Versão Inglês

Ano:  1970  Vol. 36   Ed. 2  - Maio - Agosto - ()

Seção: Editorial

Páginas: 85 a 86

 

Homenagem ao Dr. Décio Mion

Autor(es): Raphael da Nova

Palavras pronunciadas pelo Prof. Raphael da Nova no dia do 1º aniversário da morte do ilustre colega.

Minhas Senhoras, meus colegas:

Estamos aqui para escrever nos fatos desta Clínica, uma placa em memória do companheiro inolvidável que foi Décio Mion, ao primeiro aniversário de sua morte.

Contemporâneo de estudos, no Liceu Coração de Jesus, de Lamartine Paiva, devemos a êste as referências que o credenciaram à grande confiança que desde o início passamos a dedicar ao jovem Décio, que ingressara cheio de esperança na Clínica Otorrinolaringológica, para abraçar a carreira de médico especialista.

E ele bem a mereceu, uma vez que, em futuro não remoto, veio tornar-se o Chefe de Clínica, arguto e incisivo, sem medir esforços para a obtenção do perfeito entrosamento dos vários setôres que integram as atividades da Clínica O. R. L.

Apeguei-me a ele ao reconhecer os méritos do assistente que judiciosamente nutria o desejo de em futuro concorrer ao Título de Professor universitário. Décio Mion muito colaborou na confecção da nossa Tese experimental para acesso à Cátedra, em sucessão a Antonio de Paula Santos, e que foi elaborada no ambiente acolhedor do Departamento de Histologia e Embriologia da nossa Faculdade.

A escolha do Décio como colaborador foi das mais acertadas. Com afinco e dedicação exemplar desincumbiu-se com perfeição de tudo o que lhe estêve afeto, e disso guardo inapagável memória e evoco com especial carinho.

O currículo fala bem alto o que foi a sua passagem por esta Clínica: O estágio teve início em 1950, ano em que terminou o curso médico. Passou a assistente substituto em 1960, a assistente efetivo e chefe de Clínica em 1964.

Após a defesa de Tese para Doutoramento versando sôbre: Antibioticoterapia antibacteriana em Árímigdalite crônica de adultos, com base no antibiograma, que mereceu o louvor da Banca julgadora em 1966, tornou-se Assistente-Doutor.

Do currículo constam vinte e quatro trabalhos publicados e numerosas comunicações e conferências apresentadas em Congressos e Sociedades Médicas Tomou parte ativa na ministração dos Cursos curriculares e extracurriculares sob a responsabilidade do Departamento de Otorrinolaringologia, durante cerca de uma década.

A sua carreira universitária foi pautada por esfôrço constante e produtivo, graças ao qual grangeou justo renome entre os Especialistas dos mais variados recantos do País.

Não lhe foi dado porém colher na justa medida os frutos do seu trabalho, sendo vitimado por um acidente vascular, insuspeitado, nas vésperas do seu concurso à Docência.

A Tese para este - "Sôbre a penetrabilidade de alguns antibióticos no tecido amigdaliano, em casos de amigadilte palatina crônica. Estudo na espécie humana", elaborada com rigorismo absoluto, passou a inspirar outro trabalho executado nesta Clínica, em relação com o emprêgo da Doxicilina, e que mereceu a classificação do melhor trabalho apresentado à reunião do Instituto Pfizer, realizada recentemente nos EE.UU. da América.

A cerimônia de hoje vale por uma lembrança dos seus colegas e um convite à imitação ao realizador incansável, desaparecido no alvor de formosa carreira. Resumirei a peroração em duas frases, ditas pelo coração:

"Décio Mion cumpriu a sua missão na Terra, acima de tudo, foi um homem generoso e bom."
"Glória a ti trabalho, só tu podes trazer consolação."

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial