II.° Congresso Latino-Americano de Otorrinolaringologia e Bronco-Esofagologia
e
III.° Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Bronco-Esofagologia (Sob os auspicios da Reitoria da Universidade de São Paulo)
São Paulo - 8 e 14 de Julho de 1951
Terá lugar na cidade de São Paulo, de 8 a 14 de Julho de 1951, a realização do II Congresso Latino-Americano de Otorrinolaringologia e Bronco-esofagologia e do III Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Bronco-esofagologia.
A sessão solene da instalação desses Congressos será no dia 8 de Julho (domingo), às 17 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal. As outras sessões serão realizadas em locais que serão previamente anunciados.
A Comissão Executiva dos Congressos é a seguinte: Presidente: Prof. A. de Paula Santos; Vice-Presidente: Prof. P. Mangabeira Albernaz; Tesoureiro: Dr. Roberto Dias Silva; Presidente da Comissão Cientifica: Dr. Rafael da Nova; Presidente da Comissão Social: Dr. Mario Ottoni de Rezende; Presidente da Confissão de Propaganda: Dr. J. E. de Paula Assis; Secretários: Dr. J. E. de Rezende Barbosa e Plínio de Mattos Baretto. Secretaria Geral: Clinica Otorrinolaringológica, Hospital elas Clínicas, São Paulo, Brasil.
TEMAS OFICIAIS
II CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE OTORRINOLARINGOLOGIA E BRONCO-ESOFAGOLOGIA
1° Têma: - "Assistência médico-social e pedagógica aos surdos-mudos
2.° Têma: - "Anestesia em Otorrinolaringologia e Bronco-esofagologia".
3.° Têma: - "Tumores das cavidades nasais, paranasais, da cavidade bucal e da mandíbula".
III CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE OTORINOLARINGOLOGIA E BRONCO- ESOFAGOLOGIA
Têma: - "Leishmaniose".
PROGRAMA CIENTÍFICO
Dia 8 de julho (Domingo)
Às 17 horas - Sessão de instalação dos Congressos.
Às 19 horas - Recepção do Prof. Paula Santos aos congressistas. Dia 9 de julho (Segunda-feira):
Às 9 horas - Prof. Eduardo Casteran - Relatório da Secretaria Permanente dos Congressos latino Americanos sobre o "Estado de la assistência psico-médica pedagógica de los surdomudo en Latino América".
Às 9,30 horas - Apresentação dos trabalhos inscritos referentes ao 1.° têma Surdo-mudez.
Às 11 horas - Conferência do Prof. Richard Silverman "A Educação da Criança Surda".
Às 14 horas - Conferências e cursos (temas livres).
Às 15 horas - Conferências e cursos (temas livres).
Às 16 horas - Conferências e cursos (temas livres).
Dia 10 de julho (Terça-feira)
Às 9 horas - Apresentação dos trabalhos inscritos referentes ao 2." têma: - Anestesia em O. R. L. e Bronco-Esofagologia.
Às 11 horas - Conferência do Prof. Walters.
Às 14 horas - Conferências e cursos.
Às 15 horas - Conferências e cursos.
Às 16 horas - Conferências e cursos.
Dia 11 de julho (Quarta-feira) - Têma: - "Leishmaniose".
Às 9 horas - Dr. Mario Ottoni de Rezende - "O porque do têma exclusivo "Leishmaniose" do III Congresso Brasileiro de O. R. L.".
Às 9, 30 horas - Prof. Sanniel Pessoa: "Parasitologia e Epidemiologia da Leishmaniose Tegumentar Americana".
As 10 horas - Prof. João de Aguiar Pupo : "Estudo Clínico e Terapêutico da Leishmaniose Tegumentar Americana. Acidentes Gerais pelo Tratamento".
As 10, 30 horas- Da. Joceline Guimarães: "Do Serviço Social na Luta contra a Leishmaniose".
Às 11 horas - Dr. Humberto Pascale : "Plano de Ação Sanitária na Luta contra a Leishmaniose".
Dia 12 de julho (Quinta-feira) - Passeio a Campinas.
Dia 13 de. Julho (Sexta-feira):
As 9 horas - Apresentação dos trabalhos inscritos referentes ao 3.° têma: - Tumores das cavidades nasais, paranasais, da cavidade bucal e da mandíbula.
As 11 horas - Conferência do Prof. Baclesse.
As 12 horas - Reunião das delegações oficiais. As 14 horas - Apresentação dos trabalhos inscritos referentes ao têma de Leishmaniose.
As 15, 30 horas - Discussão de todos os trabalhos.
Dia 14 de Julho (Sábado):
Às 9 horas - Discussão de trabalhos.
Às 10 horas - Assembléia geral e encerramento dos Congresso.
Às 13 horas - Almôço de despedida.
INSCRITOS NO PROGRAMA DOS PEQUENOS CURSOS, ATÉ O PRESENTE MOMENTO
Prof. Richard Silvermann: "Medidas da perda da audição" "Organização nos E. U. da reabilitação do surdo e dos duros de ouvido".
Prof. Baclesse: "Laringe". "Orofaringe (amígdalas, região glosso-epiglótica e base lingual) ".
Prof. Portmann : "Os tumores do massiço facial, das cavidades nasais e paranasais".
Prof. Leroux-Robert e Dr. Ennuyer: "Câncer do massiço etmoido-maxilar. Classificação, indicação terapêutica e resultados".
Prof. Garnett-Passe: "Resultado de 110 casos de simpatectomia por moléstia de Méniere, tinitus, e surdez do nervo".
Prof. Jaime Del Sel - "Carecer Laringeo".
Dr. Antonio Ameriso : "Rinosinusopatias y sindrome asmático".
Dr. Oreste E. Bergoglio: "Laringopatias infantiles".
Dr. Carlos A. Gutiere-v: "Protesis timpanica no eletronica". Dr. A. Viale Del Carril: "Allergia bacteriana".
Prof. Eduardo Costeran : "Otorrinolaringología pratica y foniatria".
Prof. Juan M. Tato: "Orientaciones modernas en el estudio de la sordera".
Dr. Justo M. Alonso: "Tumores del maxilar inferior". "Tratamiento quirúrgico del carecer laringeo".
Dr. Julio Barany: "Para tos médicos prácticos" 1) "Cuerpos extraños de las vias aéreas y digestivas en los niños" 2) "Directivas generales en el tratamiento de las quemaduras del esófago".
Sr. Alfredo Dub: "La voz del lar ingectomizado" e "La tartamudez (gagueira) en el niño".
Dr.Felix Leborgne: "Radioterapia en el carecer de la laringe".
Dr. Juan C. Munyo y Dra. Antonia L. de Martinez: "Surdo-mudez en el Uruguay".
Dr. Juan C. Oreggia: "Curieterapia en los tumores malignos de la O. R. L.".
Dr. Pedro Regules: "La mastoiditis después del uso de losantibióticos".
Dr. Mario Rius: "Consideraciones prácticos sobre diagnóstico de las sorderas" - "Consideraciones sobre profilaxia de la surdomudez" - "La cronaxia eu el diagnóstico de la surdomudez".
Dr. Jaime Sala López: "Conceptos prácticos sobre anatomia-quirúrgica de los senos paranasales".
Dr. Alberto Santoro: "Connceptos actuales sobre oído interno en los Estados Unidos de Norte América".
Prof. Renato Machado: "Tratamento cirúrgico da ozena pelos enxertos". Além destes estão também inscritos os seguintes colegas: Drs. Prof. Justo Alonso, Prof. J. C. Oreggia, Prof. C. L. Jackson, Prof. P. Holinger, Rebelo Neto, Carlos da Silva Lacaz, Prof. Luiz. Carlos Junqueira e Prof. Antonio Prudente.
PROGRAMA SOCIAL
Será proporcionada aos congressistas interessante e intensa atividade social, e turistica.
Não será necessário traje de rigor para nenhuma das reuniões oficiais dos Congressos.
INFORMAÇÕES GERAIS
1) Inscrição - Poderá inscrever-se no II Congresso Latino-Americano de Otorrinolaringologia e Bronco-esofagologia e III Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Bronco-esofagologia, qualquer médico otorrinolaringologista que exerça sua especialidade na América Latina bastando para tanto preencher a Ficha A (vide anexo) a qual deve ser enviada à Secretaria. Geral (Clinica Otorrinolaringológica - Hospital das Clínicas - São Paulo- Brasil) até o dia 20 de Maio de 1951. As pessoas da família serão inscritas como membros associados (Ficha A).
2) Acomodações na cidade de São Paulo - Os congressistas deverão fazer suas reservas de acomodações nos hotéis de São Paulo, na mesma ocasião em que solicitarem suas inscrições, bastando, para isso, preencher a Ficha B, a qual também deve ser enviada à Secretaria Geral até o dia 20 de Maio de 1951. Em virtude do grande número de pessoa que comparecerá aos Congressos e do período do ano em que os mesmos terão lugar, as inscrições e as reservas de acomodações devem ser feitas o mais cedo possível, pois os primeiros inscritos terão preferência em suas escolhas.
3) Abertura oficial dos Congressos - Os Congressos serão solemente instalados às 17 horas do domingo, dia 8 de Julho de 1951.
4) Programas e horários, informações gerais sôbre as atividades científicas, sociais e turísticas - A Secretaria Geral funcionará, das 8 às 17 horas, diariamente, a partir de domingo, dia 8 de Julho de 1951, afim de: a) verificar as inscrições; b) distribuir o programa definitivo dos Congressos; c) distribuir o distintivo oficial dos Congressos; d) distribuir os cartões que darão acesso aos cursos e conferencias; e) fornecer programa e horário das exibições de filmes científicos; f) entregar os cartões de acesso às atividades sociais e turísticas; g) fornecer tôdas as demais informações solicitadas, inclusive providenciar reserva dê passagens de ônibus, trens, avião e navio: É imprescindivel, portanto, que os congressistas compareçam pessoalmente à Secretaria Geral o mais rapidamente possivel a partir do dia 8 de Julho de 1951.
5) Comunicações e Discussões - Não Haverá relatores para os tonas oficiais. A Comissão Executiva dos Congressos convidou autoridades de renome mundial para apresentarem trabalhos referentes a êsses temas, levando em consideração o grande proveito que resultará para todos os congressistas em ouvir verdadeiros técnicos em assuntes tão especializados.
Os idiomas oficiais dos Congressos serão o português e o hespanhol.
As conferências e comunicações em outros idiomas serão traduzidas, impressas e distribuidas antecipadamente aos congressistas. Para isto a Secretaria pede que êstes trabalhos lhes sejam enviados no mais tardar até o dia 20 de Maio.
Não será permitida a leitura ou comunicação de qualquer trabalho que não tenha sido previamente inscrito (Ficha C) e entregue à Secretaria Geral até a véspera da respectiva sessão.
Só serão programados os trabalhos recebidos até o dia 20 de Maio, pela Secretaria, que fará publicar no programa definitivo um resumo dos mesmos. Só serão admitidas comunicações e discussões sobre os tentas oficiais dos Congressos.
Não haverá discussão logo após a apresentação de cada trabalho, mas será organizada sessão especial onde os Snrs. congressistas poderão consultar todos os trabalhos inscritos e onde deverão entregar as fichas de inscrição para as discussões (Ficha D). Os que tomarem parte nas discussões deverão entregar à Secretaria Geral o texto ou resumo escrito ou datilografado de seus comentarios, para publicação ulterior.
O tempo regulamentar máximo será 45 minutos para as conferências, 10 minutos para as comunicações, podendo êste tempo ser reduzido de acôrdo com o número de trabalhos inscritos, e 5 minutos para os comentários.
Todos os trabalhos deverão ser entregues à Secretaria Geral, datilografados, em papel ofício, com espaço duplo e em ditas vias. O número máximo de páginas será de trinta para cada trabalho e só serão admitidas seis figuras no texto.
Cada autor deverá entregar tambem um resumo, no máximo de 10 linhas, para ser publicado no programa definitivo.
Não será permitida a leitura ou comunicação de qualquer trabalho que não tenha sido previamente inscrito (Ficha C) e entregue à Secretaria Geral até a véspera da respectiva sessão.
6) Cinematografia científica - Durante todo o desenrolar dos Congressos serão exibidos filmes científicos, de acordo com o programa e horários pré-estabelecidos. Os congressistas que desejarem exibir seus filmes particulares, de carater técnico ou científico, deverão preencher a Ficha D. Os proprietários dos filmes deverão entrega-los à Secretaria Geral que se responsabilizará pela aparelhagem e pessoal técnico de projeção.
7) Cursos e conferências - Durante a semana dos Congressos, em horário adequado, que não interfira cone o programa das comunicações e discussões: Os ingressos. para estás conferências e cursos poderão ser adquiridos com antecedência.
8) Será organizada uma exposição científica e outra comercial.
A Secretaria Geral pede aos Snrs. Congressistas que enviem com a maior antecipação possivel o material para a exposição científica.
|