ISSN 1806-9312  
Sábado, 27 de Abril de 2024
Listagem dos arquivos selecionados para impressão:
Imprimir:
1080 - Vol. 19 / Edição 1 / Período: Janeiro - Abril de 1951
Seção: Trabalhos Originais Páginas: 01 a 03
O USO DO MOLDE ACRILICO PERFURADO EM FENESTRAÇÃO
Autor(es):
DR. WALDEMIR SALEM

RIO DE JANEIRO

A operação de fenestração resolveu em grande parte o problema da otosclerose.

Depois da primeira publicação de Lempert em 1938 (1), sistematizando a técnica em um só tempo, a fenestração se divulgou rapidamente em todo o mundo.

Atualmente, ha pequenas variações na via de acesso e no tratamento da janela, introduzidas por Schambaugh (2), Popper (3), E. Lima (4), mas que não trouxeram modificações substanciais à tecnica basica instituída por Lempert.

Entretanto, um problema falta para ser resolvido: é a "osteogenese", isto é, o fechamento da janela, pela regeneração óssea algum tempo depois da operação; apezar de já ter progredido muito sobre este ponto, em alguns casos a janela volta a fechar-se, pela regeneração óssea, ou por formação de tecido fibroso.

Para evitar este inconveniente, muitos processos foram empregados por diversos autores, como o uso do radio na reborda óssea da janela, o emprego de brocas de diversas substancias, como chumbo etc. Lempert (5) em 1941 recomendou o uso do "Obturador frame", feito com platinum e iridium, que tinha o inconveniente dos metais, por serem mal tolerados pelos tecidos.

Lempert (6) ainda em 1945, passou a usar o obturador, feito de cartilagem; ambos os processos foram abandonados pelo próprio autor. Aubry. (7) em 1946, passou a ,substituir a cartilagem por uma placa de resina acrilica, tendo posteriormente perfurado a placa.

O mesmo autor (8) mais recentemente, emprega a peça de acrilico em forma de cilindro, suspensa por duas pequenas hastes.

Jens Bing e Karsten Kettel (9) usam um molde especial feito de "Polyethylene".

Em Novembro de 1949 enviamos a Mar del Plata um artigo que foi lido em janeiro de 1950, ao 2.° Congresso Pan Americano de O.R.L. realizado naquela cidade, relatando os meios de evitar a osteogenese; citamos as possibilidades do molde acrilico e o seu uso em Fenestração.

O molde adapta-se aos bordos da janela até ao nivel ou mesmo abaixo do endostem, sem tocar no canal membranoso; foi feita uma peça em resina acrilica, em forma de funil, com a parte anterior maior que a posterior, acompanhando a forma da parede interna do canal ósseo que se aprofunda no "dome do vestibulo" como se fosse um plano inclinado; o corpo do funil, é perfurado, tendo 1,5mm. a 2mm. de diametro de forma ogival, por onde passa a onda sonora; a parte superior do molde, tem uma silencia, como aba de chapéu para que fique bem fixado no lugar; depois do molde adaptado na janela, o retalho deve cobri-lo.

A peça fica como rolha perfurada na abertura da garrafa. Para colocação do molde, qualquer pinça pequena encurvada na ponta, das que usam os oftalmologistas, poderá servir.

A manobra de colocar o molde na janela requer paciencia; às vezes é preciso diminuir o molde ou alargar mais a janela.

A esterilização do molde é feita, mergulhando-o durante meia hora em espadol, e lavado em sôro fisiologico no momento de usar.

Dos 52 casos de fenestração realizados por nós, pela-técnica de Lempert, usamos em um paciente o molde acrilico, cujo audiograma mostramos ao lado.

A paciente foi operada há 6 meses, em junho de 1950; teve um pós-operatorio normal, igual a qualquer dos nossos casos, pelo processo "bone dust free"; o aspecto do retalho é perfeito; não há nenhuma saliencia sobre o retalho no ponto em que está o molde. A curva audiometrica continua com os 30 % de melhora.

Acreditamos que o uso do "molde acrílico" poderá evitar a osteogenese.

A resina acrílica ficaria permanente, sem irritar os tecidos; as paredes do molde evitariam o crescimento ósseo.

Entretanto, só com o tempo, o maior número de observações, se poderá chegar a uma apreciação definitiva.

RESUMO

O USO DO MOLDE ACRILICO PERFURADO EM FENESTRAÇAO

Em 52 fenestrações, o autor empregou em um caso o molde acrílico. O material acrílico é bem suportado pelo labirinto. O caso já operado há 6 meses, apresenta-se em boas condições. Até agora, a melhora da audição continua alta, e nenhum sinal existe de eliminação do molde. Só o tempo dirá dos resultados definitivos.



Fig.1 - A Fenestra, pela técnica de Lempert, conforme desenho. Em baixo o molde acrilico, visto em planos diferentes.



Fig. 2 - Em cima o molde colocado em posição. Em baixo, corte esquemático de perfil, do molde em relação com o canal.



BIBLIOGRAFIA

1) LEMPERT, J. - Improvement of Hearing in Cases of Otosclerosis. New one stage technic. Arch. Oto-Laryng. 28:42-97 (July) 1938.
2) SHAMBAUGH, G. - Fenestration Operation for Otosclerosis. Acta Oto-Laryngologica; Supplementum LXXLX, 1949.
3) POPPER, O. - Fenestration of the labyrinth. Transtympanic Fenestration. S. Laryng.Otol. 61:441, 1946.
4) LIMA, E. - A Otosclerose. A via Supra-meatica - Oficinas Alba-graficas, 1943. Rio de janeiro.
5) LEMPERT, J. - Fenestra Nov-ovalis. Arch. of Otol. 34:880. 1941.
6) LEMPERT, J. - Fenestra Nov-ovalis with Mobile-Stopple. Arch. of Ot1. 41. Jan. 1945.
7) AUBRY, M. - La Chirurgie de la Surdité. Ann. d'otolaryng. 13:29, 1946.
8) AUBRY, M. - Notre technique simplifiée de la Fenestration Ann. D'otoLaryngol. 66 - N.° 12 - Dec. 1949 - Paris.
9) BINZ, JENSE KETTEL, KARSTEN - Attempts at the Formation of a Permanently patent osseus fístula in Otosclerosis. Acta Oto-Laryngologica Supplementum XCI - 1950.

SUMMARY

"THE PERFORATED ACRYLIC STOPPLE IN FENESTRATION"

After having practised 52 fenestrations to the Lempert technics, the author started to use a perforated acrylic stopplewithin the window thereby trying to avoid the osteagenese which is, as is aiready known, the only problem that still exists to make the result of the fenestration permanent. The acrylic stopple is perfectly supported in the labyrinth. Through the perforation itself the sound wave penetrates very satisfactory according to the audiometric curve of the patient presented 6 months after the operation. The author had as yet no sufficient numbers of cases for a definitive appreciation as to the use stopple but seems very encouraging.

Indexações: MEDLINE, Exerpta Medica, Lilacs (Index Medicus Latinoamericano), SciELO (Scientific Electronic Library Online)
Classificação CAPES: Qualis Nacional A, Qualis Internacional C


Imprimir:
Todos os direitos reservados 1933 / 2024 © Revista Brasileira de Otorrinolaringologia