ISSN 1806-9312  
Sábado, 27 de Abril de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
1144 - Vol. 1 / Edição 1 / Período: Janeiro - Fevereiro de 1933
Seção: Editorial Páginas: 01 a 02
A RAZÃO DE SER
Autor(es):
OS REDACTORES

Ao lançarmos a "Revista Oto-Laryngologica de S. Paulo" , vamos preencher uni vácuo que existia ha tantos anos, no meio medico brasileiro e nada justificável, dado o progresso e o grande desenvolvimento da otorhino-laryngologia entre nós. O Brasil, sempre pioneiro cia cultura mundial no Continente sul americano, não podia continuar sem a pósse de mais este meio de propaganda da illustração scientifica de seus filhos.

Será preciso justificar a necessidade de um periodico, em que estudos e observações, dos innumeros especialistas brasileiros, possam vir a ser conhecidos pelos outros seus collegas e pelos medicos em geral? Cremos inutil tal justificação.

Cada um de nossos collegas de especialidade, e todos aquelles que se dedicam ao estudo da medicina de territorios afins, anceiam pelo apparecimento de uma Revista, caracteristicamente differenciada, em que os assumptos oto-rhino-laryngologicos possam ser tratados com minucia, divulgados com technica e seleccionados com probidade.

Temos esperança que este anceio estará satisfeito, com o esforço que saberemos dar, desde este primeiro numero, á "Revista Oto-Laryngologica de S. Paulo".

Não exprime esse titulo, como muitos malevolamente poderão pensar, um acto de regionalismo, mas a sequencia de outras revistas especialisadas já aqui existentes, com disticos semelhantes, e servindo tambem para identificar a origem da Revista. Esta, no entanto, não pertencerá a S. Paulo, mas ao Brasil e aos especialistas brasileiros que nella queiram collaborar. Assim sendo, appellamos calorósamente á todos os oto-rhino-laryngologistas do Brasil, para prestar-lhe todo seu apoio, pois, sendo a primeira no genero que se publica em nossa Patria, deverá ser estimulada, para que represente dignamente a cultura e o adeantamento da oto-rhino-laryngologia nacional. Collaboradores serão todos os Collegas que a queiram honrar com seus trabalhos. Estes, dentro das linhas estrictas da ethica profissional, serão publicados na ordem do recebimento e de accordo com as possibilidades.

Alem da publicação de trabalhos originaes, comportará as seguintes secções:
Notas clinicas.
Progressos da O. R. L. Summarios bibliographicos.
Associações scientificas.
Revista das Revistas. Varias.

A utilidade de cada uma destas secções é trazer os nossos especialistas, constantemente, ao par do que vae pelo mundo e entre nós, no ramo de nossas actividades. Nem a todos é dado tempo de sóbra para lêrem tudo quanto se escreva sobre a oto-rhino-laryngologia, mas cada um, de boa vontade, poderá annotar o que leu de curioso e interessante, e lembrar-se que a "Revista Oto-Laryngologica de S. Paulo" publicará com prazer, o que pudér ser util á communidade. O egoismo de conhecimentos não é louvavel. Devemos fazer aproveitar aos doentes, tudo quanto pudermos apprender no exercicio de nossa profissão, tudo que póssa reverter em seu beneficio. O melhor meio de assim praticarmos, é o da publicidade dos resultados de nossa observação diaria.

A Revista Oto-Laryngologica de S. Paulo" espera, com sympathia, a cooperação amiga dos oto-rhino-laryngologistas brasileiros.

OS REDACTORES;

S. Paulo, Janeiro de 1933.
Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia