ISSN 1806-9312  
Segunda, 29 de Abril de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
1108 - Vol. 19 / Edição 6 / Período: Novembro - Dezembro de 1951
Seção: Revista das Revistas Páginas: 222 a 223
REVISTA DAS REVISTAS
Autor(es):
A. CORRÊA

CAMIER H. M., KOELSCHE G. A., PRICKMAN L. E., MAYTUM C. K., LAKE C. F. e WILLIAMS H. L. - "Ação da cortisona sôbre a asma bronquial e a febre de feno em indivíduos sensíveis ao pólen de Ambrosia (ragweed) ). (Effects of cortisona on bronchial asthma and hay fever ocurring in subjects sensitive to ragweed pollen). (Proc. Staff. Meet, Mayo Clin: XXV: 482-486, 1950).

Entre as doenças alérgicas, a asma brônquica e a rinopatia por pólen de Ambrosia (ragweed), são as que mais se prestam para métodos de estudo da alergia. Os sintomas de polinose são de ocorrência constante, e duração suficiente, para permitir um exame objetivo e teste de contrôle. Além disso o grau de exposição ao alergeno, é avaliado pelo conteúdo diário de pólens no ar ambiente.

O uso da cortisona nos pacientes escolhidos, entre outras vantagens, oferece a de estudar o mecanismo do estado alérgico.

Três pacientes com. asma brônquica e "hay fever", receberam, por 4 semanas, diàriamente, 10O mg de cortisona ou colesterol, na região glútea, ignorando a medicação utilizada.

A ocorrência e a gravidade do sintomas foram avaliados diàriamente; sendo o estudo feito na época em, que a contagem de pólens no ar é mais elevada.

Todos os pacientes experimentaram melhora evidente dos sintomas de asma brônquica e "hay fever" com o uso de cortisona; estas melhoras foram mais acentuadas do que aquelas, obtidas pelo uso de antihistamínicos e hiposensibilização com extrato de pólen, em períodos anteriores da doença.
Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia