ISSN 1806-9312  
Sábado, 27 de Abril de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
1264 - Vol. 4 / Edição 1 / Período: Janeiro - Fevereiro de 1936
Seção: Notas Clínicas Páginas: 22 a 22
APLOPLEXIA DO VÈO DO PALADAR
Autor(es):
ORLANDO DE CASTRO LIMA

Cidade do Salvador-Baía

Observação do serviço clinico particular, tomada em 20-X-933. Dados individuais: P. F., 60 anos de idade, branco, residente ;testa Capital.

Anamnése: Queixa-se de uma sensação de peso e constricção ao nível do véu do paladar. Não sofre da garganta, nariz ou cavidades anexas. Padece ha longos anos do estomago. Inapetencia.

Exame clinico: Ao nivel do véu do paladar, um pouco mais espalhada para a direita que para a esquerda, de cor vermelha escura e de feitio equimotico, encontra-se uma mancha, correspondendo a uma hemorragia, que se processou sob a mucosa da região referida. Nada mais se verificou de anormal na garganta assim como no exame do nariz e cavidades anexas. O paciente apresenta sinais de sifile hereditaria.

Exames complementares: R. W. negativo. T.arterial dentro da media normal.

Diagnostico: Apoplexia do véu do paladar ou Doença de Bosviel. Tratamento e evolução: Foram prescritos gargarejos adatringentes.

No dia seguinte, a mancha tornou-se mais escura, continuando o doente os gargarejos. Três dias depois já começava a se apagar, desaparecendo de todo ao cabo de uma semana.

Comentarios: Um estudo de Edgar Falcão, sobre "Apoplexia do véu do paladar", em que ele refere, alem de duas observações, sendo uma pessoal e outra de Mangabeira Albernaz, preciosas notas bibliograficas, leva-me a registar despretenciosamente esta observação, que tem apenas o merito de aumentar a casuística da aludida doença entre nós. Como muito bem refere um dos autores citados por Falcão, o sangue derrama-se sob a mucosa do véu num mecanismo mais ou menos identico ao dos derrames sub-conjuntivais espontaneos. A reabsorção apenas é muito mais rapida. E é só.
Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia