Versão Inglês

Ano:  1938  Vol. 6   Ed. 6  - Novembro - Dezembro - ()

Seção: Revista das Revistas

Páginas: 484 a 496

 

REVISTA DAS REVISTAS

Autor(es): -

ARCHIVES OF OTOLARYNGOLOGY (Chicago) Volume 25 - Julho de 1937 - N.º I

C. COULIER CHARLTON (Atlantic City) - Clima e vias aereas superiores - Pag. 1.

Desde o tempo de Hippocrates que a medicina tem se interessado pelas relações que existem entre as condições de clima e a saude. Ha pessoas que são grandemente influenciadas pelas condições climatericas na sua capacidade de resistir ás infecções das vias aereas. O sistema nervoso autonomo tem um grande papel na vida dos seres vivos e exigem muita atenção por parte dos medicos. Pessôas que trabalham em lavanderias sob alta temperatura, sob o maior calôr parecem não adquirir a rinite atrofica, quando vivem em clima bom; parece que isto se dá em Atlantic City. Parece mesmo que pessôas que sofrem desta molestia experimentam notavel melhoria, quando para lá transferem a moradia. As infecções agudas das vias aereas superiores são menos frequentes e de menor gravidade que nas grandes cidades da America do Norte.

FREDERICK HILL - Osteomielite do craneo - Pag. 9.

O artigo precisa ser citado apenas porque contem duas observações de dois casos operados e curados; o mais não tem interesse.

GEORGE COATES (Philadelphia) - Colesteatoma do seio frontal. - Pag. 29.

São duas observações bem interessantes de colesteatoma dos seios frontais. Depois de descrever as diversas teorias sobre a formação do tumor, passa ao relato dos casos clínicos, que nada têm de diferente das sinusites frontais. O diagnostico foi feito em ambos casos de material retirado da operação.

FLETCHNER WOODWARD (University. Va.) - Abcessos nasofaringeanos e quistos. - Pag. 38.

Depois de fazer um estudo sobre a literatura do assunto, diz o A: os sintomas cardinais apresentados por 88 casos foram corrimento postnasal, faringite cronica e laringotraqueite em 54, 5 por cento, hipertrofia dos ganglios cervicais em 30 %, frequentemente associada á rigidez dos musculos do pescoço, dôr de cabeça ocipital em 14 %, otalgia em 0,6 %, tinitus e rigidez de nuca em 0,8 % ; em alguns casos febre persistente e em 25 nenhum sintoma. Todos os doentes eram adultos jovens. Em quatro tratava-se de abcesso de retenção da incisão mediana da amígdala palatina; em 10 tratava-se da bolsa faringiana, e apresentavam á inspecção, uma superfície abaulada amarelada ou branca, situada na parte alta do nasofaringe e em geral um pouco para fóra da linha mediana; tinham 1 a 2 cc. de diametro e apresentavam pressão suficiente para fazer abaular a superficie anterior.

O tratamento naturalmente será cirurgico, removendo a parede anterior com o auxilio de um forceps, trabalhando ora pela boca ora pelo nariz, sob a inspecção de espelhos de nasofaringe.

MERVIN MYERSON (New York) - Supuração da piramide petrosa. - Pag. 42.

Diz o A. que as inflamações do rochedo aparecem 1 vez em cada 300 otites medias. Faz um ligeiro esboço anatomopatologico das petrosites e mostra-se um tanto conservador em materia de cirurgia do rochedo. Diz que a operação de Ramadier ou a de Lempert que tanto interferem na mecanica da articulação temporomaxilar, só deve ser realisada em ultimo caso. Um fato tambem digno de nota, é que Myerson admite, casos nos quais não haja de todo supuração do ouvido medio, enquanto que a maioria dos classicos em geral pensam de modo contrario.

HENRY SMITH e EUGENE COON (Hempstead) - Meningites devidas a estreptococus hemolitico. - Pag. 56.

Os AA. apresentam duas observações de meningite otitica causada pelo estreptococus hemolitico, curados depois do uso de prontosil e sulfanilamida. Dizem que a remoção do foco deve ser o mais completa quanto possivel. Sugerem a possibilidade do uso de doses moderadas de sulfanilamida no tratamento desta complicação endocraneana.

JOHN KOLMER (Philadelphia) - Etiologia, profilaxia e tratamento da septicemia cirurgica. - Pag. 59.

Este artigo é bastante instrutivo.

Normalmente, os animais inferiores e o homem, são protegidos contra a bacteremia - e septicemia, por um notavel mecanismo de desinfecção do sangue contra os organismos invasores. E' a fagocitose, realisada pelos leucocitos, histiocitos e aparelho reticulo-endotelial e macrofagos dos pulmões, auxiliados pelas opsononas e aglutininas. Os fatores adicionais desta imunidade antibacteriana, são as antitoxinas naturais, bacteriolisinas e agentes não especificos como as leukinas e plaquinas. A septicemia é o resultado da virulencia do organismo infectante, de uma deficiencia na parte de defeza do organismo ou de uma combinação de ambos. A virulencia não se refere sómente á produção de toxinas, mas á capacidade do germen em invadir os tecidos e o sangue. Em ambos, a profilaxia e o tratamento da septicemia cirurgica, dependerão de uma segura e judiciosa drenagem cirurgica dos fócos primarios e secundarios da infecção. A profilaxia deverá ser auxiliada por injecção intramuscular de soro anti-estreptococico e particularmente por transfusões de sangue, antes e depois da operação, e si possivel, administração de sulfanilamida ou um dos seus derivados. A terapeutica biologica goza de um papel importante no tratamento da septicemia cirurgica e inclue a administração precoce de larga quantidade de soro anti-estreptococico ou bacteriofago estafilocócico em injecção endo-venosa, assim como transfusões de sangue normal ou immunisado cada tres dias. A sulfanilamida (paraaminobenzenesulfonamida) por via oral e um intramuscular são recomendados na quimioterapia da septicemia devida ao estreptococus beta hemolítico e a solução de Pregl de iodo e metaphen em injeção endovenosa contra a septicemia estafilocócica. Ha importantes medidas adjuvantes sedativos com morfina.

D. C. JARVIS (Barre) - Pequenas doses de insulina na pratica otorino- laringologica. - Pag. 66.

Das suas conclusões:

Pequenas doses de insulina, aproximadamente 3 unidades actuam como um oxidante catalitico. O metabolismo do oxigenio influencia o equilibrio do sistema nervoso autonomo. E' manifesto o efeito sobre o sistema nervoso parasimpatico, aparentemente a insulina agindo como que bloqueando a divisão símpatica.

A insulina, em pequenas doses, em geral limita á duração dos resfriados para 24 ou 48 horas. Tambem tem valor porque actua sobre a secreção das mucosas, desidratando os polipos nasais e melhorando os casos de otite media aguda ou cronica, assim como dá resultado favoravel no tratamento das ulcerações.

JOEL PRESSMANN (Los Angeles) - Irite causada por esfenoidite asintomatica com anomalia do seio esfenoidal. - Pag; 83.

Esta observação é citada, primeiro por assinalar mais um caso de infecção focal; segundo porque a lesão do esfenoide não revelava nem dôr de cabeça nem descargas post-nasais; e terceiro porque a anomalia do septo do seio esfenoidal fez com que o cirurgião abrisse um seio são em lugar do seio doente. Corrigida depois esta situação, foi curada a irite. FRANCISCO HARTUNG

THE JOURNAL OF LARYNGOLOGY AND OTOLOGY

(London)

Vol. 51 - Setembro de 1936.

TUCKER, GABRIEL (Filadelfia) - Tumores inflamatorios da corda vocal. Laringoscopia diréta. - Pag. 563.

As conclusões do A. são as seguintes:

1) Os tumores inflamatorios cronicos das cordas vocais verdadeiras aumentam paulatinamente em suas dimensões em consequencia da actividade funcional das cordas.

2) Um circulo vicioso se estabelece em que a irritação local, aumentando em volume o tumor e sobrecarregando o esforço muscular do laringe, torna-se um fator etiologico importante.

3) O restabelecimento do contorno normal da corda pela remoção do tumor, sob laringoscopia diréta, a ginastica vocal com o fito de restabelecer o tonus muscular, essas manobras conjugadas eliminarão o circulo vicioso e restabelecerão o laringe em muitos casos. O exame microscopico dos tecidos retirados fornece uma basica histologica para o diagnostico.

O presente trabalho apresenta pequena bibliografia e é ilustrado com 6 cliches, sendo que na maioria coloridos.

SCHROEDER, R. (Copenhagen) - Algumas considerações sobre o tratamento cirurgico das inflamações peritonsilares. - Pag. 574.

Cincoenta e seis pacientes portadores de abcesso peritonsilar foram tratados pelo destacamento do polo superior da amigdala, com retirada parcial ou total da mesma, com o fim de evacuação imediata do pús.

As indicações formuladas pelo A., para essa conduta cirurgica, são: 1) evacuação incompleta do pús após incisão; 2) nefrite; 3) edema do laringe; 4) tromboflebite; 5) estados septicos e 6) abcesso parafaringéo.

O A. praticou suas intervenções sob anestesia local que, entre outras vantagens, faz cessar o trismus. Os seus resultados foram muito bons.

FRAZER PHILIP (Birmingham) - O controle vasomotor do ouvido. - Pag. 579.

A simpatectomia cervical preconizada por Ferreri, em 1903, foi praticada, largamente, na America e Europa no combate ás vertigens, zoadas e mesmo como terapeutica da otosclerose.

Certas vertigens são devidas á uma vaso-constricção do ouvido interno, daí a "vertigem que faz ouvir" de Lermoyez quando o sangue aflue bruscamente no labirinto. Certas formas da doença de Menière possuem a mesma origem, bem como certas zoadas.

Albert Gray defende a teoria de que perturbações circulatorias ocasionam degenerações do nervo auditivo na otosclerose, acarretando, mesmo, a formação de fócos otoscleróticos na capsula labirintica.

Deduz-se desses fátos o papel preponderante do simpatico nas funções labirinticas.

O A. após uma grande serie de experiencias, executadas sobre o gato, todas elas visando demonstrar a repercussão sobre o ouvido interno das manobras cirurgicas executadas sobre as vias simpaticas cervicais, chega, mais ou menos, ás seguintes conclusões: 1) a vaso -constricção labirintica provoca um aumento da excitabilidade vestibular; 2) - a vaso-dilatação labirintica produz uma hipoexcitabilidade vestibular com aumento da acuidade auditiva.

O trabalho é documentado com boa bibliografia.

Vol. 51 - Outubro de 1936.

FRASER, J. S. (Edimburgo) e HALLIDAY, G. C. (Sydney) - Relatorio sobre 891 casos de otite média aguda supurada e mastoidite com complicações endocraneanas em 139 casos, durante o periodo 1920-934. - Pag. 619.

O presente trabalho é baseado numa serie consecutiva de canos de otite média aguda supurada com complicações mastoidéas, labirinticas e endocraneanas.

Dos 891 casos, 60 deles faleceram. 15 % apresentaram complicações endocraneanas e 6 % desses faleceram. Os AA. determinaram que muitos casos faleceram de meningite purulenta apesar da pobreza de sinais de abcessos na caixa do timpano ou nas celulas mastoidéas, com ausencia completa de sinais de complicações extra-duramerianas ou de qualquer outra complicação endocraneana durante o áto cirurgico ou na autopsia.

Nesses casos, tambem, ficou demonstrada a ausencia de qualquer infecção para o lado dos seios da face. Segundo os AA. esses casos são devidos, forçosamente, á infecção meningéa por via sanguinea, sendo possivel que, em presença de uma otite média, os microorganismos circulantes no sangue tendem a se fixar sobre as meninges e daí provocarem a meningite. As hemoculturas foram decepcionantes e os seus resultados não devem ser levadas muito em consideração. Os AA. notaram que nos casos de septicemia, isto é, nos casos de infecção sanguinea sem trombose protetora do seio lateral, o baço apresentava-se aumentado em seu volume.

SCHROEDER, REIDAR (Copenhagen) - Algumas considerações sobre a supuração do espaço para-faringêo. - Pag. 631.

Nesse artigo, documentado com 3 figuras no texto, o A. expõe o seu ponto de vista a respeito do tratamento dos abcessos peri-amigdalianos complicados. Demonstra as diferentes direcções em que o pús poderá migrar quando a pressão na loja amigdalina encontra-se muito elevada. O A. esclarece as razões anatomicas que explicam essa drenagem, para as profundidades, do pús, e termina descrevendo seu tratamento cirurgico.

Vol. 51 - Novembro de 1936.

MAYER, OTTO (Viena) e FRASER, J. S. (Edimburgo) - Modificações

patologicas do ouvido na sífilis congenita tardía. - Pag. 683.

O presente trabalho, publicado em dois numeros consecutivos do "The Journal" (Nov. e Dez.), constitue uma verdadeira monografia sobre o assunto, ocupando 56 paginas de texto e ilustrado com 41 microfotografias, grande numero das quais coloridas.

Os AA. chegam á conclusão que na sifilis hereditaria podemos encontrar, nas diferentes partes do aparelho auditivo, alterações patologicas com os caracteres típicos de uma goma tardía. A lesão inicia-se no mesenquima, mostrando-se possuidora de uma predileção para o osso, evoluindo tão bem no diploe quanto no periosteo. As modificações patologicas encontradas no ouvido interno (infiltração subjacente á região medular) são tão características que, por si só, são suficientes para se firmar o diagnostico. Um dos sinais mais importantes desse processo patologico consiste na justaposição de infiltração recente e parcialmente organizada e, especialmente, a tendencia á cicatrização expontanea dos casos não tratados. Os achados anatomicos explicam e confirmam o quadro clinico.

YATES, LOWNDES (Londres) - Cicatriz invisivel nas operações sobre o etmóide por via externa. - Pag. 715.

Quando a operação de Killian encontrava-se na moda, os autores referiam-se muito pouco a respeito da cicatriz post-operatoria, pois era tida como impossivel a invisibilidade cicatricial.

Em 1921, Howarth publicou o seu metodo de ressecção do soalho do seio frontal sem cicatriz visivel. Diversos foram os processos que surgiram em seguida procurando legar ao paciente uma cicatriz a menos disgraciosa possivel.

Uma cicatriz é tida como invisivel quando não é percebida á 2 pés de distancia.

Uma cicatriz visivel é aquela vista á 2 pés de distancia mas invisivel á 20 pés.

As cicatrizes defeituosas são visiveis alem de 20 pés de distancia.

O A. é de opinião que as cicatrizes invisiveis são aquelas que se encontram na região da sobrancelha. Nessa região o orbicular insere-se na pele com mais firmeza que em qualquer outra parte.

O presente trabalho é documentado com 8 figuras.

Vol. 51 - Dezembro de 1936.

LÜSCHER, E. (Berne) - A otomicroscopia no vivo. - Pag. 779.

Nesse artigo, o A. relata suas experiencias da otomicroscopia e afirma ser ela tão importante na pratica quanto para os trabalhos cientificos. Em muitos casos, o aumento fornecido pelo otomicroscopio, nos conduz á diagnostico de todo impossivel pela simples otoscopia. O A. fornece uma descrição da imagem da membrana timpanica normal e aquela encontrada em afecções banais como otite média aguda e mastoidite. O trabalho é ilustrado com 6 tricromías.

J. E. DE REZENDE BARBOSA.

LES ANNALES DOTO-LARYNGOLOGIE

(Paris)

N.° 2 - Fevereiro 1937.

ESCAT - "Acção resolutiva sobre certas nevrites opticas exclusivas de toda propatia nasal ou naso-sinusal da exerese do corneto medio normal e da trepanação endo-nasal do sinus esfenoidal correspondente. Ultimos resultados". - Pag. 93.

Em trabalho anterior, o A. concluiu que:

1) Toda nevrite optica de causa problemática, suspeita ou não de origem sifilitica, sem prejuizo do tratamento especifico, justifica a cirurgia rinologica.

2) O modo operatorio mais simples consiste na simples exerese do corneto medio seguida da trepanação do seio esfenoidal correspondente.

3) O ataque do sinus esfenoidal pela via orbitaria deve ser reservado a casos excepcionais.

4) O resultado terapeutico é tanto mais favoravel quanto a intervenção é mais precoce.

Apresenta os resultados de 29 casos, sendo 10 de nevrite optica dupla. Nesses 29 operados teve 21 resultados favoraveis e 8 desfavoraveis.

Esta intervenção não deve excluir a aplicação paralela de todo tratamento oftalmologico ou especifico.

Em razão, pois da marcha frequentemente rapida e as vezes fulminante das nevrites opticas, é mais um meio a ser tentado pelos oculistas, antes de ver esgotar todas as fontes da terapeutica oftalmologica.

JACOD - "A diatermo-coagulação direta após tirotomia nos papilomas moles do laringe no adulto". - pag. 123.

No adulto, a ablação reiterada dos papilomas pelas vias naturais, a roentgenterapia só ou associada á exerese completa pela via externa, o tratamento magnesiano, tem sido seguido de insucessos. Ao contrario, a exerese após tirotomia, seguida de diatermo-coagulação minuciosa direta, parece dar cura a papilomatose. Na observação do A., não houve recidiva até mais de 2 anos.

A ablação pelas vias naturais, empregada só, não dá resultado, havendo sempre recidiva.

Chevalier-Jackson, faz a ablação em superficie, sendo vivamente contra as exereses profundas.

A noção do terreno parece primordial. Seria necessario modificar o estado do organismo que favorece o desenvolvimento da papilomatose, comparavelmente as verrugas planas juvenis, que desaparecem sem causa conhecida e são influenciadas por modificações gerais. A radioterapia dá inumeros insucessos. O papiloma laringeano, embora sua aparencia de tumor jovem, de desenvolvimento rapido, é histologicamente uma hipertrofia de tecidos adultos e portanto radio resistente. O verdadeiro tratamento consistiria em destruir, sob controle de vidros de aumento, as pequenas elevações suspeitas ao redor do tumor e o melhor meio seria a diatermocoagulação, após tirotomia a céu aberto.

Após a exerese da grande massa, destruir superficialmente toda a zona ao redor a mucosa suspeita. lsto em relação ao adulto, fechando logo o laringe após a intervenção..

Na creança, a tirotomia é seguida de perturbações funcionais importantes e detem por alguns mezes o desenvolvimento do laringe.

Abaixo pois dos 15 anos, é prejudicial ao desenvolvimento do laringe. Antes dessa idade, o A., usa terapeutica paliativa local, ao lado de tratamento geral prolongado; remineralisação sob todas as formas: sais magnesianos, fosfatos de calcio associados á ergosterina, injecções de sáis colesterinadoa, etc.

REVUE DE LARYNGOLOGIE, OTOLOGIE, RHINOLOGIE

(Bordeaux) Ano 57 - Dezembro de 1936 - N.º 10

DUCUING, J. e DUCUING, L. (Toulouse) - Os tumores malignos da "cintura" crico-faringéa. - Pag. 1085.

Os tumores da "cintura" crico-faringéa são raros. Ao contrario dos tumores malignos do seio piriforme, apesar de vizinhos, e que constituem uma afecção quasi exclusiva do sexo masculino, os tumores da "cintura" crico-faringéa aparecem em 1/3 dos casos na mulher.

Macroscopicamente ulcero-vegetantes, esses tumores são, de um modo geral, epiteliomas espino-celulares de globos corneados (Zuppinger), mas existem casos, e que são numerosos, de epiteliomas menos evoluidos: atipicos e bano-celulares (J. e L. DUCUING).

A evolução macroscopica desses tumores processa-se para as vias aereas quando são retro-cricoidêos, para as vias alimentares quando nascem da parede posterior do hipofaringe.

A sintomatologia compreende tres periodos distintos: periodo inicial, disfágico; periodo de estado, dispneico; periodo final, caquético.

O diagnostico essencial, calcado sobre os diferentes sintomas observados, é auxiliado pela radiografia e confirmado pela biopsia que deve ser praticada sistematicamente.

O diagnostico diferencial, feito pela clinica e laboratorio, deve visar a sifilis, a tuberculose e afecções banais do hipofaringe.

O prognostico desses tumores é sombrio. O tratamento repousa, exclusivamente, na roentgenterapia fracionada. Até hoje os resultados terapeuticos têm sido decepcionantes.

O trabalho apresenta 2 cliches ilustrativos.

ALONSO, J. M. e CHIARINO, A. (Montevidéo) - Contribuição ao estudo da patogenia e do tratamento da otosclerose. - Pag. 1106.

As conclusões dos AA. são as seguintes:

Determinados caracteres da otoscierose nos levaram a pensar em si possivel origem hormonal e, paratiroidiana.

Experimentamos, nesse sentido, sobre animais, mas nosso material histologico não foi, ainda, examinado.

Praticamos a paratiroidectomia do lado esquerdo (ou a ligadura arterial) em sete otoscléróticos; seis deles melhoraram, o outro foi operado ha pouco.

Determinamos que as otoscleroses (sobretudo as esporadicas) são, muitas vezes, de origem tuberculose.

Tratamos um determinado numero de pacientes pela tebeprotina, sem resultado; outros foram tratados pela vacina antialfa de Ferran e calciovigantol e observamos, entre muitos deles, melhoras acentuadas.

J. E. DE REZENDE BARBOSA.

MONATSSCHRIFT FÜR OHRENHEILKUNDE UND LARYNGO-RHINOLOGIE
(Viena)

Janeiro de 1937 - Fascículo 1.º

J. SPIRA (Krakau) - Sobre a infecção geral otogenica sem comprometimento do seio. - Pag. 37.

O conceito da infecção geral subentende a penetração, no sangue, constante ou repetida, do agente infectuoso. A virulencia do germe, o estado de defesa do organismo, bem como fatores anatomicos locais, desempenham papel importante. Assim, grandes vasos vizinhos a focos infectuosos como acontece na mastoide, são condições favoraveis á propagação da infecção (sinus). O A. aceita septicemias otogenicas, sem comprometimento do seio ou do bulbo, baseado no estudo clinico, no quadro anatomico e nas pesquisas experimentais de Haymann.

Infelizmente não se pode saber clinicamente a qual dos casos pertence o doente em questão e só a operação se o sinus está ou não livre. O A. apresenta 7 casos, nos quais o sinus se achava livre. Acha também que a abertura do sinus abre uma porta á infecção, mas antes dessa abertura não se pode saber se ele se acha ou não doente. E' este um triste dilema em que se acha o cirurgião.

J. NEMAI (Budapest) - Anatomia e fisiologia do órgão vocal. - Pag. 74 Demora-se o A. no estudo do músculo crico-tireoidêu que considera como o musculo tensor da corda vocal. Esse musculo é capaz de exercer 3 ações ou componentes: o componente horizontal que aproxima as cartilagens cricoide e tireoide, no sentido do eixo horizontal; o componente frontal que faz aproximar as cordas vocais, resultado dos feixes laterais do músculo; e finalmente o componente vertical, que aproxima as cartilagens no sentido vertical, pela ação de seus feixes mais anteriores. O músculo crico-tereoidêu é, pois, também, um adutor das cordas vocais. Por ação desse músculo, a laringe torna-se mais comprida de diante para traz, porém mais estreita, de modo que as cordas se aproximam. Descreve, a seguir, o músculo constrictor da faringe (inferior), também chamado laringo-faringêu.

K. MENZEL (Viena) - Sobre a presença de bacilos da tuberculose nas amígdalas. - Pag. 83.
Em 95 pares de amigdalas, após operação, foram praticados exames histo-patologicos e bacteriologicos. Foram encontradas culturas puras de bacilos de Koch em 5 casos, enquanto que só em um caso o exame hiatopatologico foi positivo. Os 5 casos compreendiam exclusivamente mulheres. Três desses casos sofriam de poliartrite aguda. Em 4 casos havia temperatura subfebril, devido a processo pulmonar específico, temperatura essa que não regrediu com a operação. Possivelmente nos três casos de poliartrite, tratava-se de uma infecção tuberculosa do organismo, cuja consequencia foi, de um lado o foco amigdaliano e de outro lado, por fase alergica da infecção, o reumatismo articular, tanto mais quanto, em quasi todos os casos havia lesão pulmonar.

K. FUCHS (Viena) - Tratamento com piófago na O.R.L. - Pag. 100.

O A. tratou diversas afecções com o piófago, seja em forma de pomada, seja em instilações, ou em vaporizações, obtendo ótimos resultados. Assim, foram tratadas a rinite atrófica, sinusites, corisa, rinorréas posmenstruais, furunculos do nariz e da orelha, eczema do conduto, otite média aguda e cronica, catarro tubario, secreção fétida dos ouvidos, anginas agudas, etc., etc. Acha o A. que se deve atribuir ao piófago não só uma ação bactericida, como também um poder desintoxicante, comprovado por uma pronta regressão da febre e transformação do estado geral e do local.

E. BAUER (Viena) - Extensa ossificação de ambos os pavilhões consecutiva a resfriamento. Pag. 104.

Um indivíduo com 65 anos de idade apresenta-se á clínica, queixando-se de hipoacusia desde cerca de um ano. O exame denotou em ambos os pavilhões uma consistencia dura como páu, completamente rijos, mas com sua forma normal. Disse o paciente que ha cerca de 40 anos sofrêra um resfriamento das orelhas e das mãos, quando trabalhava ao relento. O exame radiografico demonstrou uma sombra de estrutura óssea, tomando todo o helix e anthelix com 5 e meio cent. de.comprimento por 1 cent. de largura. A orelha direita apresentava-se maior que a esquerda, sem sinal de feridas ou cicatrizes. Sob o ponto de vista da clínica, essa anomalia não tem significação. Poderia produzir incomodo, que indicasse intervenção cirurgica. Mas este doente de nada se queixava. Convém notar que a cartilagem da orelha é, das cartilagens elasticas do nosso organismo, a que mais raramente pode ossificar-se.

C. JANNULIS e D. KURETAS (Atenas) - Para a clinica do abcesso temporal. - Pag. 106.

K. L., com 20 anos, sofre a infancia de corrimento do ouvido esquerdo. O exame denunciou: destruição da mebrana á esq., caixa com púz cremoso; prova calorica positiva; não ha sinal da fístula. Cerebração comprometida, sonolencia, afasia típica; temperatura elevada (39-40°), pulso lento. Não ha sinal de meningite, não ha nistagmo, bem como paralisia ocular. Papila de estase, queda para a esquerda e para traz. O doente assusta-se presa de horrivel alucinação. Punção lombar negativa. Feito o diagnostico de abcesso o doente foi operado. O osso achava-se escuro junto á fossa média. Punção do lóbo temporal: a cerca de 1 cent. de profundidade foi encontrado puz fétido pardo-cinzento em grande quantidade. Dreno de borracha; o abcesso dá a impressão de se extender profundamente para cima e para dentro. A estase da papila é raramente observada e considerada como sintoma de 3.a categoria nos abcessos temporais. Alem disso, foi interessante observar-se a presença de cultura pura de proteus neste doente, bem como o comprometimento do psiquismo.

Fasciculo 2 - Fevereiro de 1937

M. RINGER (Viena) - Contribuição á gênese e terapia da rouquidão na tuberculose pulmonar e laringéa. - Pag. 132.

Divide a perturbação da voz, na tuberculose, em 3 grupos: 1.° sem lesão da laringe; 2.° com lesão da laringe, sendo que esta pode ser especifica ou inespecifica; 3.° afonia com graves lesões da laringe. O grau da afonia não se acha paralela com a extenção da lesão. Os pacientes do 2.° e 3.° grupos sofrem, além da afonia, de dispnéa e são, por esse motivo, obrigados a lançar mão do auxilio dos músculos auxiliares, razão por que se notam neles um gráu mais ou menos pronunciado de escavação da fossa jugular e da região supraclavicular. A modificação da vóz na tuberculose é caracteristica, chamada vóz astênica. E provocada pelo enfraquecimento dos músculos e mais tarde por degeneração dos músculos vocais. Acha o A. que muitas vezes essa vóz astênica acha-se ligada a comprometimento do recorrente. Póde mesmo uma paralisia do recorrente ser prenuncio de uma tuberculose, servir, pois, de elemento para o diagnostico precoce.

F. ALTMANN (Viena) - Modificações da laringe e traquéa nas doenças do aparelho linfático. - Pag. 138.

A leucemia linfoide é das doenças do aparelho linfático aquela que mais atinge a laringe e a traquéa. As aritenoides, as falsas cordas, a epiglote e a região subglotica apresentam-se com um infiltrado amarelado ou roxo-cinzento, podendo ser tão extenso a ponto de provocar dispnéa. O exame da laringe pôde provocar suspeita de leucemia, contribuindo poderosamente para o diagnostico. Na traquéa as modificações leucemicas não são raras, não obstante menos extensas. O A. apresenta um caso de leucemia terminado com a morte. A autopsia mostrou na laringe infiltração difusa das cantadas superficiais da laringe e traquéa. Alem deste o A. apresenta um outro caso de linfossarcomatose generalizada, com comprometimento da laringe. A traquéa achava-se intacta. Os linfossarcomas primarios são extraordinariamente raros. O A. refere-se aos dois casos registados na literatura: um de Vogler, outro de Clark, ambos seguidos de necropsia.

A. CEMACH (Viena) - Tuberculose miliar tonsilogênica, - Pag. 156. As tonsilas, embora macroscopicamente sãs, pédem conter bacilos da tuberculose e ser ponto de partida da forma miliar. A extirpação desse fóco tonsilar, tem influencia favoravel sobre o processo pulmonar.

O caso apresentado pelo autor refere-se a um medico que apresentava placas disseminadas na garganta, seguidas de febre e tosse. A radiografia dos pulmões mostrou pequenas manchas em ambos os lóbos superiores. A pesquisa do bacilo de Koch foi negativa, quer no escarro, quer no exame direto das placas. Não havia explicação para esse enantema, o que só foi possivel após tonsilectomia. A riqueza em bacilos era tão grande que se podia contar 30 e 40 em cada campo. Após a operação o doente sarou, não só localmente, como também dos pulmões. Mais tarde, porém, teve um processo cecal tuberculoso, ao qual não pôde resistir.

K. GOLDBERGER (Viena) - A significação do processo uncinatus no tratamento das sinusites frontais. - Pag. 175.

Quando o processus uncinatus é pequeno, não contribue para o estreitamento do meato. Sendo, porém, grande, a menor inflamação da mucosa ocasionará o fechamento do hiato. E com maior razão as afecções catarrais ou supurativas. A hipertrofia do processus uncinatus ocasiona dores frontais e periorbitarias, hemicranea, cansaço, etc., que sararão com sua ressecção. O A. recomenda a ablação do processus uncinatus em todos os casos em que é indicada a amputação da concha média e mesmo em lugar dela. Com uma pinça de Kofler, para etmoide, a operação é facilmente praticada, a hemorragia insignificante. O meato torna-se livre e amplo. As vezes algumas celulas etmoidais são também abertas, o que não é desvantajoso. Nas sinusites frontais cronicas a operação é ainda mais facil, por não haver congestão como no estado agudo. O prognostico é favoravel, pois o meato amplo permite o corrimento das secreções e o arejamento do antro e diminui o perigo das recidivas. O A. conclúe que a abertura do processus uncinatus é a operação de escolha nas sinusites frontais aguda catarrais e nas cronicas não complicadas.

L. FORSCHNER (Viena) - O tratamento após a radical do ouvido médio. - Pag. 221.

O A. faz sempre a plastica segundo Panse. O primeiro curativo 5 a 6 dias após a operação. Aplica o mucidan e da radioterapia. A indicação da radioterapia repousa nas granulações do nulosos do mesotimpano. Divide os seus casos em 02 grupos: supurações ático-antrais e comprometimento do mesotimpano e trompa. Os casos do primeiro grupo são os que melhores resultados apresentam, pois é de regra cessar o corrimento e dar-se a cura completa. Os do 2.° grupo saram em um terço dos casos. Em qualquer hipotese o afastamento do perigo de uma complicação endo-craneana e a possibilidade da cessação da supuração, bastam para indicar o processo cirurgico. E' possivel, também, de acordo com a classificação dos casos, nos 2 grupos descritos, informar o doente o que êle pôde esperar da operação.

A. ZEBROWSKI (Warchau) - Sobre néoformações malignas do conduto. - Pag. 227.

O A. apresenta 7 casos todos com exito letal. Se bem que o sarcoma seja mais frequente na crença e nos jovens, foram também observados casos de carcinoma nessa idade. Dor na mastoide e cefaléa são os primeiros sintomas observados. Após, aparecem os sintomas manifestos: paresia ou paralisia do facial, hemorragia da caixa, comprometimento dos ganglios da vizinhança e do pescoço, que já mostram um processo extensivo. O prognostico é sempre fatal e a operação não consegue deter a marcha da molestia. E impossivel fazer o diagnostico precoce da doença.

E. WESSELY (Viena) - Um caso curado de carcinoma da amígdala. - Pag. 239.

Uma mulher com 60 anos de idade acha-se curada ha mais de 5 anos de carcinoma da amígdala esquerda. Os característicos do tumor eram típicos e a biopsia revelou: carcinoma epitebal planocelular. Havia também metástases ganglionares atráz do angulo da mandíbula esquerda. O tumor desapareceu no fim da irradiação e os ganglios regrediram. Convem notar que a cura se deu embora não se tivesse atingido doses de irradiação tão elevadas como as que se costuma aplicar em tais casos. Note-se também que as metástases ganglionares regrediram, talvez por causa das pequenas doses.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial