ISSN 1806-9312  
Segunda, 29 de Abril de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
1084 - Vol. 19 / Edição 1 / Período: Janeiro - Abril de 1951
Seção: Notas Clínicas Páginas: 30 a 32
ADENO-CARCINOMA TIREOIDEO ABERRANTE SUB-CUTÂNEO CERVICAL ANTERIOR
Autor(es):
DR. PEDRO FALCÃO (F.I.C.S.)

COMUNICAÇÃO DE UM CASO (*)

Conquanto a literatura seja relativamente rica em citações de tireoides aberrantes, contudo o caso, cuja observação resumida vai relatada abaixo, se apresenta digno de ser trazido a êste Congresso por sua localização pouco comum.

E. A. Martins, branca, solteira, brasileira, do sexo feminino, com 22 anos de idade, residente em Brodósqne, apresentou-se à consulta em 19.V.1947, com pequeno tumor cilíndrico, duro, facilmente deslocável, localizado na porção anterior do pescoço, sóbre a borda anterior do esterno-clido-mastoídeo direitó, ao nivel da porção média do laringe, datando seu aparecimento de 2 anos. Ao exame clínico foi, por sua posição, dureza, mobilidade sob a pele e apséncia dç qualquer sintoma de hipertireoidismo ou mesmo qualquer reação do corpo glandular, aventada a hipótese dum cilindroma, diagnóstico de probabilidade com que foi a paciente operada. Em 4-VII do mesmo, ano, foi praticada à ablação do referido tumor, que se encontrava sem nenhuma conexão com a glândula tireoídea, e remetido para exame histo-patológico, cujo laudo foi o seguinte:

"Peça branca, dura, do tamanho dum ovo de pombo, fixada em solução formolada a 10%, incluída em. parafina, corada pela hematoxilina-eosina, coro os caracteres histológicos de glândula tireoídea, com zona de equilíbrio funcional e, na maior parte, com zonas de aspecto adenomatoso, com proliferação epitelial e algumas formações papiliferas intrafoliculares com aspecto de hiperatividade celular. Há poucos focos linfoides. Num extremo do material há um engrossamento fibroso a módo de cápsula. Tudo levando ao diagnóstico histológico de adenonia tireoídeo. Ass. Dr. Roberto Pasqualin e Dr. Torres, do Laboratorio Paulista de Biologia, em 10-VII-947.

O ato cirúrgico em si, como o pós-operatório, nada teve de importante a mencionar, a não ser que o tumor foi encontrado livre- de qualquer conexão com o tecido próprio da glândula tireoide, realmente no tecido sub-cutâneo dá porção anterior dó pescoço. A fotografia abaixo esclarece melhor a topografia do dito tumor. As microfotografias estampadas reafirmam os dizeres do laudo transcrito.

De Courcy, em sua "Pathology and Surgery of Thyroid Diseases", estudando as ectopias do tecido tireoídeo, focaliza muito bem o conceito que prevalece para a determinação tireoides aberrantes, já defendido pela primeira vez por Schrager, em 1906, que as definiu como "massas teciduais com a estrutura de tireoide normal ou patológica situadas a diferentes distâncias da tireóide normal, porém, com a qual não entretêm nenhuma conexão". Salientamos bem esta particularidade pelo fato de nós próprios termos tido oportunidade de operar outro caso clinicamente idêntico ao relatado, também em moça, no mesmo local, até do mesmo lado com tumoração sub-cutânea, porém, entrando em conexão com o lóbo direito da glândula, que, por se encontrar doente, também teve de ser ressecado.

Crile avalia a incidência cios tumores benignos e malignos de tireóides cervicais aberrantes em 1 caso para 1.000 operações de bócio.

Dahey e colaboradores, em 1940, estudando 18.600 operações de bócio, encontraram incidência semelhante para carcinomas de 0,2 por cento.

Devemos salientar que o exame histo-patologico de nosso caso não revelara qualquer tendência carcinomatosa no achado, como também a evolução pós-operatória, nestes quase 4 anos, vem em seu abono - o que poria esta observação em desacordo com a opinião dos autores americanos. Entretanto, ao ser revista agora a lâmina para execução das microfotografias, novo anatomo-patologista interpretou-a de modo mais consentâneo com o pensar dos grandes patologistas que se têm dedicado ao assunto, especialmente os norte-americanos, os quais dizem que os tumores tireóideos aberrantes tendem, em geral, para a degeneração carcinomatosa. Diz êle:

"Chama a atenção o encontro de diversos campos, nos quais, em vez de estruturação acinosa, o parênquima se apresenta com o aspecto sólido, em consequência de uma intensa proliferação dos elementos epiteliais. Estes estão distribuídos irregularmente e, uma ou outra vez, apenas se esboça uma cavidade acinosa pequena e varia, em torno da qual as células epiteliais formam camadas superpostas com carater atípico e com algumas figuras de mitose. Com tais elementos é perfeitamente razoável levantar-se a hipótese de uma possível degeneração carcinomatosa iniciante, que, pelo próprio fato da erradicação total do foco, não resultou em recidivação" - Dr. J. R. Meyer.

Frantz e colaboradores, em 1942, revendo 3.800 operações, encontraram 30 casos para tireóide aberrante lateral enquanto acharam apenas 6 casos de tumor aberrante mediano anterior.

De Courcy refere outras estatísticas, através das quais se averigua aquilo mesmo que o próprio Means, em seu clássico livro sôbre Tireoide, transparece. Por tudo isso se conclue que muito pouco frequentes são as verdadeiras tireóides aberrantes cervicais laterais, assumindo caracteres de coisa rara o adenoma aberrante sub-cutaneo anterior.

Esta modesta contribuição vai à guiza de pesquisa sôbre as tireoides aberrantes em nosso meio.

RESUMO

O A. relata um caso de adenoma tireóideo cervical anterior. Chama atenção para a localização sub-cutânea e mediana do tumor cervical, o qual estava inteiramente sem conexão com o tecido da própria glândula. Transcreve estatísticas americanas para mostrar que tais achados são muito raros.

ABSTRACT

The A. presents a case of anterior aberrant thyroid. He remarks on the sub-cutaneous and anterior localization, saying this case is of true aberrant adenome of thyroid. He reports some american statistic references to conclude that is a rare case.

Dr. Pedro Falcão (F. I. C. S.)
Visconde de Inhaúma, 1050
Ribeirão Preto



Fig. 1 - Fotografia mostrando a formação tumoral anterior sub-cutânea no lado direito.



Fig. 2 - Microfotografia do tumor retirado: a) com pequeno aumento; b) com grande aumento.






(*) Trabalho apresentado ao III Congresso da A.P.M. - janeiro 1951.
Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia