente os chamados aparelho pneumáticos, nos quais a bôca e o nariz são levados a um dispositivo contendo o ar mais denso, e a expiração encontra um ar menos denso, atuando a diferença da pressão atmosférica cujas inalações são destinadas a educar a respiração do paciente e reeducação respiratória, como se obtem com o método espectroscópico na ginástica respiratória, nos casos de insuficiência da musculatura respiratória, má ossificação das cartilagens costais, enfisemas, asma e em pessoas operadas das vegetações adenoides e das amígdalas. As lavagens nasais, tanto a anterior como a posterior são de grande eficácia e muito empregadas em Poços de Caldas, aproveitando a água sulfurosa termal direta da nascente. O tratamento permite o restabelecimento da permeabilidade nasal, nos casos indicados, com excelente resultado. As obstruções nasais, ocasionam as rino-bronquites e perturbam o arejamento da caixa do tímpano propagando as infecções ao ouvido médio, e as insuficiências respiratórias nasais condicionam a formação de catarros tubários, capazes de ocasionarem uma surdes progressiva.

O tratamento das obstruções nasais assume grande importância em Poços de Caldas utilizando-se as águas das fontes termais sulfurosas, e certos casos de sinusite apresentam sintomas de uma obstrução nasal. O tratamento da sinusite catarral pode ser feito em Poços de Caldas pela introdução dos gases sulfurosos através do orifício natural com a canula de Pierce.

Atualmente em Poços de Caldas já se tem aplicado a água sulfurosa por nebulização aerosol, com excelente resultado, sobretudo na asma alérgica e também nas rinites, sinusites e faringites. Nos seios paranasais e nas afecções nasofaringes as nebulizações aerosol por meio das águas termais nascentes dão excelente resultado, precedidas das lavagens nasais da mesma água antes da nebulização aerosol das águas.

Os resultados têm sido tão animadores que se cogita de ampliar as instalações para aproveitar a notável ação terapêutica das finíssimas partículas da água sulfurosa pela aerosolização.

Em trabalho separado já tratamos do emprêgo das vaporizações para o tratamento da surdes nos casos indicados.
Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia