ISSN 1806-9312  
Terça, 30 de Abril de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
1252 - Vol. 7 / Edição 6 / Período: Novembro - Dezembro de 1939
Seção: Editorial Páginas: 445 a 446
DR. ADOLPHO SCHMIDT SARMENTO
Autor(es):
-

1883-1939

Em fins de Novembro, desapareceu dentre os vivos, deixando desolados todos os seus amigos e companheiros de trabalho, Adolpho Schmidt Sarmento.

Cavalheiro, extremamente bondoso, amigo leal e chefe estimadissimo pelos seus subordinados, nos quais contava em cada um o amigo sincero, Sarmento gozou da estima ilimitada dos que o cercavam no mourejar do trabalho diuturno.

Chefe do Serviço Oto-rino-laringologico do Hosptial Central da Irmandade da Misericordia, era obedecido e acatado, com prazer, por todos que foram seus colegas e, acima disto, seus verdadeiros amigos e cooperadores.

Como Presidente que o fôra, em 1930, da Sociedade de Medicina e Cirurgia de S. Paulo, agiu aumentando, ainda mais, o valor e brilho desta velha organização da classe médica, culminando sua presidencia pela memoravel "Semana de Conferencias", que refulge, ainda hoje, nos "Annaes" desta Sociedade.

Como Presidente da Secção de Oto-rino-laringologia da Associação Paulista de Medicina, continuou, mais tarde, a mesma trajetória que iniciara na Sociedade de Medicina e Cirurgia, estimulando aos jovens e aos velhos a fazerem da Medicina verdadeira ciencia, da Clinica um sacerdocio.

Como Professor substituto de Oto-rino-laringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, transmitiu, com carinho, a seus discipulos, tudo quanto de moderno conhecia sobre a especialidade, orientando-os na pratica e na teoria deste ramo novel da Medicina do qual era senhor.

A Revista Brasileira de Oto-rino-laringologia, de quem Sarmento era amigo dedicado, consigna hoje, a este grande vulto da Medicina Paulista, sua respeitosa e sentida homenagem.
Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia