Versão Inglês

Ano:  1971  Vol. 37   Ed. 1  - Janeiro - Abril - (10º)

Seção: -

Páginas: 40 a 43

 

Cefaléias*

Autor(es): Raymundo L. Hilsinger

Apesar de 140.000.000 pessoas nos E.E.U.U. experimentarem graus variados de cefaléia, somente 10% procuram tratamento especifico com seus médicos. Foi avaliado que 9/10 dos pacientes que apresentam cefaléia crônica recorrente tem os seguintes diagnósticos: 1) cefaléias vasculares do tipo enxaqueca; 2) cefaléia por contração muscular (tensão) ; 3) cefaléias combinadas do tipo vascular c contração muscular.

Patologia grave pode ser atribuida somente a 1/10 das queixas de cefaléia recorrente crônica como: alterações intracranicas, extracranicas, sistemicas, psicogenicas a pos-traumaticas.

A cefaleia a um sintoma que se origina de uma grande variedade de causas, algumas benignas, outras graves. A avaliação de cada queixa deve ser diligentemente investigada. O reconhecimento baseia-se nos seguintes fatores: a) historia cuidadosa presente a passada ; b) exame físico a neurológico complete; c) avaliação psicológica; d) exames subsidiários necessários.

Na historia investiga-se a instalação, freqüência, duração a espaçamento das crises. A qualidade, localização e caráter da dor.

As manifestações pré, durante a após as cefaléias sae, importantes, assim come, causas contribuitórias, agentes desencadeantes a uma possível historia familiar de cefaléia.

A determinação das características de personalidade do paciente fazem parte da avaliação psicológica assim como a preocupação pelo: a) perfeccionismo; b) grau de ambição; c) eficiência; d) sensibilidade; e) grau de competitividade a f) dependência.

Deve-se determinar como reage o paciente ao "stress" da vida diária a curto e, longo prazo, por: a) super reação; b) extroversão ; c) introspecção; d ) acúmulo de situações não solvidas. Pesquisar também fatôres de ansiedade e depressão que podem ser expressos através de: a) agitação e inquietude, b) insônia, c) hostilidade, d) culpa, e) auto depreciação e auto punição, f) anorexia e isolamento, g) palpitação e suores, h) náuseas e outras manifestações psicossomáticas.

Os exames subsidiários necessários à uma história bem conduzida são: Bioquímica do sangue, Rx do crânio e coluna cervical, comum de urina e EEG.

Classificação Geral das Cefaléias

a) cefaléias vasculares - 1) enxaqueca (hemicrânica) ; 2) cefalalgia histainínica (cluster) ; 3) cefaléias desencadeadas no ponto máximo do stress ou no período de alívio da tensão; 4) carotídea.
b) cefaléia muscular (tensão)
c) cefaléia por contração mista vascular e muscular
d) cefaléias resultantes de alterações intracrânicas: 1) tumores e crescimentos; 2) tromboses e embolias; 3) punção -lombar; 4) infecções (meningite, etc) ;
e) cefaléias de alterações do pescoço e crânio: 1) ocular; 2) oral; 3) nasal e paranasal; 4) aural; 5) estruturas ósseas (ATM principalmente).
f) cefaléias resultantes de alterações sistémicas: 1) doenças cardio vasculares; 2) doenças vasculares periféricas; 3) doença renal; 4) discrasias sanguíneas; 5) hipogliceania; 6) alergia; 7) alterações gastro-intestinais; 8) endócrinas; 9) doenças infecciosas e outras doenças.
g) cefaléias de origem psicogênica
h) cefaléias pós traumáticas

Características das Cefaléias Crônicas Recorre-artes anais Contais

a) enxaqueca padrão: 1) quando hereditária temos perturbações cervicais associadas; 2) na periódica temos disfunções gastrointestinais; 3) como aura temos problemas de perfeccionismo, ambicioso, eficiente; 4) na latejante, mais comum em mulheres; 5) na forma unilateral, apresenta alívio com ergotamina e seus derivados. A enxaqueca pode se apresentar com as seguintes fases: vasoconstricção transitória, com aura, alguma dor de cabeça e náuseas; vasodilatação apresentando latejamento e náuseas; edema, coar dor constante e incômoda, dor residual no pescoço e costas.

b) cefalalgia histamínica (cluster)
Ocorre em episódios pouco espaçados, é unilateral, sem pródromos, com instalação súbita, ocorre principalmente à noite (acorda o paciente), a dor é de grande intensidade e se associa com lacrimejamento, suores, sensação de obstrução nasal do mesmo lado da cefaléia. Geralmente ocorre na 3.ª ou 4.ª década da vida.

c) cefaléia carotídea
Chamada de cefalalgia histamínica atípica por alguns autores. Se o tronco carotídeo estiver envolvido o paciente se queixa de linfonódios cervicais inchados. Quando os ramos terminais estão envolvidos existe queixa de dor nos seios paranasais, dentes, ouvidos e pescoço.

d) cefaléia tipo contração muscular (cefaléia de tensão)
Ocorre durante situações de "stress" principalmente no máximo ou no período de alívio. Perturbações gastrointestinais não estão presentes. Dor de natureza incômoda e constante. Associada com dor na região ocipital. mais comum em mulheres.

e) Cefaléia resultante de mialgia e outros estados vasoespásticos.
É unilateral, pode envolver o occiput ou a faringe, assim como estruturas orgânicas finais. Dor de tipo profundo que aumenta lentamente até uma crise e após alívio gradativo. Ocorre após doenças graves, exposição ao frio, com mudanças súbitas de temperatura e alterações barométricas. Ocorre após a segunda década da vida.

Metas Terapêuticas

O paciente deve ser considerado como um todo, e não como um grupo de órgãos cada um funcionando independentemente uns dos outros.

O tratamento deve ser individualizado segundo as necessidades de cada paciente. Instituição de tratamento primário tôda vez que possível para a causa básica da cefaléia. Restauração do equilíbrio fisiológico e psicológico. Farmacoterapia. Terapia somática. Fisioterapia. Cirurgia quando indicada. Deve-se procurar aliviar a dor do paciente na l.a visita a fim de conseguir sua confiança. Instituir medidas terapêuticas para evitar ou reduzir a incidência de ataques futuros.

Decálogo cio Paciente cone Cefaléia

FUMO
Parar de fumar

PERFECCIONISMO
Êste não é um mundo perfeito. Famílias e amigos têm muitos defeitos. A perfeição é raramente conseguida, de modo que esteja satisfeito com menos.

FLEXIBILIDADE
A tolerância faz compreender os outros indivíduos mais fàcilmente.

COMPULSÃO
Não seja um escravo do relógio. Trabalhe no seu próprio ritmo; faça tanto quanto puder. Tentar chegar aos limites extremos sòmente cria tensão.

AUTO AFIRMAÇÃO
Você não pode agradar todo mundo, então pare de tentar. A popularidade vem quando você dá a seus amigos e sua família uma oportunidade de amá-lo como você é, e não pelo seu melhor desempenho.

HIPEREFICIENCIA
Seja eficiente, sim, mas não ao ponto em que perfeição se torne uma obrigatoriedade.
HONESTIDADE
Fale objetivamente se você quiser. Você não pode agradar todo mundo; honestidade e objetividade rompem barreiras e fazem as amizades mais fáceis.

AUTO ESTIMA
Aprove você mesmo. Você é tão bom quanto qualquer outro. Se você receber um cumprimento, aceite-o e faça uso dêle.

AUTODEPRECIAÇÃO
Pare de ser tão crítico em relação aos seus sentimentos negativos. Todo mundo é ambivalente às vêzes, assim, não se importe tanto quanto ao problema de amar e odiar.

CULPA
Pare de sentir culpa. Somos todos humanos e fazemos erros. Dê um pouco e receberá muito, talvez mesmo uma redução daquela dor em sua cabeça.




* Resumo do Curso sôbre Cefaléias proferido por Raymundo L. Hilsinger M. D. Professor associado do Departamento de Otorrinolarigologia de Cincinati - Ohio - USA - no último Meeting da Academia Americana de Otorrinolarigologia e Oftalmologia em Las Vegas - 1970.
Tradução do Dr. Edgar Arruda Filho - médico-residente do Instituto de Otologia de Porto Alegre.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial