Versão Inglês

Ano:  1938  Vol. 6   Ed. 4  - Julho - Agosto - ()

Seção: Trabalhos Originais

Páginas: 336 a 345

 

CONTRIBUIÇÃO DA OTO-RINO-LARINGOLOGIA AO DIAGNOSTICO DAS AFECÇÕES BULBO-PROTUBERANCIAIS - parte 4

Autor(es): DR. MARIO OTTONI DE REZENDE - SÃO PAULO

Vampré não concorda com esta opinião de Guillain e pensa que o sindromo de Avellis "é a tradução de uma lesão nuclear do ramo interno do espinhal".

Remato Locchi, respondendo á uma consulta de Vampré, sobre as possibilidades anatomicas de haver lesões meníngea alterando, unicamente, os filetes do ramo interno do espinhal, sem lesar os filetes do ramo externo, depois de se estender amplamente em considerações anatomicas da região e de citar os magníficos trabalhos de Vannucci, (Dell'origene apparente dei nervi. IX - X e Xl e dei rapporti qui intercorrono dea il nervo vago e o de Willis. (Lo Sperimentale, anno 77, 1923), não admite uma alteração isolada dos filetes que vão constituir o ramo interno.

Aliás, diz Locchi, "é bem sabido que são numerosos os argumentos em favor da união do aeessorio bulhar ao vago, as raízes bulbares do espinhal pertencendo, por isso, em realidade, ao X.º par".

fr continua: - "Por fim, mesmo sendo encontrado o ramo interno do espinhal individualizado, não se poderia mais falar de lesão radicular desse ramo; seria uma extranha nevrite, do ramo interno do espinhal, com integridade de outros troncos nervosos importantes a ele justaposto".

"O sindromo de Avellis, depende de uma lesão centrai e não periférica. A lesão periférica lesará os dois ramo do espinhal. Só uma lesão central determinará a dissociação entre os dois ramos, como é admitido pela maioria dos autores".

OBSERVAÇÃO II.º (E. VAMPRE') INÉDITA.

F. C., 1930 - W. ++++ Fraqueza nas pernas e abaixamento audição. Ataques que cederam ao Bi. Ligeiras perturbações esfincterianas. Disartrias: inicio. Força muscular reduzida. Reflexos patelares fracos. Ausencia Babinski, Rossolino, Ataxia membros inferiores. Não ha Romberg. Sensibilidade superficial intacta. Profunda modificada quando da pressão na traquéia,

Exame oto-rino-laringologico: - 1) - Anestesia do faringe; 2) - Paresia hemi palato esquerda; 3) - Flacidez da corda vocal esquerda (sindrome de Avellis). 4) - Nervos cocleares reagem no limiar do normal, com condução ossea grandemente encurtada; 5) - nistagmo espontaneo (horizontal) para esquerda; 6) - nervo vestibular direito ligeiramente hiper irritável; 7) - nervo vestibular esquerdo reage normalmente; 8) - gustação normal para o salgado e doce, sendo quasi ausente para o amargo; 9) - ausencia reflexos vomitivos.

Lesão da base ou nuclear: - O grande encurtamento da condução ossea, com Rinè positivo, fala pela Lúes. (Malarioterapia).

Resumo: - Trata-se de uma tabo-paralisia, com sindrome bulbar de Avellis, caracterizado pela paresia do véo do paladar esquerdo e pela flacidez da corda esquerda, indicando a gravidade da molestia e exigindo cuidados especiais durante a malarioterapia.

OBSERVAÇÃO III.a (E. VAMPRÉ)

A. F. - 55 anos - Bras.

O paciente apresentava: - 1) - Paralisia hemi-palato esquerda; 2) - Paralisia corda vocal esquerda; 3) - Sindromo de Claude-Bernard Horner á esquerda, etc.). Dissociação seringo mielica da sensibilidade em toda metade direita do corpo e perturbações sensitivas não intensas do trigemeo esquerdo (anestesia cruzada).

Trata-se, pois, de um sindromo de Avellis complexo.

Além da paralisia velo-laringéa, foram encontradas perturbações cruzadas da sensibilidade, com dissociação de tipo seringo mielico, e, ainda, um sindromo de Claude-Bernard-Horner, que veiu indicar a participação dos centros simpáticos bulbares, que estão situados nas proximidades do nucleo sensitivo do trigemeo.

O sindromo de Avellis indica, sempre, a existencia de uma lesão bulbar. A falta de uma paralisia motora do trigemeo, quer dizer que não se trata de lesão protuberancial.

A paralisia dos mastigadores está, sempre, ausente nas hemi-anestesias alternas por lesões bulbares ou ponto-bulbares, que só atingem a raiz longa descendente do trigemeo.

A hemi-anestesias é, habitualmente, segundo Digerisse, de tipo seringo mélico, no caso de estar respeitada a camada inter olivar e a formação reticulada lesada. A hemi-anestesias da face, na hemi-anestesias alterna, é global, ficando alteradas todas as, sensibilidades, no caso de ter sido lesada a raiz descendente.

Como na segunda observação de VAMPRE, tambem nesta não foi pequena a contribuição da oto-rino-laringologia na determinação do diagnostico.

OBSERVAÇÃO IV.º (E. VAMPRE) - Sindromo Avellis complexo Siringo-mielo-bulbia.
A. S. - 49 anos.

Queixa.- Surdez e dificuldade na marcha, que teve inicio aos 26 anos Ha 3 anos iniciou-se a surdez que vem se agravando.

Exame: - Sistema nervoso: - surdez bilateral acentuada. Marcha tipo paraplégico espasmódico a pequenos passos, membros contraturados em extensão. Psíquico integro. Romberg sensibilizado. Motilidade voluntária conservada. Não apresenta adiadococinesia. Grande hipertonia nos membros inferiores, especialmente nos extensores. Não existem movimentos voluntários espontâneos. Clonus das rotulas e, ás vezes, trepidação epileptoide dos membros inferiores. Reflexos: Aquileanos, medio-plantares, rotulianos, perônio e tibio-femurais exagerados. Nos membros superiores abolidos todos os reflexos profundos. Babinski nitido em ambos os lados. Sinais de Bechterew-Usendel e de Rossolino presentes, com nitidez, em ambos os lados.

Exame oto-rino-laringologico: - 1) - desvio do índex espontaneo: braço esquerdo para esquerda; 2) - paralisia corda vocal esquerda; 3) - paresia do hemi-palato esquerdo; 4) - surdez de condução em ambos os ouvidos, sobretudo á esquerda, com condução ossea diminuida de ambos os lados; os sons altos (C, e Cs) são audiveis, normalmente, em ambos os ouvidos; 5) - labirinto esquerdo hiper irritável, com nistagmo exclusivamente do tipo horizontal, quando da excitação calórica, sem vertigens; 6) - hiper-irritabilidade do labirinto direito, nistagmo horizontal, sem componente rotatório, para esquerda; 7) - a cabeça inclina para direita com rotação do mento para esquerda. As provas rotatórias ocasionam menos excitação que as calóricas, sendo que o nistagmo é, ainda, exclusivamente, horizontal.

O conjunto sintomatico, do exame neuro-otologico, fala por uma lesão á esquerda. O fenomeno da atitude da cabeça, é caracteristico e, neste caso, o mento aponta a lesão.

A ausencia do nistagmo rotatório fala por uma lesão nuclear e afetando a parte dorsal do nucleo de Deiters ou as vias condutoras do nistagmo rotatório localizadas no cordão longitudinal posterior, mais provavelmente nestas vias, dada a que esta ausencia do nistagmo rotatório é bilateral.

OBSERVAÇÃO V. (E. VAMPRE) - Siringo-mielo-bulbia.

L. M. F. - 28 anos.

Doente ha 5 mezes. Fraqueza geral, braços e pernas e alguns tremores. Andar ébrio. Falta de equilibrio. A marcha limitou-se a ponto de não poder andar e nem mesmo ficar em pé.

Exame geral: - Não anda, quando tenta fazei-o caminha em zig-zag e caí. Malformação congenita: a) - tórax de sapateiro, desvios varios da coluna vertebral; cifose na região lombar; escoliose na região cervical com inclinação da cabeça para direita; lordose cervical superior comprimindo o faringe, perturbando a deglutição e impedindo a mobilidade do palato mole. Atrofia do musculo supra-espinhoso, sem paralisia do trapézio e do externo-cleido-mastoidêo. Pés equinos. Atrofias generalizadas, nas mãos, com ligeiros tremores. Voz anasalada e monótona.

Exame neurológico: - Reflexos aquileanos e patelares exaltados. Reflexos profundos diminuídos nos membros superiores. Reflexos cutaneo-abdomínais e cremastericos abolidos.

Babinski bilateral. Ataxia acentuada dos membros superiores e inferiores, mais notavel no braço direito. Dismetria. Clonus dos pés e Conus frusto das rotulas. Sensibilidade profunda segmentar ligeiramente alterada nos grandes artelhos, mais a esquerda. Estereognosia ligeira na mão direita. Sensibilidade superficiais: ao tacto normal, com excepção dos territorios correspondentes a C3 e C4, onde estava abolida; ao calor o mesmo tipo de alterações mais acentuadas, invadindo um pouco a região deltoidiana. Sensibilidade a dor quase nada alterada, estando, antes, um pouco exaltada na região da C3 e C4.

Exame oto-rino-laringologico: 1) - contratura de toda a metade esquerda do pescoço (externo-cleido-mastoidêo e trapézio); 2) - atrofia das partes altas destes mesmos musculos á direita; 3) - motilidade normal do palato mole não se fechando no entanto, o naso-faringe devido a saliência da lordose cervical; 4) - ligeiro trismo no maxilar; 5) - Anestesia do faringe; 6) - paralisia da corda vocal esquerda; 7) - nistagmo espontaneo, tipo horizontal, para ambos os lados e da mesma intensidade; 8) - gustação normal (doce, salgado, amargo); 9) - Tumor de consistência ossea (vértebra fazendo saliência sobretudo na parte direita do faringe bucal), coincidindo com a depressão de uma das apófises espinhosas da coluna cervical; 10) - nervos cocleares e vestibulares reagem normalmente.

Segundo Vampré a melhor denominação para este caso seria: siringo-mielo-bulbia, com sindromo bulbar predominante.

O nistagmo horizontal espontaneo, em qualquer das posições da cabeça, fala por uma lesão central.

OBSERVAÇAO VI.º (E. VAMPRE) - Siringo-mielo-bulbia.

A. C. - 30 anos, solteira.

Exame oto-rino-laringologico: 1) - paralisia hemi-palato direita; 2) - paralisia corda vocal direita; 3) - anestesia faringe; 4) - nervos cocleares normais; 5) - nervo vestibular direito hiper irritável, mas em menor gráu que o esquerdo; 6) - nistagmo tipo horizontal, para esquerda; 7) - vertigens e tendencia á quéda para esquerda, com nistagmo rotatório, para direita; 8) - gustação normal.

Resumo neurológico do caso: - Marcha ligeiramente espastica e motricidade diminuida do membro superior direito, com os dedos em garra; atáxia nitida do membro superior esquerdo e dos membros inferiores; Babinski franco á direita; Schaeffer e Oppenheim á esquerda; atrofias musculares na mão direita e em todo o membro superior deste lado. Nistagmo horizontal anti-horário; paralisia velo-laringéa direita; anestesia do faringe; nervo vestibular esquerdo hiper irritável; nistagmo rotatório rapido para direita, com vertigens e tendencia á queda para esquerda; dissociação seringo mélica da sensibilidade. A dissociação seringo mélica da sensibilidade, as perturbações piramidais, o sindromo de Avellis á direita e a irritabilidade vestibular, fazem o diagnostico de siringo-mielo-bulbia.

OBSERVAÇÃO IX.º (E. VAMPRE) - Sindromo de Jackson complicado por tumor cérvico bulbar.

J. M. C. - 40 anos.

Exame oto-rino-laringologico: 1 ) - atrofia da metade esquerda da lingua; 2) - paresia bemi-palato esquerdo; 3) - paralisia da corda vocal esquerda; 4) - anestesia do hemi-faringe esquerdo, sobretudo em seu terço superior; S) - anestesia hemi-face esquerda; 6) - anestesia da cornes esquerda; 7) - anestesia da pituitária esquerda; 8) - gustação normal (doce, salgado, amargo); 9) - nistagmo rotatório espontaneo para esquerda; 10) - ligeiro abaixamento da audição á esquerda; 11 ) - nervos vestibulares hiper-irritaveis, sobretudo á esquerda. Resumo geral do caso clinico: - 0 paciente teve, em 1927, durante 70 dias, um panarício no dedo minimo da mão direita, com febre, supuração e dôr; em 1931-1932, iniciou dormência na metade esquerda do rosto que se extendeu, posteriormente, á todo membro superior e, mais tarde, ao membro inferior esquerdo. Atualmente apresenta asimetria "da cintura escapelar, claudicação intermitente da marcha, atrofias musculares na cintura escapulir esquerda; raros tremores fibrilares, atrofia da lingua, maior á esquerda, abolição dos reflexos profundos nos membros superiores, reflexos tendinosos vivos nos membros inferiores, ausencia de Babinski; paralisia velo-laringéa esquerda, anestesia do hemi-faringe esquerdo, anestesia da cornes esquerda, perturbações da sensibilidade superficial da hemiface esquerda e nos membros superiores e tórax, bloqueio parcial do canal raquidianos, evidenciado pelas provas de Stookey-Queckenstedt e Elsberg.

Trata-se de uma paralisia glosso-velo-laringo-escapelar esquerda de Achard, complicada de perturbações piramidais e sensitivas dos dois lados, com bloqueio do canal raquidiano, o que faz pensar em tumor e não em siringo-mielo-bulbia.

Vampré classifica o caso como sendo o de um sindromo de Jackson bem complicado. Esta observação põe, nitidamente, em evidencia, o auxilio prestado á neurologia pela oto-rino-laringologia.

OBSERVAÇÃO X.º - (E. VAMPRE e BARBOSA CORREIA) - Sindromo de Wallenberg.

A. G. - 46 anos - Agosto 1935.

Ictus e hemi-paralisia esquerda, não póde engulir, perturbações da palavra. Alimentação artificial. Doente deitado sobre o lado esquerdo, imobilisado pela vertigem, nauseas, etc. Lesões esquerdas de caracter cerebelar. Reflexos, em geral, normais. Cutâneo plantar direito abolido. Ataxia, adiadococinesia, dismetria e certo grau hipotonia esquerda. Posteriormente latero-pulsão para esquerda.

Quando, mais tarde, poude levantar-se, tendencia á quéda para esquerda. Em Abril de 1937, havia Romberg com quéda para direita; em Setembro de 1937: Romberg desaparecido. O nistagmo espontaneo inicial havia diminuido de intensidade.

Exame oto-rino-laringologico, em Agosto 1936: 1) - Nervos cocleares normais; 2) - nervos vestibulares hiper-irritaveis, sobretudo o direito, com nistagmo espontaneo, do 1." grau, para esquerda; o vestibular esquerdo produzia, pela excitação, pequenos abalos nistagmicos para direita.

Sensibilidade normal no hemi-corpo esquerdo, exceto na face, zona do trigemeo, em que a paciente não distinguia o calor do frio. Anestesia da cornes esquerda. A` direita dissociação seringo-mielico da sensibilidade

a partir de C2. Anestesia cruzada. Estas perturbações da sensibilidade. cederam aos poucos. Em Setembro de 1937 a dissociação da sensibilidade seringo-mielico não era mais típica, havendo, sómente, enganos na apreciação do calor e do frio no lado direito do corpo. Nas faces as modificações eram diminutas, parecendo normal a sensibilidade. Sindromo de Claude-Bernard-Horner á esquerda.

Falava melhor pela manhã, Paralisia do hemi-palato esquerdo; paralisia da corda vocal esquerda (sindromo de Avellis). Anestesia do hemi-faringe esquerdo; motilidade normal da lingua. Sensação de ardume neste orgão e, ás vezes, mesmo picadas. Anestesia da cornes esquerda.

Novo exame oto-rino-laringologico, em 30 de Agosto de 1937: 1) anestesia faringe muito melhorada; 2) - melhora da paralisia do hemi-palato e da corda vocal esquerda; 3) - fala e deglute bem.

Em resumo: - O paciente, antigo diabético, depois de um itus (Agosto 1935), apresentava:

a) - hemiplegia cerebelar esquerda, de tal intensidade, que fez pensar, a principio, em hemiplegia piramidal. As melhoras dos sintomas cerebelares foram se tornando mais nítidas, e, depois, regrediram progressivamente. No inicio da molestia o doente nem sequer podia virar para a direita, devido ás vertigens, ancias e angustias que sentia; este facto tornava dificil o exame e a pesquisa dos sinais cerebelares; b) - anestesia cruzada do tipo seringomielico; c) - perturbações da deglutição, não podendo engulir durante 28 dias, necessitando alimentar-se por meio de sonda nasal; d) - sindromo de Claude-Bernard-Horner á esquerda; e) - ausencia de perturbações psíquicas.

O diagnostico de sindromo de Wallenberg impunha-se pelo seguinte conjunto sintomatico:

a) - Sindromo de Avellis (paralisia velo-laringéa á esquerda) do lado da lesão;
b) - Sindromo óculo simpático á esquerda (lado lesado);
c) - Hemi-anestesias alterna, direta na face e cruzada nos membros;
d) - Perturbações cerebelares á esquerda (lado lesado).

O sindromo óculo simpatico dependia das lesões bulbares e não da alteração do centro cílio espinhal de Budge, situado na medula cérvico dorsal ao nivel da Cs, D, e Dz. Estudando o sindromo de Claude-BernardHorner , paradoxal após alcoolização do ganglio de Gasser, E. Vampré elucida devidamente o ,assunto.

Perturbações cerebelares intensas. O doente só podia manter-se deitado sobre o lado esquerdo, para que fossem evitadas as vertigens. Tendencia á queda para esquerda. Latero-pulsão á esquerda. Estes fenomenos melhoraram aos poucos, mais tarde já andava bem, conservando porém, a tendencia á queda para traz e para esquerda. Estes eram os característicos de uma hemiplegia cerebelar. Os sintomas desta afecção são todos homo-laterais, não só nas lesões dos pedúnculos cerebelares inferiores, como nas dos superiores e médios. Em nosso caso trata-se do pedúnculo cerebelar inferior esquerdo. As alterações sensitivas eram á direita. isto é, do lado contrario das perturbações cerebelares; esta é a regra nas lesões bulhares. Os feixes cerebelares são diretos, e os sensitivos são cruzados, depois da decussação piniforme.

As perturbações cerebelares deste doente dependiam, provavelmente, de uma lesão do corpo restiforme esquerdo ou dos nucleos do vestibular esquerdo. O corpo restiforme é formado, principalmente, pelas fibras do feixe cerebelar direto (Fleischsig) e pelas fibras olivo-cerebelares, que ligam cada hemi-cerebelo á oliva bulbar do lado oposto.

O corpo justa-restiforme está situado ao longo da face interna do corpo restiforme, e participa, tambem, do sistema cerebelar. O nervo vestibular termina nos nucleos de Deiters, Bechterew e Schwalbe. Estes nucleos recebem fibras cerebelares do nervo vestibular (Van Gehuchten) ou feixe-vestibulo-espinhal. Segundo Van Gebuchten o feixe longitudinal posterior constitue a via nervosa ascendente e descendente, que põe em conexão os nucleos do acustico com os nucleos de origem dos nervos cerebrais e espinhais. Os corpos restiforme e justa-restiforme constituiriam, assim, uma via cerebelar da mais alta importancia. As fibras medulares, transitando pelos corpos restiforme, seriam aferentes ao cerebelo; as fibras vestibulo-espinhais, caminhando pelos corpos justa-restiforme, seriam cerebelifugas.

Nosso paciente manifesta sintomas do sindromo de Deiters, descrito por Bonnier: a) - vertigens com claudicação (total á principio e depois parcial) do aparelho de sustentação; 2) - estado nauseou quando se voltava para direita; 3) - manifestações dolorosas (picadas na lingua) em certas zonas do trigemeo; 4) - glicosuria. Todos estes sintomas podem ser explicados pela participação do nucleo de Deiters, que é o centro principalmente labiríntico. A late ro-pulsação, a impossibilidade de se manter sentado, a sensação de deslocamento lateral, seriam explicadas pelas conexões do nucleo de Deiters com o cerebelo.

O diagnostico inicial foi de hemiplegia esquerda, a falta do Babinski, de exaltação e asimetria dos reflexos falavam pela hemiplegia cerebelar: ataxia, asinergia, latero-pulsão, nistagmo espontaneo para esquerda, hiper-irritabilidade dos nervos vestibulares, sobretudo o direito, o facto da reacção normal dos nervos cocleares, corroboraram esta hipotese. Cocleares íntegros com sintomas de alterações vestibulares, falam por lesão central.

O estado nuseoso e ansioso e, por outro lado, as picadas na lingua, indicavam a cooparticipação do X.º, e V.º pares na lesão. A glicosuria era bulbar. As perturbações da deglutição que, quasi, comprometeram a vida do paciente, corria por conta do glossofaríngeo.

A explicação anátomo-patológico das agias de origem bulhar, é dada por uma lesão ocasionando o amolecimento triangular de base externa, na região lateral, ou melhor, retro-olivar do bulbo; esta lesão atinge, simultaneamente, as vias espinho talâmicas e a raiz descendente do trigemeo. Ela é realisada pelo sindromo de Wallenberg e se traduz, clinicamente, por hemi anestesia alterna, acompanhada de agias nos territorios anestesiados. 0 sindromo sensitivo alterno tem grande valor para o diagnostico topográfico. Para Kund Winther, as algias seriam determinadas pelas lesões situadas na profundidade da substancia reticulada cinzentaretro-olivar, na face posterior dó feixe espinho talâmico. O sintoma dôr, com caracter causalgico, adquiriu importancia notavel para o diagnostico topográfico das lesões bulbares.

OBSERVAÇÃO XI." (E. VÃMPRE') - Tumor do 4.º ventriculo, com sintomatologia hemi-bulbar inferior-esquerda.

R. P. - 24 anos.

De inicio fraqueza geral, vertigens, perturbações visuais, e digestivas. Dez mezes após foram afetados a perna esquerda e o braço do mesmo gado, tremores, fraqueza e entorpecimento, que perturbavam os movimentos destes membros. Formigamento nestas mesmas. zonas. Os objetos, seguros pela mão esquerda, caiam sem que o doente percebesse. Notou que o braço esquerdo afinará, e que não sentia bem o solo com o pé. Sensação de frio no lado esquerdo do corpo e fortes dôres na nuca, tudo isto acompanhado de endurecimento dos musculos posteriores do pescoço.

Exame - Ganglios epitrocleanos palpáveis. Trigemeo normal. Escrevia e lia sem dificuldades. Não havia movimentos involuntários. Deitado atitudes normais. Andando balançava o braço esquerdo; afastava as pernas e batia fortemente os calcanhares e a elevação do pé não era feita gradualmente. Tendencia a latero-pulsão á esquerda. Romberg positivo. Si bem que ao levantar-se se apoiasse sobre a mão direita, não havia impotência motora do braço esquerdo, pois executava movimentos isolados (abrir e fechar a mão, pronação e supinação). Nos atos complexos: dismetria, asinergia e adiadococinesia. Nistagmo rotatório, horário, no olhar para esquerda. Pescoço fino e o doente dizia ter, ás vezes, dificuldade no manter a cabeça ereta. Musculo externo-cleido-mastoidêo direito mais saliente que o do lado esquerdo; havia dificuldade, isto é, diferença no trapézio, quer em repouso, quer em contração, a resultante deste facto era uma notavel asinergia das espáduas, especialmente quando visto de costa. Lingua atrofiada e hipatonica na metade esquerda com ligeiro desvio. Musculatura da face normal. Dificuldade de deglutição, metade esquerda da garganta dizia entorpecida e, ás vezes, refluxo dos liquidos pelo nariz, quando da ingestão destes engasgava facilmente. Não apresentava perturbações gustativas apreciáveis.

Reflexos patelares á direita presentes, nitidamente pendulares á esquerda. Aquileanos normais. Tricipital esquerdo, membro superior, invertido; o bicipital e o estilo-radial do mesmo lado, exagerados. Cutâneos abdominais e cremastericos abolidos. Cutâneos plantares normais.

Astereognosia absoluta dos membros esquerdos; noções das atitudes segmentarias, ao nivel da mão, do grande artelho, do joelho e cotovelo esquerdos, menos alterados. Barestesia normal.

Anestesia completa da cornes esquerda, da mucosa do laringe, faringe e cavidade nasal. Perturbações tateia não existia. Sensibilidade á dor intacta. Ao calor foram encontradas perturbações apreciáveis, não sentia calor sobre o territorio maxilar superior esquerdo, invadindo um pouco o dominio do nervo oftálmico.

Exame oto-rino-laringologico: 1 ) - paralisia da corda vocal esquerda, com anestesia bilateral do laringe; 2) - motilidade normal do faringe; 3) - anestesia total do faringe compreendendo o naso-faringe; 4) - anestesia da mucosa nasal; 5) - cocleares normais; 6) - hiper-excitabilidade de ambos os labirintos á prova calórica; 7) - vertigens ligeiras á excitação; 8) - nistagmo espontaneo tipo rotatório puro. Radioterapia profunda deu resultados animadores.

Exame oto-rino-laringologico, após o tratamento revelou: 1) - cocleares normais; 2) - hiper-irritabilidade do nervo vestibular direito; 3) - hipo reflexia faríngea sem haver, propriamente, anestesia; 4) motilidade normal do palato mole á direita; 5) - ligeira diminuição da motilidade do palato á esquerda; 6) - sensibilidade normal; 7) - anestesia e paralisia da corda vocal. esquerda; 8) - gustação normal em toda superficie da lingua: amargo, doce, salgado e acido:

Se recordarmos a anatomia do bulbo, vemos que o tumor, localizando-se na parte inferior esquerda e atingindo ô -pedúnculo cerebelar inferior, explicaria todos os sinais observados:

a) - nistagmo rotatório; b) adiadococinesia; c) - hipotonia; d) - asinergia; e) - dismetria; f) - reflexos pendulares, unilaterais (lesão do pedúnculo cerebelar inferior; g) astereognosia; h) - desconhecimento das atitudes segmentarias; i) perturbações termo analgésicas e outras perturbações da sensibilidade superficial (lesão dos cordões laterais do bulbo e da fita de Reil, provavelmente por difusão da massa tumoral para a linha mediana):

Outras, observações, poderíamos transcrever . paia este trabalho mas torna-lo íamos de extensão exagerada, e não viríamos aumentar o contingente de provas, que aqui vamos, fornecendo, para demonstração da largueza, com que a oto-rino-laringologia coopera,ou poderá cooperar, para o diagnostico das afecções bulbo-protuberanciais.

É evidente que, raramente em casos desta especie, o neurologista poderá sempre, quando não seja, tambem; um oto-laringologista, resolver, sozinho, problemas da complexidade ,dos que nos apresentam as afecções do tronco do encefalo.

São Paulo, Julho de 1938.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial