Versão Inglês

Ano:  2003  Vol. 69   Ed. 6  - Novembro - Dezembro - ()

Seção: Editorial

Páginas: 730 a 730

PDFPDF PT  
 

O início da jornada digital

The beginning of the digital journey

Autor(es): Henrique Olival Costa

Todo final de ano temos a tendência de traçar a retrospectiva do que foi feito e do que falta fazer, relembramos nossa trajetória de erros e acertos, conquistas e frustrações. Este ano temos um motivo especial para o olhar o passado, pois estamos finalizando a edição do volume que terá como seu sucessor um volume de aniversário. São 70 anos da RBORL. Tendo iniciado suas atividades em 1933 como Revista Paulista de Otorrinolaringologia, sob a tutela de Mário Ottoni de Rezende e Homero Cordeiro, conseguiu manter sua qualidade e periodicidade por 70 anos de história. A não ser por pequeno período na década de 60, a RBORL teve seu volume anual composto de 6 números bimestrais, o que mostra a enorme capacidade criadora e produtividade de nossa especialidade desde o início do século passado. Todos reconhecemos as grandes dificuldades relativas à obtenção de conteúdo para sustentação de um periódico e para obtenção de seu reconhecimento como referência para uma classe.

Hoje podemos festejar a relevância da RBORL no contexto nacional e ensejamos que, em futuro bastante próximo, ela possa representar uma fonte de esclarecimento e conhecimento para todos os interessados em Otorrinolaringologia no mundo. Este é o nosso segundo motivo de comemoração, o site da revista está pronto e pode ser acessado regularmente na Internet no endereço www.rborl.org.br.

A revista on-line (RBORLine) é uma ambição antiga que procuramos elaborar de maneira a não ser apenas mais um site ou simplesmente a revista em formato digital. Já há cerca de 6 anos mantínhamos o texto completo de nossa revista em português e inglês no site da sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, mas não era um local apropriado para dar visibilidade e fornecer mais oportunidades para o usuário. Na página elaborada organizamos uma série de serviços para o leitor, autor e para o revisor que acreditamos facilitará em muito a vida de quem escreve, lê e julga os trabalhos científicos. Através de nosso endereço digital estaremos recebendo os artigos enviados para publicação e os temas livres dos Congressos Brasileiro e Triológico, todo o expediente da revista terá seu trâmite on-line com as sugestões dos revisores e as respostas dos autores sendo feitos pela rede. O autor também contará com alguns serviços de ajuda como pacotes de softwares estatísticos, critérios para elaboração de trabalhos científicos, dicas para revisões sistemáticas, informações aos autores, cartas de submissão, termos de autoria, dicionário de descritores científicos em inglês e português e um sistema de localização do trabalho enviado que revela automaticamente em que situação e fase de avaliação se encontra seu artigo. O revisor terá um local para receber os artigos com um sistema de revisão automático que fará as perguntas específicas para cada segmento do trabalho científico a ser julgado com um serviço de ajuda de Metodologia e Estatística. Como este é um site dedicado ao leitor, procuramos fazer com que quem venha a vista-lo tenha todas as facilidades de um sistema de busca que favoreça tanto a procura na RBORL, que estará disponível em todos os seus números com fotos, diagramas e gráficos desde seu primeiro número, de 1933, como também em um banco de dados de revistas otorrinolaringológicas englobando a LILACS, EMBASE e a Medline. Desta forma o leitor poderá fazer uma pesquisa no site e ele retornará tanto os artigos dos 70 anos da revista como de muitas outras revistas otorrinolaringológicas do Brasil e do mundo. Aqui teremos ainda um serviço especial para o sócio da SBORL que terá acesso ao texto completo dos artigos encontrados, sem custo. Para que o site não concorra com o Scielo na computação dos acessos a revista, ajustamos uma maneira de contabilização conjunta que determinará todas as vezes que um artigo completo for acessado e com isso teremos informações do número de vezes que cada artigo foi lido, dando informações sobre grau de interesse temático. Este é um serviço de extrema importância porque junto com os índices de citação e os fatores de impacto, sinaliza aos indexadores internacionais o grau de utilização do periódico na tomada de decisões dos colegas e em sua formação profissional.

Afora estes serviços, a RBORLine oferecerá um histórico de nosso periódico e um hall da fama com seus editores desde o início de sua história.

Assim como tivemos uma trajetória vitoriosa na revista impressa, esperamos contar com sua visita e apreciação para escrever uma história talvez ainda mais intensa e luminosa para a RBORLine. Atualmente cerca de 20% das mais de 130 revistas de otorrinolaringologia indexadas na Medline tem seu formato eletrônico na internet e outras 19 das 25 indexadas no ISI também. Não há estudos mostrando o impacto deste fato na procura das revistas, mas podemos observar que as primeiras colocadas em fator de impacto do ISI são as que têm o acesso ao texto completo facilitado pela revista on-line.

Nosso intuito é estar entre as melhores, já estamos entre as poucas no formato digital tanto no texto como na infraestrutura burocrática e expediente. Embora estejamos em um momento de implantação, esperamos que o setor de sugestões esteja em permanente atividade para que possamos estar afinados com o desejo de nossos assinantes e leitores.

Aproveitem!!!
Um feliz e intenso ano de 2004 para todos!!!
Nos vemos no site da RBORL!!!

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial